Sobre o curso
- Histórico
- Documentos
- Perfil do Egresso
- Corpo Docente
- Discentes e Egressos
O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (MEC), voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.
Segundo a CAPES, o objetivo do MP é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Desta forma, o MP deve apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.
Em 2015, nosso programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde — Educação Médica (ESEM) foi aprovado pelo MEC, dentro da Área Básica do Ensino, sob o Código: 15013014002P0, cujos objetivos são de qualificar profissionais:
- Conhecedores de metodologias tradicionais e inovadoras de ensino-aprendizagem;
- Familiarizados com o uso de metodologias ativas de aprendizagem no âmbito do ensino da Medicina;
- Capazes de incentivar a autonomia do aluno em busca de conhecimento e solução de problemas;
- Conhecedores dos princípios de Metodologia Científica para alicerçar a busca de conhecimento do aluno;
- Capazes de atuar em diferentes cenários de ensino, desde o ensino em comunidade, trabalhando com problematização, passando por novas metodologias de exposição do conteúdo, na forma de aprendizagem baseada em time (Team Based Learning (TBL)) e sessões tutoriais com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning (TBL)); além de ambientes de laboratório, ambulatórios e enfermarias;
- Experientes em métodos de avaliação, somativas e formativas, utilizados nas diversas situações ao longo da formação do aluno;
- Experientes no processo de Gestão em Saúde
- Com formação conectada à realidade amazônica;
- Capazes de multiplicar o conhecimento obtido com profissionais da área, auxiliando a qualificação de novos docentes.
Os candidatos a mestrandos do ESEM não serão apenas profissionais médicos. Trata-se de uma proposta abrangente, capaz de agregar profissionais de nível superior graduados em qualquer área, cuja proposta de projeto a ser desenvolvido durante o ESEM esteja voltada para a área médica. As competências a serem adquiridas durante as atividades do ESEM, certamente, serão alicerce para o desenvolvimento de atividades docentes em todos os cursos da área da saúde, sobretudo a Medicina, mas também na área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física, dentre outros.
O ESEM oferece estrutura curricular dinâmica, flexível e integradora, a ser desenvolvida no ambiente da graduação, oportunizando a utilização de recursos e convívio com alunos.
Conteúdo programático
Bioética
Carga horária: 45h | Créditos: 3
Docente(s): Milena F Caldato (coordenadora); Cássio Caldato
Ementa: Introdução à bioética; histórico e correntes filosóficas; conceitos antropológicos; dignidade da pessoa humana; correntes de bioética; princípios de bioética; bioética personalista; bioética do início da vida; bioética populacional; bioética do envelhecimento e terminalidade da vida; bioética da reprodução e sexualidade; biotecnologias; metodologias de ensino de bioética, ética em pesquisa, bioética e saúde pública.
Metodologia científica e bioestatística
Carga horária: 30h | Créditos: 2
Docente(s): Cláudio Teixeira (coordenador); Adenauer Góes Jr
Ementa: Definição, identificação e caracterização de problemas no Ensino em Saúde e na Educação Médica; Elaboração e fundamentação de questões e hipóteses científicas; Identificação de produtos/processos de Ensino como soluções; Desenvolvimento metodológico de aplicação experimental de produtos/processos de Ensino; Pré-processamento de dados categóricos e/ou quantitativos; Análise quantitativa de dados e sua interpretação como meio de validação de produtos/processos de Ensino; Reflexão sobre dependência, associação, correlação, regressão e causalidade.
