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Projeto WinSTEM encerra ciclo em escola estadual com foco em meninas e mulheres nas ciências

7 de Outubro de 2025
Erica Marques
Projeto WinSTEM encerra ciclo em escola estadual com foco em meninas e mulheres nas ciências

As alunas que participaram do projeto, junto das integrantes do Cria Amazônia, após a entrega do certificado. Foto: Cria Amazônia.

O projeto WinSTEM - Meninas e Mulheres em STEM, promovido pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), encerrou suas atividades no dia 03 de outubro, no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Ulysses Guimarães. A iniciativa é uma realização do Cria Amazônia, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de fomentar a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), destacando a temática espacial e sua conexão com a Amazônia.

Ao longo de seis meses, o projeto atuou diretamente na unidade de ensino, promovendo oficinas e atividades práticas com uma abordagem interdisciplinar. O WinSTEM contou com a concessão de bolsas do CNPq para estudantes do ensino médio, além de 2 bolsas para alunas de graduação do Cesupa e 4 para professoras da rede pública, reforçando o compromisso com a capacitação em todos os níveis.

Ao fim do evento, Catarina Rodrigues, integrante da equipe do projeto, manifestou seu orgulho em relação ao desempenho das participantes. “Estou extremamente orgulhosa de vocês. Todas foram brilhantes e se mantiveram abertas a conhecer um pouco sobre a tecnologia. Foi muito bonito ver vocês ganhando segurança com o passar do tempo”, declarou. Ela também agradeceu o apoio fundamental da direção e do corpo docente da escola, essencial para a articulação e o sucesso da iniciativa desde sua fase inicial.

O evento marcou a culminância de um ciclo de aprendizagem que incluiu oficinas sobre introdução à automação, mudanças climáticas, arduino, geoprocessamento, excel e criação de aplicativos. O conhecimento adquirido foi demonstrado na apresentação dos trabalhos desenvolvidos por quatro equipes. Os grupos abordaram os seguintes temas: arduíno sensor de temperatura, arduíno de semáforo, algoritmo e riscos hidrológicos.

O depoimento da aluna Keilla Portugal ilustrou o impacto transformador do projeto. “Eu nunca havia feito nada da área de tecnologia, e o projeto me ajudou a abrir os olhos para esse campo. As atividades foram transformadoras, pois aprendi que o conhecimento é sempre bem-vindo, mesmo que não seja da nossa área. Foi algo que abre portas para meninas que geralmente não têm oportunidades. Amei participar e sou muito grata ao projeto”, completou.

A conclusão do WinSTEM na Escola Dr. Ulysses Guimarães representa um marco significativo na missão de incentivar a presença feminina nas ciências exatas e tecnológicas.