Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Setembro Amarelo: desmistificando ideias e oferecendo acolhimento

1 de Setembro de 2025
Equipe Cesupa
Setembro Amarelo: desmistificando ideias e oferecendo acolhimento

A campanha Setembro Amarelo é uma ação promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, empresas e instituições realizam ações e discussões em alusão à causa e buscam promover a importância do cuidado com a saúde mental de modo geral.

Apesar do tema ter se tornado cada vez mais popular, ainda existem algumas crenças incorretas sobre saúde mental que precisam ser desmistificadas, como as apresentadas a seguir.

1. Só faz terapia quem não é “normal”. Todos nós seres humanos temos algum nível de sofrimento psíquico, portanto, os processos de terapia ou análise podem ser indicados a qualquer um. Não se trata de “ser normal” ou “não ser normal”. No que se refere à temática da campanha, fazer terapia ou análise previne amplamente o risco de suicídio.

2. Para vencer a depressão, basta ter força de vontade. Não é bem assim. A depressão é um quadro psicopatológico sério que deve ser acompanhado por profissionais técnicos da área (psicólogos, psiquiatras), deve ser tratado com psicoterapia e, em certos casos, acompanhamento medicamentoso. Portanto, não basta só força de vontade.

3. Quem comete suicídio é uma pessoa fraca ou sem fé. Quem tenta suicídio é uma pessoa que está em grande sofrimento psíquico, e deve receber cuidados em saúde de modo integral. Não se trata de fraqueza ou falta de fé, mas de sofrimento, e não é justo que alguém nessa situação seja julgado. Devemos sempre acolher as pessoas que se encontram em situações como essa.

4. Não preciso de terapia, posso desabafar com um amigo. Eles não são a mesma coisa. O psicólogo que vai lhe escutar como paciente, não como seu amigo – essa é outra posição. Falar em terapia ou em análise implica falar com alguém que não é de seu convívio ou de suas relações. Ao desabafar com um amigo, você não está fazendo terapia, você está tendo uma conversa, ainda que íntima e cheia de emoções. Já o psicólogo lhe escuta a partir de um campo teórico e clínico, com um método que norteia essa escuta. Portanto, são situações muito diferentes.

E se você precisar de ajuda, a Clínica de Psicologia do Cesupa retomará as atividades do plantão psicológico para adultos neste mês, com atendimento gratuito e emergencial, sem a necessidade de agendamento prévio ou tratamento contínuo. O serviço busca atender a demandas imediatas, auxiliando na compreensão e enfrentamento de situações de crise.

Plantão Psicológico da Clínica de Psicologia do Cesupa Data de início: 09/09/25 Local: Clínica de Psicologia do Cesupa (Av. Nazaré, nº 648) Horários: terça-feira de 08h às 12h; quinta-feira de 08h às 12h e 14h às 17h; sexta-feira de 14h às 17h Documentos para atendimento: RG (ou outro documento oficial com foto), CPF e número do cartão SUS

Para encerrar, deixo como sugestão que todos nós possamos sempre reservar tempo para os cuidados com nossa saúde mental e procurar ajuda profissional quando necessário. Que a vida siga pulsando em cada um de nós!

Texto da professora Rose Torres, do curso de Psicologia, publicado na edição #121 da nossa newsletter, a Impulso. Você pode assiná-la gratuitamente nesse link.