Em parceria com Comando Militar, Cesupa integra rede de estudos estratégicos para a Amazônia

O prof. Sérgio Mendes, Reitor do Cesupa, esteve presente no Fórum junto dos professores Fábio Araújo e Arthur Laércio, assim como da Coordenadora do Centro Acadêmico de Direito, Antônia Celine. Foto: Coordenação do curso de Direito.
Na última quinta-feira, 11, foi realizado no Auditório do Comando Militar do Norte o lançamento do Fórum Permanente de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Norte e conta com a parceria de instituições de ensino, pesquisa e setores produtivos. Entre elas, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) assume um papel ativo como integrante deste coletivo.
A proposta central é fomentar, no âmbito acadêmico, o interesse por estudos e temas estratégicos em um ambiente multidisciplinar. Os debates abordaram os desafios relacionados à segurança, defesa e preservação da Amazônia Oriental, em alinhamento com o Plano Estratégico do Exército Brasileiro.
A programação contemplou oito painéis temáticos com especialistas de diversas áreas, que apresentaram contribuições para o desenvolvimento socioambiental da região, com destaque para as perspectivas em torno da COP30. O Cesupa esteve representado no lançamento pelo seu Reitor, prof. Sérgio Mendes, e contou com a participação do prof. Dr. Fábio Araújo como um dos palestrantes convidados, tendo o prof. Dr. Arthur Laércio Homci como mediador das discussões.
“O evento representou uma excelente oportunidade para demonstrar a aplicação de tecnologias, em especial a Inteligência Artificial (IA), em prol da Amazônia. Além disso, proporcionou um ambiente para a troca de ideias e projetos entre as instituições presentes. Tive a chance de expor o uso da IA na região em três eixos primordiais: preservação, sustentabilidade e defesa regional. A iniciativa foi engajadora, permitindo-nos acompanhar outros painéis, ampliar nossa visão sobre a Amazônia sob diferentes óticas e debater o legado da COP30.”
A consolidação do fórum representa um avanço significativo na integração entre o Exército e a sociedade civil. Além do Cesupa, compõem a iniciativa a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Estadual do Pará (Uepa), a Universidade da Amazônia (Unama), o Instituto Evandro Chagas (IEC), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e o Instituto de Estudos Estratégicos da Amazônia (IE2A).