Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Lançamento do tema do Amazon Hacking 2025 destaca inovação e sustentabilidade

18 de Fevereiro de 2025
Erica Marques
Lançamento do tema do Amazon Hacking 2025 destaca inovação e sustentabilidade

A professora Taynara Pinho, do curso de Arquitetura e Urbanismo, abordou sobre a gestão de recursos naturais durante o evento. Foto; Suzane Lima.

No dia 12 de fevereiro, o teatro da Estação Gasômetro foi palco do lançamento do tema do Amazon Hacking 2025, uma iniciativa que promete atualizar a discussão sobre tecnologia e desenvolvimento sustentável na região amazônica. O encontro reuniu professores, calouros, veteranos, mentores e empresas parceiras para apresentar o tema deste ano e debater os desafios e oportunidades que o projeto irá abordar.

O evento começou com falas empolgantes dos coordenadores dos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Arquitetura e das Engenharias de Computação, de Produção e Civil, que fazem parte da Argo - Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa, em que destacaram os pontos positivos do Amazon Hacking e sua relevância para o desenvolvimento da Amazônia. Os professores enfatizaram a importância de unir tecnologia, ciência e sociedade para enfrentar os desafios ambientais e econômicos da região.

Em seguida, o professor Marcos Paulo Alves, coordenador do projeto, e a professora e coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, Alessandra Baganha, apresentaram o tema da 4º edição do Amazon Hacking: Clima, Cidade e Bioeconomia. Com uma abordagem interdisciplinar, a temática explora a relação entre as mudanças climáticas, o planejamento urbano e o potencial da bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável em um ano muito marcante para Belém, sede da COP30. “Nosso trabalho vai perpassar por onde tudo começou e que atravessa a nossa tradição, cultura, apresentação de patrimônio histórico e gastronomia. E nós, que vivemos tudo isso diariamente, seremos protagonistas desse desafio”, frisa a professora Alessandra Baganha.

A professora Taynara Pinho trouxe a problemática que o Amazon Hacking 2025 irá focar, abordando questões críticas como o desmatamento e a gestão de recursos naturais. Logo após sua exposição, ocorreu o painel com os especialistas Michel Pinho e Paulo Reis, que compartilharam suas visões sobre o futuro da Amazônia e como os estudantes podem ser aliados na construção de cidades inteligentes e na promoção de uma bioeconomia inclusiva e sustentável. Depois, algumas empresas parceiras, chamadas de madrinhas do Projeto, falaram sobre sua experiência no mercado da tecnologia e sua colaboração com o Cesupa.

O Amazon Hacking 2025 marca o início de uma jornada que promete mobilizar mentes criativas em busca de soluções inovadoras para os desafios da Amazônia. Além disso, visa se consolidar como uma plataforma essencial de ensino e contribuição prática para o nosso território. “O programa adota uma metodologia inovadora que se estrutura em quatro eixos principais: imersão, inovação, mentoria e entregas ágeis. O aprendizado é centrado na resolução de problemas reais, com o desenvolvimento ágil de projetos inovadores, combinando os saberes tradicionais das comunidades locais, conhecimento científico e a expertise de mentores do mercado”, pontuou o professor e coordenador do Amazon Hacking, Marcos Paulo Alves.

O professor Sérgio Mendes, reitor da Instituição, parabenizou a equipe organizadora e desejou sucesso ao projeto: “Estamos diante de uma oportunidade única de transformar a realidade da Amazônia. Este ano, a integração dos sete cursos de graduação da ARGO certamente propiciará o desenvolvimento de soluções mais criativas às demandas apresentadas. Ao reunir alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento, o projeto terá um processo de co-criação mais rico. Neste momento, em que Belém está em foco, é oportuno falar da cidade a partir do nosso ponto de vista. Que esse projeto inspire mentes brilhantes a contribuírem com ideias que façam a diferença.”

Amazon Hacking - Programa de formação destinado a alunos de graduação da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa, que tem como principal objetivo desenvolver habilidades e competências interdisciplinares voltadas para a criação de negócios de impacto socioambiental na Amazônia, promovendo a integração entre a academia, o setor empresarial e a comunidade local.