Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Diálogos para o futuro na COP30: evento discute direito ambiental e climático com foco na Amazônia

13 de Novembro de 2025
Erica Marques
Diálogos para o futuro na COP30: evento discute direito ambiental e climático com foco na Amazônia

O professor João Paulo Mendes Neto, coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Cesupa, falou sobre o papel das instituições nas discussões sobre direito climático. Foto: Beatriz Moura.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) foi palco de um importante encontro acadêmico e profissional dedicado a discutir o futuro da Amazônia no contexto da COP30 e além. Realizado no campus Alcindo Cacela II, o “Diálogos para o futuro na COP30: a Amazônia em destaque” reuniu docentes de diversas instituições de ensino, pesquisadores, juristas e outros profissionais que atuam nas áreas de direito ambiental e climático.

A iniciativa foi promovida pelo Cesupa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Terras do Pará (ITERPA), Prefeitura de Belém e outros órgãos, com apoio institucional, dentre outros, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA) e Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE/PA).

Segundo o professor Luís Antônio Brito, do curso de Direito do Cesupa e integrante da organização, o debate foi extremamente enriquecedor. “Neste evento, discutimos o futuro da Amazônia após a COP30. É um debate muito amplo sobre as principais temáticas que temos hoje de direito ambiental e direito climático”, explicou o docente. Ele ressaltou que a programação abordou, ainda, a relação entre economia, ecologia, a realização de grandes empreendimentos na região e os impactos sobre as comunidades tradicionais, tendo as mudanças climáticas como pano de fundo.

O evento foi estruturado para fomentar discussões aprofundadas e dinâmicas, combinando mesas de debate com palestras no formato TEDx. A diversidade de estilos, com painéis mais longos e outros mais curtos, garantiu a fluidez e a riqueza das conversas. A programação incluiu ainda o lançamento de uma cartilha e de um livro, que contou com a participação de diversos docentes e egressos do Cesupa, focando em temas atuais e inovadores do direito ambiental brasileiro e internacional.

Ao aproveitar a relevância internacional da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada em Belém, o Cesupa e seus parceiros reforçam seu compromisso em promover discussões essenciais para o desenvolvimento de uma agenda socioambiental sólida e sustentável para a região amazônica.