Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Projeto Paper Log House: Cesupa firma parceria com Japan House SP para construção de obra sustentável do arquiteto Shigeru Ban

3 de Outubro de 2025
Erica Marques
Projeto Paper Log House: Cesupa firma parceria com Japan House SP para construção de obra sustentável do arquiteto Shigeru Ban

Em um momento inicial do projeto, os alunos colocam em prática as primeiras técnicas construtivas. Foto: Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) deu início a um projeto de grande relevância acadêmica e ambiental: a construção de uma Paper Log House, projeto do renomado arquiteto japonês e vencedor do Prêmio Pritzker de 2014, Shigeru Ban. A iniciativa, realizada em parceria com a Japan House São Paulo, proporcionará aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo uma experiência prática única, alinhando teoria e prática em um projeto de extensão.

As tratativas para a concretização desta colaboração começaram no final do mês de maio, por meio de reuniões virtuais. O acordo institucional foi formalizado em setembro, marcando o início oficial da parceria. As atividades acadêmicas, no entanto, já haviam sido iniciadas em agosto, com a orientação dos discentes do 10º semestre pelo professor Paulo Dantas.

Nesta terça-feira, 30 de setembro, na biblioteca do campus Alcindo Cacela 3, o escritório Shigeru Ban apresentou o projeto ao corpo acadêmico. Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Ana Cristina Lopes Braga, a proposta dialoga diretamente com o conteúdo do Projeto Integrado do curso já no 1o período. Nele, os estudantes são desafiados a conceber edificações sustentáveis, com emprego de materiais locais e técnicas construtivas simplificadas e acessíveis, incluindo a previsão de rampas. “A obra de Shigeru Ban já é uma referência projetual no curso. Dessa forma, a participação dos alunos na construção da Paper Log House permitirá um aprofundamento significativo do conhecimento, servindo como objeto de pesquisa. A edificação, que se tornará parte do acervo permanente do Cesupa, simbolizará um legado concreto dessa experiência”, explicou a docente.

A relevância desta iniciativa abrange múltiplas dimensões formativas, principalmente em um período em que a capital estará sob os holofotes das discussões ambientais, por ser a cidade-sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Com isso, os acadêmicos estão vivenciando a gestão e a execução de uma obra de arquitetura na prática, aproximando-se das dinâmicas profissionais reais e voltada para o desenvolvimento sustentável.

Ao ser finalizada, a obra ficará em exposição no Parque da Residência durante o período da COP30.