Estudantes do curso de Direito se destacam na IV Jornada de Direito Processual Civil
As discentes Anna Luiza Padinha e Laura Malveira representaram o Cesupa em um dos maiores eventos nacionais da área jurídica. Foto: Anna Padinha
As discentes Anna Luiza Padinha e Laura Malveira, do 8º semestre do curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), representaram a instituição na IV Jornada de Direito Processual Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), nos dias 10 e 11 de novembro, em Brasília.
O evento, que congregou renomadas autoridades do cenário jurídico nacional, contou com a realização inédita de uma Olimpíada Universitária. As duas estudantes foram selecionadas entre seis alunos de todo o país para participar da competição, que ocorreu paralelamente às discussões temáticas, ambas submetendo enunciados na Comissão II – Inovações na Mediação e Arbitragem.
Sob a orientação científica de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Jornada debateu 461 propostas, das quais 38 enunciados foram aprovados em plenária. A dupla do Cesupa alcançou um feito histórico: Laura Malveira, teve seu trabalho submetido à avaliação e Anna Luiza teve seu enunciado aprovado, tornando-se a primeira estudante na trajetória das Jornadas de Direito do CEJ/CJF a conquistar tal deferência.
O enunciado aprovado de Anna Luiza versou sobre a interpretação extensiva do art. 22-A da Lei de Arbitragem, abordando a figura do árbitro de emergência para análise de tutelas urgentes. “Estar no oitavo semestre e obter essa conquista em um evento desse nível é uma satisfação pessoal indescritível.Estar presente ao lado de expoentes do Processo Civil brasileiro foi uma experiência crucial. Foi um momento ímpar de oportunidades, diálogos e reconhecimento”, relatou a estudante.
Conforme explicou o professor Bernardo Pereira, coordenador do Núcleo de Competições Jurídicas (NCJ) do Cesupa, essa vitória é um resultado do esforço das estudantes, somado ao trabalho coletivo do corpo docente do Direito: “Nós ficamos muito felizes em saber que, após todo o crivo nacional, dos seis alunos que foram escolhidos de todo o Brasil, dois foram do Cesupa. A ida delas para Brasília demonstra o reconhecimento institucional do evento. O meu papel - junto com a professora Rafaela Resque e o professor Arthur Laércio - foi dar oportunidade, informá-las sobre esse encontro jurídico, e fazer uma revisão dos enunciados, que foram elaborados a partir dos temas que elas desejaram escrever”.
No final deste mês, Laura Malveira e Ana Padinha, junto dos professores do curso de Direito, seguirão para Brasília para participar da Competição Brasileira de Processo: ambas serão oradoras da equipe. Assim, elas retornam a outro torneio da área, para o qual também foram aprovadas na primeira fase. E, mais uma vez, levarão o nome do Cesupa para os holofotes nacionais.