Estudantes de Psicologia realizam ação sobre interações medicamentosas
Alunos do 4º semestre realizaram ação de conscientização com panfletos, dinâmicas e materiais educativos. Foto: Beatriz Moura.
Nos dias 03 e 05 de dezembro, os campus José Malcher e Alcindo Cacela II do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) foram palco de uma importante iniciativa de promoção à saúde. Alunos do 4º semestre do curso de Psicologia realizaram ações de conscientização voltadas para a comunidade acadêmica, com foco no uso de drogas recreativas e suas potenciais interações com psicofármacos e outros medicamentos.
As atividades, integrantes da disciplina de Psicofarmacologia, buscaram esclarecer os riscos associados à combinação de substâncias como cannabis, álcool, vape e cigarro com tratamentos médicos. Para embasar a iniciativa, os estudantes realizaram uma revisão da literatura científica acerca dos efeitos dessas substâncias em pacientes com diagnóstico de transtorno ou sua interação com psicofármacos.
Sob a organização da professora Emylly Barrozo, a ação mobilizou os estudantes na elaboração de uma variedade de recursos didáticos. “Os alunos realizaram uma revisão da literatura acerca dos efeitos da cannabis, álcool, vape e cigarro em pacientes com diagnóstico de transtorno, ou sua interação com psicofármacos. A partir dessa revisão, foi realizada a confecção de materiais de educação em saúde como folders e jogos, para gerar o pensamento consciente na comunidade acadêmica”, explicou a docente.
A professora destacou ainda o empenho da turma e o impacto positivo da iniciativa. Por meio de exposição de materiais educativos e orientações diretas, os futuros psicólogos abordaram como essas interações podem comprometer a eficácia de tratamentos para transtornos psicológicos. Os alunos elaboraram diversos recursos, como banners, folders e jogos imersivos, expondo as informações de modo lúdico aos visitantes dos estandes.