Metodologias de ensino-aprendizagem
Carga horária: 60 | Créditos: 4
Docente(s): Bruno Paes Barreto (coordenador); Ana Emília V Carvalho; Haroldo José Matos; Luciana Brandão Carreira; Leonardo Mendes Acatauassú; Ariney Miranda; Ismaelino Mauro Magno; Denis Paes Barreto (Externo)
Ementa: Discussão sobre escolha das metodologias: perfis de alunos e professores, surgimento dos métodos inovadores, normas institucionais (PPC); legislação vigente (DCN’s); Aspectos Cognitivos das Metodologias de Ensino/Aprendizagem; Andragogia e Construtivismo como base das metodologias (Vygotsky; Piaget; Bandura). Histórico; Características fundamentais; Retenção do conhecimento; Pirâmide de Miller; Características das aulas clássicas; erros clássicos da aula tradicional; Alternativas para aula tradicional; Seminários; Discussões de casos/artigos; TBL (características; cenários; recursos necessários); Aprendizagem Baseada em problemas: Os sete passos do Tutorial; Atores do processo (tutor; relator; secretário); Técnicas tutoriais; Tutor especialista x não especialista; características da abertura (critérios); Problematização: Pontos teóricos; cenários; identificação dos problemas; O Arco de maguerez; Novas técnicas de Ensino e Aprendizagem: Ensino à distância / técnicas não presenciais; TIC’s; utilização de tecnologia de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem; Modelos computadorizados; mesas eletrônicas. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação; Mídias Digitais no Contexto Educacional; Cibercultura e Práticas Pedagógicas em Redes Sociais; A Revolução da Saúde no Contexto Digital; Novos Dispositivos de Monitorização; Novos Dispositivos para Diagnóstico; Inteligência Artificial no diagnóstico, na Interface Médico-Paciente e no auxílio à docência.
Gestão de cenários de ensino aprendizagem
Carga horária: 45 | Créditos: 3
Docente(s): Ana Emilia V Carvalho (coordenador); Haroldo José de Matos; Ismary Furlaneto; Ariney Miranda; Ismaelino Mauro Magno
Ementa: Gestão de pessoas e de conhecimento: desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a formação de profissionais da saúde; Gestão em saúde: na qualidade e prestação de serviço; Gestão de Cenários de Aprendizagem Colaborativa; Pilares da aprendizagem significativa; ensino como produção do conhecimento; cooperação versus colaboração; ambientes de aprendizagem colaborativa e Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (ACAC); Estratégias de aprendizagem colaborativa e suas variações: Sala de aula invertida, Método trezentos, World Café e Jigsaw classroom; Apresentação da atividade avaliativa proposta e da plataforma/Aplicativo Google Jamboard como estratégia para o desenvolvimento dessa atividade. Durante o encontro, os mestrandos acessaram a plataforma e exploraram o seu potencial de uso como portfólio, o que permitirá a construção colaborativa dos projetos individuais; Gestão no cenário tutorial: Aprofundamento do desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a formação de profissionais da saúde, na organização e gestão do sistema de saúde; Gestão no ambiente simulado; Gestão de Cenários em Habilidades Profissionais; Gestão de cenários hostis: “Diários dos escritores da liberdade”; Gestão de cenários ambientados em comunidades: uso de metodologias ativas.
Ferramentas de Avaliação
Carga horária: 45 | Créditos: 3
Docente(s): Ismary Furlaneto (Coordenação), Bruno Paes Barreto, Ana Emília Vita Carvalho, Ariney Miranda, Leonardo Mendes Acatauassú, Haroldo José de Matos
Ementa: Analisar a trajetória da avaliação e a evolução de seu conceito; Compreender o significado e o processo de avaliação no contexto dos diversos níveis do sistema educacional; Avaliação e as tendências pedagógicas; Construir uma concepção de avaliação de aprendizagem a partir das perspectivas: diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa; Analisar e conhecer os instrumentos de avaliação da aprendizagem; Tipos de Avaliação: Avaliação somativa; Avaliação formativa; Instrumentos de avaliação e Elaboração de Itens; Avaliações práticas; Objective Structured Clinical Examination (OSCE); Checklists; Mini-clinical Evaluation Exercise (MiniCex); Prática clínica; Conceito global; Avaliação por pares; Auto-avaliação; Valorizar a avaliação institucional e da aprendizagem como um meio de emancipação e responsabilidade social;
Práticas Supervisionadas de Ensino em Saúde
Carga horária: 30 | Créditos: 2
Docente(s): Ismaelino Mauro Nunes Magno (Coordenador); Ismary Furlaneto; Bruno Paes Barreto; Ana Emília Vita Carvalho; Ariney Miranda; Leonardo Mendes Acatauassú; Haroldo José de Matos; Milena F Caldato; Luciana Brandão Carreira; Cláudio Teixeira; Adenauer Góes Jr
Ementa: Esta disciplina visa trazer ao conhecimento da comunidade do programa (discentes e docentes) os projetos em andamento de todos os discentes matriculados. Pois, embora os professores orientadores façam suas avaliações “in loco” do andamento dos projetos dos seus respectivos alunos, tal momento serve para ajustar caminhos e fomentar discussão entre todos os componentes do programa. Facilita o entendimento, em muito, sobretudo dos ingressantes, sobre a proposição de um programa de mestrado profissional e das características de um bom produto técnico/tecnológico a ser desenvolvido.
