Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Estudantes do curso de Direito se destacam na IV Jornada de Direito Processual Civil

14 de Novembro de 2025
Erica Marques
Estudantes do curso de Direito se destacam na IV Jornada de Direito Processual Civil

As discentes Anna Luiza Padinha e Laura Malveira representaram o Cesupa em um dos maiores eventos nacionais da área jurídica. Foto: Anna Padinha

As discentes Anna Luiza Padinha e Laura Malveira, do 8º semestre do curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), representaram a instituição na IV Jornada de Direito Processual Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), nos dias 10 e 11 de novembro, em Brasília.

O evento, que congregou renomadas autoridades do cenário jurídico nacional, contou com a realização inédita de uma Olimpíada Universitária. As duas estudantes foram selecionadas entre seis alunos de todo o país para participar da competição, que ocorreu paralelamente às discussões temáticas, ambas submetendo enunciados na Comissão II – Inovações na Mediação e Arbitragem.

Sob a orientação científica de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Jornada debateu 461 propostas, das quais 38 enunciados foram aprovados em plenária. A dupla do Cesupa alcançou um feito histórico: Laura Malveira, teve seu trabalho submetido à avaliação e Anna Luiza teve seu enunciado aprovado, tornando-se a primeira estudante na trajetória das Jornadas de Direito do CEJ/CJF a conquistar tal deferência.

O enunciado aprovado de Anna Luiza versou sobre a interpretação extensiva do art. 22-A da Lei de Arbitragem, abordando a figura do árbitro de emergência para análise de tutelas urgentes. “Estar no oitavo semestre e obter essa conquista em um evento desse nível é uma satisfação pessoal indescritível.Estar presente ao lado de expoentes do Processo Civil brasileiro foi uma experiência crucial. Foi um momento ímpar de oportunidades, diálogos e reconhecimento”, relatou a estudante.

Conforme explicou o professor Bernardo Pereira, coordenador do Núcleo de Competições Jurídicas (NCJ) do Cesupa, essa vitória é um resultado do esforço das estudantes, somado ao trabalho coletivo do corpo docente do Direito: “Nós ficamos muito felizes em saber que, após todo o crivo nacional, dos seis alunos que foram escolhidos de todo o Brasil, dois foram do Cesupa. A ida delas para Brasília demonstra o reconhecimento institucional do evento. O meu papel - junto com a professora Rafaela Resque e o professor Arthur Laércio - foi dar oportunidade, informá-las sobre esse encontro jurídico, e fazer uma revisão dos enunciados, que foram elaborados a partir dos temas que elas desejaram escrever”.

No final deste mês, Laura Malveira e Ana Padinha, junto dos professores do curso de Direito, seguirão para Brasília para participar da Competição Brasileira de Processo: ambas serão oradoras da equipe. Assim, elas retornam a outro torneio da área, para o qual também foram aprovadas na primeira fase. E, mais uma vez, levarão o nome do Cesupa para os holofotes nacionais.