Val de Cannes celebra produções audiovisuais e fotográficas com temática amazônica

Vencedores da categoria Melhor Filme (sentados), junto dos apresentadores e jurados (da esquerda para a direita, respectivamente). Foto: Beatriz Lima.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) promoveu, na última segunda-feira, 10, a segunda edição do Val de Cannes, festival que premia as melhores produções audiovisuais realizadas por estudantes de graduação de instituições de ensino superior de todo o país. Realizado no campus Alcindo Cacela II, o evento reuniu uma mostra competitiva de temática livre, exibição de trabalhos finalistas e uma cerimônia de premiação, consolidando-se como um espaço de valorização da produção acadêmica e do audiovisual nacional.
Enquanto os filmes da mostra competitiva não tinham restrição temática, as produções dos alunos do 3º e 5º semestres do Cesupa foram inspiradas no tema “Sabores e Saberes da Amazônia”, reforçando a conexão com a cultura regional. Além da mostra audiovisual, uma exposição fotográfica no hall do campus apresentou os projetos integrados dos estudantes do 3º semestre, todos com essa abordagem amazônica.
A professora Érika Oikawa, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, destacou a trajetória e a evolução do Val de Cannes: “Desde o ano passado, reiniciamos o festival com as produções audiovisuais do 5º semestre e fotográficas do 3º semestre, como uma vitrine dos trabalhos desenvolvidos durante o período letivo. Este ano, ampliamos o alcance com uma mostra competitiva universitária, que recebeu quase 20 inscrições de diversas instituições de ensino do país. Fizemos uma curadoria rigorosa, garantindo que todas as equipes fossem compostas por estudantes. Ao todo, 13 produções foram exibidas e avaliadas por três jurados externos.”
O evento tem se consolidado como uma experiência enriquecedora para os estudantes e uma oportunidade de apresentar trabalhos notáveis enquanto acadêmicos. “É muito gratificante ver o resultado do nosso esforço e poder competir com alunos de outras universidades. Além disso, acompanhar o crescimento do audiovisual paraense nos motiva a aprimorar nossas habilidades, preparando-nos para o mercado de trabalho”, afirmou Davy Araújo, estudante de publicidade do Cesupa e integrante do trabalho “Fiz Pensando em Ti”.
Além do aspecto formativo, o Val de Cannes também se consolida como um espaço de fomento à produção cultural. “O festival não se limita ao ensino técnico, mas abre janelas para a valorização da arte. Com o atual crescimento do cinema brasileiro, é essencial estimular os alunos a criar dentro desse contexto, reforçando o papel transformador da produção audiovisual”, destacou a docente Yasmin Pires, sobre a importância do evento para o cenário artístico local.
Ao fim da exibição, foram anunciadas as produções vencedoras do Val de Cannes 2025. Confira:
- Melhor Filme: Fiz Pensando em Ti
- Melhor Direção de Arte: Fiz Pensando em Ti
- Melhor Edição: O Lobisomen
- Melhor Direção de Fotografia: O Lobisomen
- Melhor Roteiro: Fiz Pensando em Ti
- Prêmio Popular: Na Ilha de Boá