Introdução à análise de conteúdo auxiliada por programa de domínio público (IRAMUTEQ)
Carga horária: 15 | Créditos: 1
Docente(s): Haroldo Matos e Cybelle Pereira (egressa convidada)
Ementa: Introdução à análise de conteúdo voltada ao ensino em saúde. O método de Bardin para a análise de conteúdo e a pesquisa qualitativa em saúde. O algoritmo de Reinert para a análise de conteúdo e o programa ALCESTE. O uso do programa IRAMUTEQ para análise de conteúdo. O módulo de Classificação Hierárquica Descendente. A categorização a partir das classes geradas pela CHD Os bastidores da CHD: o Programa R e Análise de cluster e o teste Chi-quadrado. A interpretação gráfica das correlações entre as classes da CHD. Exemplos práticos de análise de conteúdo em APS.
Análise Crítica da Literatura
Carga horária: 15 | Créditos: 1
Docente(s): Adenauer Góes Jr.
Ementa: Capacitar o mestrando a avaliar criticamente artigos científicos. As atividades seriam desenvolvidas em 3 encontros com 4 horas de duração. No primeiro encontro seria feita uma aula expositiva sobre as principais seções que compõem um artigo científico: título, resumo, palavras-chave, introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão e conclusão e referências. Como avaliar essas seções criticamente através de exemplos de artigos já publicados e discutindo interativamente com os alunos, levantando questões como por exemplo: o método que o pesquisador adotou é adequado para responder à pergunta proposta no objetivo? A conclusão responde ao objetivo proposto? Também seriam apresentados critérios recomendados por periódicos científicos indexados aos seus revisores para avaliar criticamente os artigos. No segundo e no terceiro encontro os mestrandos receberiam artigos submetidos a revistas (cuja autoria e revista onde foi publicado seriam omitidos por razões éticas) com antecedência e no dia da atividade todos debateríamos as análises realizadas em casa por cada mestrando, estimulando o mestrando a raciocinar como se fosse o revisor do periódico ao qual o artigo foi submetido.
Planejamento estratégico para ações protetoras da saúde mental na educação médica, no contexto da integração entre ensino e serviço, gestão e comunidade
Carga horária: 15 | Créditos: 1
Docente(s): Profa. Luciana Brandão Carreira
Ementa: A disciplina “Planejamento estratégico para ações protetoras da saúde mental na educação médica, no contexto da integração entre ensino e serviço, gestão e comunidade” tem caráter iminentemente vivencial, com o objetivo de fomentar a importância do planejamento estratégico para a consolidação de uma cultura institucional promotora e protetora da saúde mental de todos os atores sociais envolvidos no ensino em saúde (discentes, monitores, residentes, estagiários, docentes, tutores, preceptores, colaboradores e outros recursos humanos que constituem a equipe de trabalho, bem como os mentores e membros do corpo gestor), visando o fomento da qualidade de vida e a geração de bem-estar nestas diversas interações e ambientes sociais. O referencial pedagógico implicado na disciplina será a metodologia ativa conhecida como “aprendizagem baseada em projetos”, com perspectiva de introduzir no seu conjunto processual os fundamentos do planejamento estratégico, das práticas colaborativas, dos modelos de liderança e da gestão compartilhada, estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais em equipes com foco na saúde mental, o embasamento para a delineação de um estudo de caso no âmbito do ensino em saúde (situação-problema) com a perspectiva da execução de uma ação-resposta intervencionista; o papel da criatividade na criação de ações intervencionistas, com noções básicas sobre ambiência em saúde, arte-educação, projetos de extensão, núcleos e outros dispositivos transformadores da realidade.
Pesquisa
- Linhas de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Projetos de Pesquisa
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Área do Ensino
LINHAS DE PESQUISA
1: PROCESSOS DE GESTÃO DO ENSINO EM SAÚDE
Descrição: Esta linha agrega projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos técnicos/tecnológicos relativos aos processos de gestão de ensino em saúde, tais como: projetos pedagógicos, matrizes de competências, currículo, instrumentos avaliativos, projetos de ensino e extensão, além de apoio ao estudante.
