Mapa das Casas COP30: Cesupa lança plataforma interativa desenvolvida por alunos para a Conferência em Belém
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) apresenta o Mapa das Casas COP30, uma plataforma digital inovadora que consolida a programação paralela do evento. Desenvolvida por um grupo multidisciplinar de estudantes da instituição, com apoio dos professores, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso do público às atividades culturais e educativas que ocorrerão durante a conferência, reforçando o protagonismo acadêmico regional em um evento de escala global.
A iniciativa integra as ações do Cria – Ecossistema de Inovação e Sustentabilidade do Cesupa e contou com a colaboração de discentes de diversos cursos: Ana Paula Fernandez, de Psicologia; Anna Luiza, de Administração; Breno Moreira, Catarina Rodrigues e Giovanna Brasileiro, de Engenharia de Produção; Giovanna Querino e Marlon Sales, de Administração; Marcella Salgado, de Psicologia; Marcos Silva e Ryan Oliveira, de Ciência da Computação.
Ryan Oliveira, aluno de Ciência da Computação, detalhou a concepção do projeto. “Inicialmente, seria utilizado o MyMaps do Google, porém a ferramenta apresentava limitações técnicas. Após a análise, propus uma solução integrada por meio de uma aplicação customizada com Mapbox, o que permitiu a criação de filtros inteligentes, sistema de tags e uma usabilidade otimizada, especialmente para dispositivos móveis. Foi extremamente gratificante acompanhar a materialização da proposta e sua crescente utilização”, afirmou o discente.
A aluna de Psicologia Ana Paula Fernandez ressaltou o impacto social da plataforma: “O principal objetivo dessa ação é promover um ecossistema mais unido e sustentável. Nesse contexto, o Mapa das Casas COP30 visa centralizar e organizar as agendas da cúpula, tornando-as mais acessíveis à população.Trata-se de um recurso dinâmico e acessível, desenvolvido para que a comunidade possa explorar ao máximo a programação de acordo com seus interesses. É fundamental que todos aproveitem esta oportunidade ímpar de dialogar e estabelecer estratégias em um momento decisivo para o ecossistema, com a conferência sediada no coração da Amazônia.”
A expectativa é que o Mapa das Casas COP30 se consolide como a principal referência para os participantes do evento em Belém. A plataforma foi concebida para solucionar um desafio concreto: centralizar a programação descentralizada dos mais de 60 espaços que abrigarão eventos paralelos. Com funcionalidades como mecanismo de busca, integração com aplicativos de geolocalização e sistema de favoritos, o objetivo é simplificar a mobilidade urbana e o acesso às atividades. A iniciativa busca não apenas democratizar as informações, mas também evidenciar a capacidade de inovação tecnológica originária do Pará.