Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Professor Júlio Patrício leva análise inédita sobre arborização para simpósio de cidades em transição

18 de Novembro de 2025
Erica Marques
Professor Júlio Patrício leva análise inédita sobre arborização para simpósio de cidades em transição

O docente integrará a mesa redonda "Arborização Urbana como Estratégia de Sustentabilidade e Adaptação Climática" no dia 26 de novembro. Foto: Divulgação.

O professor Júlio Patrício, do curso de Administração do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), será um dos palestrantes do IV Simpósio Agenda 2030 e os ODS: Cidades em Transição. O evento, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem formato híbrido e é gratuito.

O simpósio, uma iniciativa da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UEMA em conjunto com outros órgãos universitários, visa fomentar o diálogo entre diferentes setores da sociedade para a construção de cidades sustentáveis e resilientes.

O prof. Júlio integrará a mesa redonda “Arborização Urbana como Estratégia de Sustentabilidade e Adaptação Climática”, no dia 26 de novembro, às 16h. Sua apresentação, intitulada “Conforto térmico e arborização em Belém: Cidade das Mangueiras e anfitriã da COP 30”, trará uma análise inédita e relevante para o debate.

Pela primeira vez, o docente apresentará publicamente os dados do Índice do Meio Ambiente com o Indicador da Arborização Pública divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo 2022. A explanação fará um comparativo com as informações de 2010, avaliando os avanços e retrocessos no período de 12 anos. O foco da análise será a situação de Belém, cidade sede da COP 30, com observações comparativas sobre o indicador em São Luís.

“A abordagem será conduzida em consonância com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), especificamente na meta que trata da arborização como um direito à cidade sustentável. Também farei um panorama histórico das COPs até a edição da COP30, detalhando os impactos dos indicadores de arborização no conforto térmico urbano e seus reflexos na saúde, na eficiência laboral e no bem-estar social”, explicou o professor Júlio.

Os interessados em participar do evento e acompanhar a mesa redonda devem realizar sua inscrição através do link disponibilizado.