Feira de Empreendedorismo Universitário estimula criatividade e gestão entre alunos

Alunos de administração colocam em prática os conhecimentos de vendas ensinados em sala de aula. Foto: Suzane Lima.
Nos dias 09 e 10 de abril, o hall do Campus Alcindo Cacela I, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), foi palco de estratégia e inovação durante a Feira de Empreendedorismo Universitário. O evento, que ocorreu das 8h às 13h, faz parte de um projeto integrado do curso de Administração que acontece desde 2016 e proporciona aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de desenvolver habilidades interpessoais.
Os empreendimentos apresentados foram diversificados, indo desde alimentação até entretenimento: Potiê, bolos no pote com sabores como morango, chocolate e castanha; Parazão Burguer, hambúrgueres temáticos inspirados nos times Remo e Paysandu; Brownie do Cowboy, brownies artesanais com opções de ninho, chocolate e raspas; Wu Kong!, comidas típicas chinesas, como espetinhos de frutas cristalizadas e pastéis; Space Games, partidas de videogame e simuladores de jogos; e Magic Box, caixas surpresa com produtos variados.
Cada equipe teve a missão de planejar, executar e gerenciar suas vendas, enfrentando desafios reais de gestão, marketing e atendimento ao público. O aluno João Victor Farah, representante da equipe Parazão Burguer, compartilhou sua vivência no projeto: “Nosso hambúrguer temático surgiu de um brainstorm entre o grupo. Pensamos no que as pessoas gostariam de consumir e chegamos à ideia de unir o amor pelo futebol à gastronomia. E aplicá-la está sendo uma experiência fundamental, pois aprendemos a planejar com antecedência, desde a criação do produto até a logística de vendas.”
A professora Tatiana Araújo, uma das organizadoras do evento, ressalta a importância do processo de produção até o produto final. “Os alunos são desafiados a criar um modelo de negócios e implementá-lo durante dois dias do semestre. A ideia é que eles apliquem as teorias aprendidas em disciplinas como marketing, matemática aplicada e comportamento organizacional na prática. Além disso, eles desenvolvem soft skills como trabalho em equipe e liderança, já que muitos não se conheciam antes do projeto.”
Após a feira, os alunos farão uma análise detalhada dos resultados financeiros e de marketing, ajustando suas estratégias para a segunda etapa do evento, prevista para maio. No fim do semestre, os grupos apresentarão seus pitches em um evento aberto à comunidade, onde familiares, amigos e professores poderão “investir” simbolicamente nos negócios com maior potencial de mercado.
A Feira de Empreendedorismo Universitário reforça o compromisso do Cesupa em oferecer uma formação que alia conhecimento teórico à vivência prática, preparando os alunos para os desafios do mundo dos negócios.