2: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE/EDUCAÇÃO MÉDICA
Descrição: Nesta linha, incluem-se projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos técnicos/tecnológicos relativos às metodologias de ensino-aprendizagem e suas aplicações na área da saúde, com ênfase na educação médica, tais como metodologias ativas de aprendizagem (PBL, TBL, problematização, simulação, entre outros) e suas ferramentas avaliativas (planilhas, portfólios, checklist; roteiros, provas, etc.)
Dissertações e Produtos
- Dissertações
- Produtos Técnicos
- Produtos Bibliográficos
Elaboração e Implementação de um Guia Didático para Construção Compartilhada de Projeto Terapêutico Singular (PTS) no Ensino Médico
Discente: Gabriel Nogueira Gaia
Orientador(a): Milena Coelho Fernandes Caldato
Medicina do Adolescente - Matriz de Competências para a Graduação Médica
Discente: José Francisco Carvalho de Pinho
Orientador(a): Milena Coelho Fernandes Caldato
Curso de Capacitação em Ultrassonografia Básica à Beira Leito no Módulo de Urgência e Emergência do Internato Médico
Discente: Luiza Fleury de Figueiredo Serruya
Orientador(a): Ariney Costa de Miranda
Mensuração da escoliose idiopática do adolescente: Desenvolvimento de um aplicativo voltado para o ensino em saúde
Discente: DANTE BERNARDES GIUBILEI
Orientador(a): Bruno Acatauassu Paes Barreto
Tecnologia educacional sobre medicina do estilo de vida para profissionais da atenção primária à saúde de comunidades ribeirinhas
Discente: Lílian Grace Moura de Lucena
Orientador(a): Haroldo José de Matos
Co-orientador(a): Edienny Viana Santos-Lobato
Construção e validação de um instrumento para orientação pós alta hospitalar para pacientes que sofreram traumatismo crânioencefálico
Discente: Nayan Leonardo Sousa Lopes
Orientador(a): Bruno Acatauassu Paes Barreto
Prevalência de Sobrepeso e Obesidade e sua Correlação com Nível de Atividade Física e Perfil Nutricional em Escolares de uma Instituição de Ensino Público Municipal no Estado do Pará
Discente: Elysson Raul Ferreira Batista
Orientador(a): Professor Dr. Ariney Miranda
A Tecnologia da Informação e Comunicação na Estratégia de Prevenção do Câncer do Colo Uterino em Unidade Básica de Saúde no Estado do Pará
Discente: Elyene Elene Meireles da Rocha Silva
Orientador(a): Professor Dr. Haroldo Matos
Reações De Hipersensibilidade Aos Meios De Contraste: Avaliação Do Conhecimento De Médicos Do Estado Do Pará
Discente: Flávia Lobato Maciel
Orientador(a): Professor Dr. Bruno Paes Barreto
Elaboração e Validação de um Produto Técnico-Tecnológico para Auxiliar na Aprendizagem de Competências Mínimas para o Estágio em Ambiente Hospitalar na Graduação de Fisioterapia
Discente: Jakeline de Oliveira Bastos
Orientador(a): Professora Dra. Ana Emília Carvalho
O uso da Metodologia da Problematização na Percepção do Aluno(a) de Medicina: Uma Revisão Integrativa
Discente: Janaína Cunha Romeiro
Orientador(a): Professor Dr. Haroldo Matos
Construção de uma Tecnologia Classificadora para Atendimento de Urgência Geriátrica Destinada aos Cuidadores de Idosos
Discente: José Ronaldo Texeira de Sousa Júnior
Orientador(a): Professor Dr. Mauro Nunes Magno
Elaboração de Estações Práticas e Avaliativas no Ensino da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos
Discente: Lucas Monteiro Carneiro
Orientador(a): Professor Dr. Ariney Miranda
Elaboração e Validação de Protocolo de Avaliação de Competências Clínicas para Residentes do Programa Multiprofissional de Urgência e Emergência
Discente: Vanessa Cristiny Coelho Lameira
Orientador(a): Professora Dra. Ismari Perini Furlaneto
O Desenvolvimento Da Empatia Em Estudantes De Medicina: Uma Oficina Como Proposta De Ensino
Discente: Bianca Paracampos Barros Mendonça
Orientador(a): Professor Dr. Mauro Nunes Magno
Orientações Para a Captura De Imagens De Pacientes 1 | Orientações Para a Captura De Imagens De Pacientes 2
Discente: Carla Olivi
Orientador(a): Professor Dr. Bruno Paes Barreto
Percepção Das Dificuldades Do Preceptor Da Atenção Primária Diante Da Avaliação Formativa
Discente: Cibele Maria de Almeida
Orientador(a): Professor Dr. Haroldo Matos
Competências Clínicas Essenciais Em Endocrinologia E Metabologia Para O Médico Generalista
Discente: Fabíola de Arruda Bastos
Orientador(a): Professora Dra. Milena Caldato
Produção e Validação de E-book para a Atuação em Pronto Atendimento no Contexto do Programa de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência no Trauma
Discente: Lorena de Almeida Costa
