Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Jovem liderança do Cesupa debate sobre juventude e clima com autoridades do Reino Unido

7 de Novembro de 2025
Erica Marques
Jovem liderança do Cesupa debate sobre juventude e clima com autoridades do Reino Unido

Letícia Leal (segunda a partir da direita), egressa da instituição e integrante do Cria, participou do encontro realizado no Museu Emílio Goeldi. Foto: Divulgação.

A coordenadora de Projetos de Impacto do Cria - Ecossistema de Inovação e Sustentabilidade do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e egressa da instituição, Letícia Leal, integrou o grupo de 15 jovens líderes brasileiros que participaram de um diálogo com Sua Alteza Real, o Príncipe William, e o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Sir Keir Starmer, na última quinta-feira, 06. O encontro, realizado no Museu Emílio Goeldi e promovido pelo British Council, discutiu os resultados da pesquisa “Next Generation Brasil”, que analisa o papel da juventude na construção de futuros sustentáveis e inclusivos por meio da educação, da criatividade e do engajamento cívico.

A pesquisa em pauta reforça o compromisso da juventude com a agenda climática, indicando que 65% dos jovens no Brasil estão dispostos a tomar ações concretas contra as mudanças climáticas. A conversa com as autoridades britânicas destacou justamente como esses jovens vêm moldando políticas e iniciativas tanto em nível local quanto global.

Letícia Leal, que foi bolsista de mestrado do British Council, recebeu o convite por meio da Embaixada para participar da discussão dos dados da Next Generation. “Foi muito significativo estar entre os jovens brasileiros nesse espaço de diálogo tão importante. Tive a oportunidade de compartilhar minhas pesquisas na área de vulnerabilidade climática, desenvolvidas durante o mestrado. Além disso, pude trocar perspectivas sobre como Brasil e Reino Unido podem colaborar mutuamente, inspirando e adaptando políticas frente aos desafios climáticos. Assim, posso dizer que minha participação nesse evento simboliza o resultado da missão do Cesupa de despertar nos alunos o interesse por temas urgentes e globais. Muitas das portas que abriram para mim foram consequência direta das atividades de extensão, do contato com comunidades e dos projetos de impacto social que a instituição incentiva”, destacou Letícia.

Além de estudantes, pesquisadoras e ativistas climáticos, o evento reuniu participantes de programas como Climate Skills, o qual o Cesupa faz parte, e Skills for Inclusive Digital Participation, também conduzidos pelo British Council.