Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Quando a prática ensina a cuidar com empatia

9 de Junho de 2025
Erica Marques
Quando a prática ensina a cuidar com empatia

Estudar a disciplina voltada ao atendimento de pessoas com deficiência (PcD) no âmbito odontológico foi, sem dúvida, uma das experiências mais transformadoras da minha trajetória acadêmica no Cesupa. Muito além da técnica, a professora ensinou sobre empatia, respeito às individualidades e a importância de enxergar cada paciente em sua totalidade, suas necessidades, e nos adaptar da melhor forma possível para que tenham a melhor experiência, mostrando que o cuidado com a saúde bucal é essencial para nossa vida.

Na última semana, essa vivência se intensificou ainda mais com o I Encontro de Cuidado Bucal para Pacientes, evento que realizamos especialmente para esse público. Foi um momento lindo, de muito acolhimento, inclusão e troca verdadeira. Foi incrível poder ver cada sorriso, cada olhar, o interesse em aprender, a troca de experiência que tivemos uns com os outros. Isso me fez sentir o real propósito da odontologia e o que sempre sonhei em minha profissão (seja qual fosse): cuidar com o coração e transformar vidas com o nosso trabalho.

O evento me fez tão feliz, uma felicidade genuína, me emocionou e, principalmente, me ensinou! Me ensinou tanto que refleti e enxerguei a vida a partir de outros olhos e histórias diferentes. Nós alunos tivemos a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendemos em sala, mas com o calor humano que só a vivência pode proporcionar. Atender pacientes com deficiência exige muita disposição, sensibilidade, empatia, adaptação e escuta ativa, e poder proporcionar uma experiência positiva, respeitosa e feliz para eles foi simplesmente inesquecível.

Eu saí dessa experiência, que aliás, me marcou, com o coração cheio e a certeza de que quero ser uma profissional cada vez mais consciente, humana, dedicada e preparada para atender a todos com dignidade, carinho e amor, como merecem.

Texto da aluna de Odontologia, Gabrielle Nogueira, publicado na edição #117 da nossa newsletter, a Impulso. Você pode assiná-la gratuitamente nesse link.