Orientador(a): Professora Dra. Ismari Perini Furlaneto
O Ensino de Endocrinologia e Metabologia pela Aprendizagem Baseada em Problemas: a Experiência de 20 Turmas de Medicina
Discente: Vanessa Campos Couto da Rocha
Orientador(a): Professor Dr. Leonardo Acatauassú
Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem do Eletrocardiograma na Graduação Médica
Discente: Victor Bruno Teixeira de Holanda
Orientador(a): Professor Dr. Leonardo Acatauassú
Reações de hipersensibilidade aos meios de contraste: avaliação do conhecimento de médicos do Estado do Pará
Discente: Carolina Tavares de Alcântara
Orientador(a): Professor Dr. Leonardo Acatauassú
Análise comparativa de Perfil Epidemiológico e Imuno-Histoquímico em Pacientes Jovens Com Câncer De Mama Em Clínica Privada
Discente: Christianne Gomes Barros Neiva
Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa de Miranda
Métodos Ativos De Ensino e Aprendizagem e Desenvolvimento Docente em Cursos de Graduação na Cidade De Belém
Discente: Clissia Renata Loureiro Croelhas Abreu
Orientador(a): Drª Elza Ezilda Valente Dantas
Guia Simplificado De Orientação Para o Uso de Recursos Fisioterapêuticos nos Cuidados Paliativos em Pacientes Oncológicos
Discente: Denise Azevedo Balieiro
Orientador(a): Profa. Dra. Elza Ezilda Valente Dantas
O Projeto De Intervenção na Percepção De Professores Que Adotam A Metodologia Da Problematização
Discente: Leila Suely Aviz Lima
Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos
Perfil do Nível De Realização De Atividade Física Em Estudantes Do Curso De Medicina do Centro Universitário do Pará (CESUPA)
Discente: Paulo Marcelo Lopes Rios
Orientador(a): Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes
Mídia Digital: Uma Ferramenta Para o Ensino Da Aferição da Pressão Arterial Em Crianças e Adolescentes
Discente: Renata Trindade Damasceno
Orientador(a): Profª. Drª. Ana Rachel Pinto
Atenção à Saúde Mental Em Estudantes De Uma Universidade Rural
Discente: Sandra Maria Macedo Gonçalves Filgueiras
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho
Construção de Instrumento de Avaliação das Habilidades Comportamentais em Simulação Realística na Graduação em Medicina
Discente: Selma Parente Sousa Andrade
Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa de Miranda
Utilização De Tecnologia Leve-Dura na Promoção do Feedback No Processo De Ensino No Curso De Medicina
Discente: Thalyne Anyelle Da Silva Tork
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto
Guia Para Oficina De Dança Marujada: Perspectivas Da Educação Física Para A Melhoria Da Marcha e do Equilíbrio na Pessoa Idosa
Discente: Walquiria Cristina Batista Alves
Orientador(a): Profª. Drª. Luciana Brandão Carreira
Percepção Dos Estagiários do Curso Superior De Tecnologia Em Radiologia Sobre As Medidas De Radioproteção - Vídeo-Arte
Discente: Aline De Souza Cantuária
Orientador(a): Dr.ª Luciana Brandão Carreira
CARTILHA SEM LETRAS PARA IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: Uma Estratégia de Ensino para Adesão ao Tratamento
Discente: Márcia Regina Mota Ribeiro
Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno
Avaliação Da Aceitação De Instrumento Técnico Auxiliar No Manejo Da Sífilis Em Gestantes
Discente: Silvana Cristina Rodrigues Da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto
Avaliação Das Habilidades De Comunicação De Más Notícias Dos Internos De Medicina do Cesupa
Discente: Adriane Wosny Guimarães
Orientador(a): Dr.ª Milena Coelho Fernandes Caldato
A Morte na Formação Médica: Oficina De Leitura Literária Como Estratégia Humanística No Ensino Em Saúde Belém
Discente: Ana Paula Ferreira Silva Sakai
Orientador(a): Profª. Drª. Luciana Brandão Carreira
Competências na Coleta do Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino De Graduandos do Curso De Enfermagem
Discente: Clara Ozeny Lima Olivi
Orientador(a): Profª. Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato
O Peer Instruction (Instrução Por Pares) Como Estratégia Metodológica No Ensino-Aprendizagem Da Reanimação Neonatal
Discente: Edilene Silva Da Costa
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Elza Ezilda Valente Dantas
ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Guia Para O Uso do IRAMUTEQ Em Pesquisa Qualitativa
Discente: Glaucia Margarete Nascimento Pereira De Moura
Orientador(a): Profº. Dr. Haroldo José de Matos
Avaliação Interpares: Experiência De Avaliação Formativa No Curso De Enfermagem Em Uma Instituição De Ensino Superior De Belém
