TRT-8 realiza sessão ordinária no Cesupa e proporciona experiência prática a acadêmicos de Direito

Atividade contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre estudantes, servidores públicos e autoridades. Foto: Suzane Lima.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) recebeu, na última quarta-feira, 03, a sessão ordinária da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). O evento, realizado no auditório do campus Alcindo Cacela II, das 9h às 17h, integrou a programação do curso de Direito e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre estudantes, servidores públicos, advogados e autoridades. A iniciativa marcou a primeira vez que a 2ª Turma do TRT-8 conduziu seus trabalhos fora da sede do tribunal, fortalecendo os laços com a comunidade acadêmica.
A mesa dos trabalhos foi composta pelos desembargadores Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior (Presidente da 2ª Turma), Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, Maria de Nazaré Medeiros Rocha e Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior.
Para abrir os trabalhos, o presidente da 2ª Turma, desembargador Paulo Isan Coimbra Júnior, explicou a estrutura do tribunal e o rito processual dos julgamentos, em um momento de caráter pedagógico. Durante a sessão, foram julgados 230 processos.
A professora do curso de Direito do Cesupa, Natália Simões Bentes, destacou a relevância do evento para a formação dos discentes. “Esse é um momento importante para o Cesupa, pois é a primeira vez que a sessão ocorre aqui. É uma oportunidade ímpar para nossos alunos e alunas compreenderem como são as sessões, aprenderem as técnicas, os ritos e as posturas dos desembargadores. Trata-se, sem dúvida, de um momento de inovação acadêmica”, afirmou.
A sessão cumpriu um papel importante ao demonstrar na prática os conteúdos teóricos abordados em sala de aula, permitindo que os acadêmicos vivenciassem o andamento processual, a sustentação oral e a dinâmica de um julgamento real.
O desembargador Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior enfatizou o propósito da parceria entre o TRT-8 e o Cesupa. “Estamos aqui a partir de uma iniciativa do nosso tribunal para julgar diversos processos em curso, dispostos pelas partes. Esta ação conjunta tem a finalidade de fomentar no meio acadêmico o ensino sobre como se realiza uma sessão, uma arguição e todo o trâmite processual. Isso leva a um ganho de qualidade para o curso, pois proporciona uma visão mais prática do trabalho jurídico, permitindo que o meio acadêmico do Cesupa possa aproveitar essa experiência ímpar”, declarou.
A realização da sessão ordinária no Cesupa consolida a missão institucional de promover uma formação jurídica de excelência e reforça o compromisso em oferecer aos seus estudantes oportunidades de aprendizado que ultrapassem a sala de aula, preparando-os para os desafios da carreira jurídica.