Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Projeto Trilhas do Clima encerra com troca de conhecimentos e propostas sustentáveis

2 de Julho de 2025
Erica Marques
Projeto Trilhas do Clima encerra com troca de conhecimentos e propostas sustentáveis

Encerramento do Projeto conta com a participação de jovens da ilha de Cotijuba e de professores e acadêmicos do Cesupa. Foto: Suzane Lima.

Na última segunda-feira, 30, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) promoveu o encerramento do Projeto Trilhas do Clima, uma iniciativa realizada em parceria com o Movimento Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) e integrada ao programa Climate Skills, do British Council e Hongkong and Shanghai Banking Corporation (HSBC). A ação capacitou jovens da Ilha de Cotijuba (PA) em temas como mudanças climáticas, bioeconomia e gestão sustentável, fortalecendo a conexão entre saberes tradicionais e inovação tecnológica.

A abertura do evento foi conduzida pela professora Camilla Miranda, coordenadora do projeto e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo. Em sua fala, ela ressaltou a importância do Pará no cenário climático global, especialmente com a aproximação da COP 30, que será sediada em Belém em 2025. “Os jovens participantes passaram por quatro cursos presenciais, abordando clima, turismo de base comunitária e gestão, para que se tornem agentes de transformação em seu território, por meio de negócios sustentáveis. A COP 30 é uma oportunidade única para que eles ampliem suas vozes em discussões internacionais. E estamos muito satisfeitos com os resultados e acreditamos que esse projeto é apenas o início de uma jornada que trará frutos em breve.”

Além disso, a professora esclareceu dúvidas sobre o credenciamento e a participação de comunidades locais em eventos globais, reforçando o compromisso do Cesupa com a inclusão social e o desenvolvimento regional.

O evento também contou com a presença de Edilane Pereira, representante do Instituto Limpa Brasil, e Almir Correa, da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana de Belém, que destacaram a importância da colaboração. “As instituições devem atuar como facilitadoras, conectando e impulsionando iniciativas inovadoras como esta. É o nosso papel apoiar projetos que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento local”, afirmou Correa.

Jovens apresentam soluções criativas para desafios locais - Divididos em três equipes, os integrantes apresentaram propostas alinhadas aos temas trabalhados durante a capacitação. Os projetos foram avaliados por uma banca examinadora, que considerou critérios como impacto socioambiental, viabilidade e criatividade. “Foi uma experiência enriquecedora. O Cesupa demonstrou, mais uma vez, seu compromisso com as comunidades das ilhas, e Cotijuba, como polo do projeto, mostrou todo seu potencial”, destacou Seanny, uma das participantes.

Ao final, os grupos receberam certificados e tiveram seus trabalhos reconhecidos. Confira os destaques:

1º lugar: Ecobags de fibra de bananeira, voltada para a redução do uso de descartáveis na ilha e gerar impacto positivo na comunidade.

2º lugar: Velas aromáticas produzidas com garrafas e coco, unindo reutilização de materiais e valorização de recursos naturais.

3º lugar: Linha de cosméticos feitos a partir do caroço de açaí, transformando resíduos em matéria-prima para produtos de beleza.