Discente: Isabela Bonfim Santos
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Elza Ezilda Valente Dantas
A Percepção do Docente do Curso De Bacharelado Em Educação Física Sobre As Metodologias Ativas Como Estratégias No Processo De Ensino
Discente: Moisés Costa Da Silva
Orientador(a): Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes
Diagnóstico Sobre O Conhecimento Dos Profissionais Graduados Em Educação Física Acerca do Suporte Básico De Vida (SBV)
Discente: Paulo Allan Da Silva Sanches
Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno
Tutorial Para Investigação De Surtos Da Doença De Chagas na Região Amazônica
Discente: Wille Faustino Teixeira
Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos
Percepção Dos Estagiários do Curso Superior De Tecnologia Em Radiologia Sobre As Medidas De Radioproteção - Vídeo-Arte
Discente: Aline De Souza Cantuária
Orientador(a): Dr.ª Luciana Brandão Carreira
A Espiritualidade na Formação Médica: Elaboração De Um Guia Didático A Partir Da Autopercepção De Aluno(a)s Da Graduação
Discente: Ângela Regina Rosa Corrêa Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto
Análise Comparativa De Perfil Epidemiológico e Imuno-Histoquímico Em Pacientes Jovens Com Câncer De Mama Em Clínica Privada
Discente: Christianne Gomes Barros Neiva
Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa De Miranda
Métodos Ativos De Ensino e Aprendizagem e Desenvolvimento Docente Em Cursos De Graduação na Cidade De Belém
Discente: Clissia Renata Loureiro Croelhas Abreu
Orientador(a): Profa. Drª Elza Ezilda Valente Dantas
Guia Simplificado De Orientação Para O Uso De Recursos Fisioterapêuticos Nos Cuidados Paliativos Em Pacientes Oncológicos
Discente: Denise Azevedo Balieiro
Orientador(a): Profa. Dra. Elza Ezilda Valente Dantas
O Uso De Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica: Uma Revisão Integrativa
Discente: Évila Fernanda Lameira De Melo Sodré
Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José De Matos
O Projeto De Intervenção na Percepção De Professores Que Adotam A Metodologia Da Problematização
Discente: Leila Suely Aviz Lima
Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José De Matos
Cartilha Sem Letras Para Idosos Com Hipertensão Arterial Sistêmica: Uma Estratégia de Ensino para Adesão ao Tratamento
Discente: Márcia Regina Mota Ribeiro
Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno
Perfil do Nível De Realização De Atividade Física Em Estudantes do Curso De Medicina do Centro Universitário do Pará (Cesupa)
Discente: Paulo Marcelo Lopes Rios
Orientador(a): Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes
Mídia Digital: Uma Ferramenta Para O Ensino Da Aferição Da Pressão Arterial Em Crianças e Adolescentes
Discente: Renata Trindade Damasceno
Orientador(a): Profa. Dra Ana Rachel Pinto
Elaboração e Validação De Vídeos De MHB, Em APP, Como Estratégia De Ensino Para Graduandos
Discente: Renato Caldas Dos Santos
Orientador(a): Dr. Patrick Abdala Fonseca
Atenção À Saúde Mental Em Estudantes De Uma Universidade Rural
Discente: Sandra Maria Macedo Gonçalves Filgueiras
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho
Construção De Instrumento De Avaliação Das Habilidades Comportamentais Em Simulação Realística na Graduação Em Medicina
Discente: Selma Parente Sousa Andrade
Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa De Miranda
Avaliação Da Aceitação De Instrumento Técnico Auxiliar No Manejo Da Sífilis Em Gestantes
Discente: Silvana Cristina Rodrigues Da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto
Utilização De Tecnologia Leve-Dura na Promoção do Feedback No Processo De Ensino No Curso De Medicina
Discente: Thalyne Anyelle Da Silva Tork
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto
Guia Para Oficina De Dança Marujada: Perspectivas Da Educação Física Para A Melhoria Da Marcha e do Equilíbrio na Pessoa Idosa
Discente: Walquiria Cristina Batista Alves
Orientador(a): Profª. Drª. Luciana Brandão Carreira
A Importância de uma sessão clínico-radiológica no curso de graduação médica
Discente: Alex Cezar Massoud Salame da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Patrick Abdala Gomes
Matriz de Competências para Programas de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia
Discente: Ana Augusta Motta Oliveira
Orientador(a): Profa. Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato
A inserção da semiologia oftalmológica, fundoscopia, como habilidade médica na formação de médicos generalistas
