Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Estudantes de Direito do Cesupa se destacam em competição nacional de processo civil

1 de Dezembro de 2025
Erica Marques
Estudantes de Direito do Cesupa se destacam em competição nacional de processo civil

A equipe de processo civil do Cesupa se destacou entre as 24 finalistas durante a fase decisiva. Foto: Coordenação do Núcleo de Competição Jurídica.

Acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) marcaram presença com destaque na 8ª Competição Brasileira de Processo – Professor José Carlos Barbosa Moreira, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) em parceria com a Processualistas. O projeto tem como finalidade o aprimoramento do estudo e da prática do processo civil em âmbito nacional.

A competição, que se iniciou em 16 de maio, seguiu um rigoroso formato acadêmico. Após a divulgação do caso, as equipes dedicaram-se à elaboração de um conjunto de argumentos presentes em um recurso judicial. Esse texto foi submetido à avaliação anônima de profissionais especializados. A fase escrita, realizada remotamente, foi composta por duas etapas: a elaboração escrita de um recurso e a elaboração escrita de contrarrazões recursais. Esse momento serviu como seletiva para a etapa presencial

A equipe de processo civil do Cesupa foi formada por oito alunos e dois egressos que atuaram como coaches. Com excelente desempenho, a equipe do Cesupa garantiu vaga entre as 24 finalistas, classificando-se para as sustentações orais em Brasília. A fase decisiva ocorreu de 26 a 28 de novembro, nas instalações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (ENFAM) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), simulando sessões reais de julgamento.

O professor Bernardo Pereira, coordenador do Núcleo de Competição Jurídica (NCJ) da instituição, destacou a relevância da conquista. “Nossa delegação representa não apenas o Cesupa, mas toda a região Norte. Nossos discentes superaram diversas fases e demonstraram grande competência para alcançar esta final nacional. É um momento de imensa satisfação para nós”, afirmou.

O acadêmico Renan Andrade ressaltou o valor da participação. “Esta foi a vivência mais enriquecedora da minha graduação. Tivemos a chance de evoluir como juristas, conectar-nos com profissionais reconhecidos e compreender o funcionamento do STJ. É uma honra representar o Norte neste cenário competitivo e incentivo todos os estudantes a buscarem essas oportunidades”, declarou.