Professor Júlio Patrício leva análise inédita sobre arborização para simpósio de cidades em transição
O docente integrará a mesa redonda "Arborização Urbana como Estratégia de Sustentabilidade e Adaptação Climática" no dia 26 de novembro. Foto: Divulgação.
O professor Júlio Patrício, do curso de Administração do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), será um dos palestrantes do IV Simpósio Agenda 2030 e os ODS: Cidades em Transição. O evento, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem formato híbrido e é gratuito.
O simpósio, uma iniciativa da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UEMA em conjunto com outros órgãos universitários, visa fomentar o diálogo entre diferentes setores da sociedade para a construção de cidades sustentáveis e resilientes.
O prof. Júlio integrará a mesa redonda “Arborização Urbana como Estratégia de Sustentabilidade e Adaptação Climática”, no dia 26 de novembro, às 16h. Sua apresentação, intitulada “Conforto térmico e arborização em Belém: Cidade das Mangueiras e anfitriã da COP 30”, trará uma análise inédita e relevante para o debate.
Pela primeira vez, o docente apresentará publicamente os dados do Índice do Meio Ambiente com o Indicador da Arborização Pública divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo 2022. A explanação fará um comparativo com as informações de 2010, avaliando os avanços e retrocessos no período de 12 anos. O foco da análise será a situação de Belém, cidade sede da COP 30, com observações comparativas sobre o indicador em São Luís.
“A abordagem será conduzida em consonância com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), especificamente na meta que trata da arborização como um direito à cidade sustentável. Também farei um panorama histórico das COPs até a edição da COP30, detalhando os impactos dos indicadores de arborização no conforto térmico urbano e seus reflexos na saúde, na eficiência laboral e no bem-estar social”, explicou o professor Júlio.
Os interessados em participar do evento e acompanhar a mesa redonda devem realizar sua inscrição através do link disponibilizado.