Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Prevenção do câncer de mama: um convite ao autocuidado

20 de Outubro de 2025
Equipe Cesupa
Prevenção do câncer de mama: um convite ao autocuidado

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no Brasil e em todo o mundo.

Quanto mais cedo a doença for identificada e tratada, maiores são as chances de cura. E alguns hábitos podem contribuir para sua prevenção e reconhecimento, como os apresentados a seguir:

  1. A prevenção do câncer de mama é feita pela mudança no estilo de vida em relação aos fatores de risco modificáveis da doença. A alimentação rica em gorduras, a ingestão de álcool frequente, a obesidade ou sobrepeso e comorbidades como diabetes aumentam o risco, mas podem ser modificados. Já fatores não modificáveis, como ser mulher, idade, genética e herança familiar, devem ser reconhecidos e acompanhados.

  2. A consulta médica com exame clínico das mamas é importante, e a realização da mamografia de rastreamento a partir dos 40 anos já é uma realidade no SUS.

  3. A vigilância da paciente e do médico devem ser constantes, pois entre um exame e outro podem surgir lesões de câncer inicial, as chamadas microcalcificações.

  4. Mulheres com nódulos de mama palpáveis devem procurar logo o atendimento do ginecologista ou mastologista para avaliar se o caso é benigno ou maligno.

O mais importante é saber que o câncer de mama tem cura, principalmente quando tratado no início. Portanto, cuide-se! Agende sua consulta médica, realize o exame clínico das mamas e a mamografia, a partir dos 40 anos ou dos 30 para quem teve casos da doença na família.

A vida é linda! Vamos vivê-la na sua plenitude!

Texto da professora Djenanne Simonsen Caetano, mestra e professora do nosso ambulatório de mastologia, publicado na edição #124 da nossa newsletter, a Impulso. Você pode assiná-la gratuitamente nesse link.