Seminário do PPGITS apresenta soluções para a Amazônia em parceria com a Semas
O coordenador do Programa, prof. Marcos Paulo, celebrou os trabalhos apresentados e a parceria com a Secretaria. Foto: Suzane Lima.
O Programa de Pós-Graduação em Inteligência Territorial e Sustentabilidade (PPGITS) do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou, no último dia 10 de dezembro, o seu I Seminário de Produtos Técnicos e Tecnológicos. O evento, sediado no Auditório Castanheira do Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará (Semas), celebrou a culminância de dois anos de pesquisas aplicadas desenvolvidas pelos mestrandos, com foco em desafios regionais.
A sessão solene de abertura contou com a presença de autoridades que destacaram a relevância da parceria institucional. Estiveram presentes a secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da SEMAS, Sra. Renata Nobre, representando o secretário Sr. Raul Protazio Romão; o vice-reitor do Cesupa, Prof. Dr. João Paulo Mendes Filho; e o coordenador da Área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio.
Durante a cerimônia, o professor Marcos Paulo, coordenador do PPGITS, enfatizou o propósito do encontro: “Apresentamos aqui a culminância do trabalho desenvolvido ao longo de dois anos. Esses produtos são resultados das pesquisas realizadas pelos nossos formandos durante o mestrado, uma investigação aplicada com olhar de protagonismo para a Amazônia, que acreditamos terá um impacto positivo para a região”.
O vice-reitor, Prof. Dr. João Paulo Mendes Filho, reforçou a importância da cooperação: “É muito significativo para a nossa instituição realizar este Seminário na Semas, parceira essencial para a implantação do nosso programa. Temos a alegria de colher os primeiros frutos após dois anos e apresentar os trabalhos dos mestrandos, na expectativa de dar continuidade à excelência das atividades desenvolvidas”.
O Prof. Dr. Carlos Sampaio destacou os impactos positivos gerados pelos programas de pós-graduação na região Amazônica e ressaltou que, em 2025, aceitou o convite para atuar como pesquisador visitante do PPGITS do Cesupa. Segundo o docente: “É uma satisfação contribuir com discussões sobre políticas públicas e aplicar a metodologia de Incubação de Demandas Territoriais nos projetos. Neste momento, vemos essas reflexões se materializarem em pesquisas que promovem trabalho e renda, aliados à sustentabilidade, para comunidades tradicionais.”
Realizado durante toda a manhã, o Seminário cumpriu seu objetivo de apresentar à sociedade os resultados práticos e inovadores das investigações acadêmicas. Assim, reforçou o compromisso do Cesupa e do PPGITS com o desenvolvimento de soluções concretas para os desafios amazônicos, sempre em diálogo com o poder público e as comunidades.