Pesquisadores do Cesupa participam de encontro internacional sobre cidades inteligentes, regulação algorítmica e sustentabilidade
O prof. Felipe Guimarães (no canto direito) junto dos professores e pesquisadores que participaram do evento na UFPA. Foto: Coordenação do curso de Direito.
Nos dias 13 e 14 de novembro, professores e pesquisadores do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) estiveram presentes no evento internacional “Cidades inteligentes, sustentabilidade e regulação algorítmica”, sediada no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro reuniu estudiosos do Brasil e do exterior, que trouxeram análises comparadas e perspectivas globais sobre governança algorítmica, sustentabilidade e desigualdades nas cidades contemporâneas.
Sob coordenação acadêmica do Prof. Dennis Verbicaro, a iniciativa foi promovida pelos grupos de pesquisa Consumo e Cidadania (UFPA) e Consumo Responsável e Globalização Econômica do próprio Cesupa - ambos vinculados à Clínica de Combate ao Superendividamento (CSE) da Instituição -, com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Pará (OAB/PA).
Realizado em um momento crucial para a Amazônia, o encontro estabeleceu uma interlocução direta com as discussões preparatórias para a COP30, reforçando o compromisso das instituições em integrar tecnologia, sustentabilidade, justiça social e modelos de governança no planejamento urbano futuro. Por isso, a programação foi estruturada em quatro painéis temáticos, em que foram discutidos a circulação de dados e seus impactos na sociedade, o papel dos algoritmos no reforço das desigualdades históricas, o lado invisível da cidade inteligente e a regulação algorítmica e a reconstrução do futuro.
“Este evento teve como objetivo aproximar as discussões da COP30 sobre mudanças climáticas, consumo sustentável e questões ambientais a partir de uma análise das relações de consumo. Buscou-se, assim, conectar os debates atuais acerca da regulação algorítmica e das cidades inteligentes com a pauta da Conferência, que trata da proteção do meio ambiente e do combate às alterações climáticas. Parte-se do princípio de que o consumo é um elemento central a ser debatido quando se fala em preservação ambiental. Essa premissa, portanto, norteou a escolha temática e motivou a concepção da atividade no âmbito da Conferência das Partes”, explicou o professor do curso de Direito do Cesupa e um dos organizadores do evento, Felipe Guimarães.
A iniciativa reforça o protagonismo do Cesupa na fronteira do conhecimento, posicionando a Instituição como referência na produção acadêmica alinhada aos desafios globais, particularmente no contexto da Conferência do Clima que será sediada em Belém.