Discente: Antonio Fernando Bandeira Coelho Dias
Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto
Elaboração de um Curso de Simulação Realística para Docentes utilizando Cenários de Metodologias Ativas
Discente: Cláudia Regina Dias Siqueira
Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno
Avaliação do uso da Metodologia de Problematização pelos Docentes do Módulo de Interação em Saúde na Comunidade
Discente: Cybelle Cristina Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos
Proposta de Avaliação Formativa para Sessão Tutorial de Módulos Clínicos
Discente: Élia de Sousa Santos Paranhos de Azevedo
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho
Avaliação das Estratégias de Autoaprendizagem em Aluno(a)s de um Curso de Medicina em Belém - PA
Discente: Irma Cecília Douglas Paes Barreto
Orientador(a): Prof. Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes
Tradução e validação de um instrumento de avaliação de comportamentos de docentes que atuam na Aprendizagem Baseada em Problemas
Discente: Juliana Anezia Rodrigues do Amaral
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto
Competências mínimas de estudantes de medicina para obtenção de via aérea definitiva em diferentes semestres do curso
Discente: Kenya de Sales Flamino
Orientador(a): Profa. Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato
Comunicação de má notícia: Análise de uma metodologia de ensino para médicos residentes
Discente: Laiane Moraes Dias
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho
Fisioterapia e Logoterapia: Um caminho possível em busca do sentido da vida
Discente: Maria Goretti Pacheco de Carvalho
Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos
Análise do Instrumento de avaliação Formativa das sessões Tutoriais do Curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará
Discente: Myspah Chaves Amaral Uliana
Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassú Paes Barreto
Formação de professores em medicina: minicurso para docência em habilidades clínicas
Discente: Ryssia de Oliveira Braum Guimarães
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto
Construção e Validação de Manual Educativo para uso no processo de aprendizado acadêmico em fisioterapia após Artroplasia do joelho
Discente: Tiago Costa Esteves
Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno
Avaliação Formativa na Metodologia da Problematização no módulo de interação em saúde na comunidade
Discente: Valnice Ferreira Campos Lodi
Orientador(a): Prof. Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes
Processo seletivo
CLIQUE AQUI PARA EMITIR O BOLETO DE MATRÍCULA
Edital Nº 29/2025 - Convocados para Matrícula
Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2025
Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2025
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Candidatos Convocados para Entrevista Presencial
Resultado da Primeira e Segunda Etapa
Relação de Inscrições Homologadas
Edital Nº 62/2024 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2024
CLIQUE AQUI PARA EMITIR O BOLETO DE MATRÍCULA
Edital Nº 9/2024 - Convocados para Matrícula
Resultado da Segunda e Terceira Etapas
Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2024
Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2024
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Resultado da Primeira e Segunda Etapas
Convocados para Entrevista Presencial
COMUNICADO AOS CANDIDATOS INSCRITOS
Edital Nº 54/2023 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2023
Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2023
Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2023
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Edital Nº 016/2022 - Convocação à Matricula
Resultado da Segunda e Terceira Etapas
Convocados para Entrevista Presencial
Resultado da Primeira e Segunda Etapas
Edital Nº 060/2022 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2022
Edital Nº 017/2022 - Convocação à Matrícula
Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2022
Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2022
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Candidatos Aprovados Convocados para Matrícula
Resultado da primeira e segunda etapas
Relação de Inscrições Homologadas
Edital Nº 051/2021 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2021
Edital Nº 018/2021 - Convocação à Matrícula
Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2021
Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2021
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Candidatos Aprovados Convocados para Matrícula
Edital Nº 043/2020 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2019
Edital Nº 038/2019 - Convocação à Matrícula
Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2019
Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2019
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Edital Nº 015/2019 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
Edital Nº 021/2019 - Retificação ao edital Nº 015/2019
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2018
Edital Nº 032/2018 - Convocação à Matrícula
ANEXO I do Edital Nº 032/2018 - Termo de Compromisso
ANEXO II do Edital Nº 032/2018 - Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Edital Nº 020/2018 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2017
Edital Nº 061/2017 - Convocação à Matrícula
CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA 3ª ETAPA
Edital Nº 043/2017 - Retificação do Edital Nº 034/2017
Edital Nº 034/2017 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2016
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Edital Nº 057/2016 - Convocação à Matrícula
CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA 3ª ETAPA
Edital Nº 045/2016 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2016
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Edital Nº 043/2016 - Convocação à Matrícula
CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA 3ª ETAPA
Regimento do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica
Edital Nº 037/2016 - Retificação do Edital Nº 030/2016
Edital Nº 030/2016 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
EDITAL Nº 025/2016 - Convocação à Matrícula
RELAÇÃO DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A TERCEIRA ETAPA(ENTREVISTA)
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - Processo de Regularização dos Alunos Especiais
EDITAL Nº 078/2015 - Processo de Regularização dos Alunos Especiais
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE
RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS
EDITAL Nº 061/2015 - CONVOCAÇÃO À MATRÍCULA
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA E BOLETO DA 1ª MENSALIDADE - (ANEXO I DO EDITAL Nº 061/2015)
TERMO DE COMPROMISSO - (ANEXO II DO EDITAL Nº 061/2015)
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAISf) - (ANEXO III DO EDITAL Nº 061/2015)
EDITAL Nº 043/2015 - Processo Seletivo para Ingresso de Alunos Especiais
RESOLUÇÃO Nº 02/ESEM-CESUPA DE 22 DE JUNHO DE 2015.
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2015
EDITAL Nº 038/2015 - Convocação à Matrícula
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
RESULTADO DA TERCEIRA ETAPA(ENTREVISTA)
RELAÇÃO DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A TERCEIRA ETAPA(ENTREVISTA)
RESULTADO DA PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPAS - CANDIDATOS CLASSIFICADOS E NÃO CLASSIFICADOS
Regimento do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica
RESOLUÇÃO Nº 01/ESEM-CESUPA - Alunos Especiais
Edital Nº 028/2015 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)
Edital Nº 030/2015 - Retificação do anexo II(cronograma de atividades) do Edital Nº 028/2015,
Anexo I do Edital Nº 028/2015 - Linhas de Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica
Anexo II do Edital Nº 028/2015 - Cronograma de Atividades do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica
Anexo III do Edital Nº 028/2015 - Bibliografia da prova escrita de conhecimento
Investimento e facilidades de pagamento
Mensalidade*: R$3.110,00
*Valor de 2024 sujeito à correção de acordo com o índice de reajuste das mensalidades escolares.
DESCONTOS E BENEFÍCIOS
- 15% de desconto nas mensalidades para egressos Cesupa (a partir da 2ª mensalidade);
- Possibilidade de adesão ao Plano de Pagamento Alternativo (PPA)*, pré-aprovado para os ingressantes, conforme disponibilidade e análise da Secretaria de Pós-Graduação do Cesupa.
Contato
COORDENAÇÃO
Coordenador(a): Bruno Acatauassu Paes Barreto
E-mail: brunopaesbarreto@prof.cesupa.br
Vice-Coordenador(a): Ana Emilia Vita Carvalho
E-mail: ana.carvalho@prof.cesupa.br
SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CESUPA (SAÚDE)
Telefone: (91) 3205-9004
E-mail: mestradoesem@cesupa.br
Endereço: Campus João Paulo do Valle Mendes (Av. Almirante Barroso, nº 3775)
Secretário: Lauro de Oliveira dos Santos Neto
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h