Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Organização e gestão de tempo para um novo semestre

4 de Agosto de 2025
Erica Marques
Organização e gestão de tempo para um novo semestre

Estamos de volta! Hoje (04/08) começamos o segundo semestre letivo do ano, um momento no qual muitos voltam determinados a serem mais produtivos e conquistar as metas do início do ano, ou a se organizarem melhor e não se sentirem sobrecarregados com suas demandas.

Então, nesta edição da Impulso, reunimos algumas dicas de gestão de tempo que podem ajudar você a alcançar seus objetivos neste novo semestre. Boa leitura e bem-vindos de volta!

Para gerenciar o tempo no seu dia a dia, você deve entender como será sua rotina. Para isso, precisa identificar as demandas acadêmicas, profissionais e pessoais do semestre. Você pode começar anotando as datas importantes de cada mês em um calendário, como volta às aulas ou ao trabalho, feriados, aniversários, consultas médicas, períodos avaliativos, etc.

Em seguida, pode planejar como suas atividades diárias (estudos e trabalhos acadêmicos, tarefas domésticas, lazer, cursos livres, atividade física, etc.) vão se encaixar nesse calendário. Esse planejamento pode ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente ou no intervalo mais adequado pra você.

Durante o planejamento das tarefas, pode ser necessário definir a prioridade das suas atividades. Para isso, você pode classificá-las como urgentes (devem ser feitas o quanto antes, para evitar problemas ou prejuízos) ou importantes (podem ser feitas posteriormente).

Depois de classificá-las, você pode priorizar as atividades na seguinte ordem: 1º. mais urgentes e mais importantes 2º. mais urgentes e menos importantes 3º. menos urgentes e mais importantes 4º. menos urgentes e menos importantes

Para gerenciar o tempo dedicado a cada tarefa, você pode usar técnicas como a Pomodoro ou o time blocking, nas quais você determina intervalos de tempo para fazer alguma atividade.

Ferramentas online como Notion, Asana e Trello podem ajudar você a acompanhar o andamento das suas tarefas, definindo prazos e classificando-as por prioridade. Você também pode usar ferramentas disponíveis no seu celular, como o calendário, os lembretes e o bloco de notas, para acompanhar prazos e datas importantes.

Lembre-se: não existe uma estratégia de gestão de tempo perfeita. Cada pessoa tem suas preferências, e o que funciona para alguns pode não ser o melhor para outros. Portanto, você deve experimentar e buscar um método que se adeque à sua personalidade e rotina.

E como a vida é cheia de imprevistos, também é importante ser flexível com o seu planejamento e gestão. Algumas vezes, precisamos abrir mão do que definimos anteriormente e nos adequar às mudanças e novas necessidades do cotidiano.

Esperamos que essas dicas ajudem você a ter um semestre produtivo e de muitos resultados positivos!

Texto publicado na edição #119 da nossa newsletter, a Impulso. Você pode assiná-la gratuitamente nesse link.