Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM)

Sobre o curso

O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (MEC), voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Segundo a CAPES, o objetivo do MP é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Desta forma, o MP deve apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

Em 2015, nosso programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde — Educação Médica (ESEM) foi aprovado pelo MEC, dentro da Área Básica do Ensino, sob o Código: 15013014002P0, cujos objetivos são de qualificar profissionais:

  • Conhecedores de metodologias tradicionais e inovadoras de ensino-aprendizagem;
  • Familiarizados com o uso de metodologias ativas de aprendizagem no âmbito do ensino da Medicina;
  • Capazes de incentivar a autonomia do aluno em busca de conhecimento e solução de problemas;
  • Conhecedores dos princípios de Metodologia Científica para alicerçar a busca de conhecimento do aluno;
  • Capazes de atuar em diferentes cenários de ensino, desde o ensino em comunidade, trabalhando com problematização, passando por novas metodologias de exposição do conteúdo, na forma de aprendizagem baseada em time (Team Based Learning (TBL)) e sessões tutoriais com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning (TBL)); além de ambientes de laboratório, ambulatórios e enfermarias;
  • Experientes em métodos de avaliação, somativas e formativas, utilizados nas diversas situações ao longo da formação do aluno;
  • Experientes no processo de Gestão em Saúde
  • Com formação conectada à realidade amazônica;
  • Capazes de multiplicar o conhecimento obtido com profissionais da área, auxiliando a qualificação de novos docentes.

Os candidatos a mestrandos do ESEM não serão apenas profissionais médicos. Trata-se de uma proposta abrangente, capaz de agregar profissionais de nível superior graduados em qualquer área, cuja proposta de projeto a ser desenvolvido durante o ESEM esteja voltada para a área médica. As competências a serem adquiridas durante as atividades do ESEM, certamente, serão alicerce para o desenvolvimento de atividades docentes em todos os cursos da área da saúde, sobretudo a Medicina, mas também na área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física, dentre outros.

O ESEM oferece estrutura curricular dinâmica, flexível e integradora, a ser desenvolvida no ambiente da graduação, oportunizando a utilização de recursos e convívio com alunos.

Conteúdo programático

Bioética

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 45h | Créditos: 3

Docente(s): Milena F Caldato (coordenadora); Cássio Caldato

Ementa: Introdução à bioética; histórico e correntes filosóficas; conceitos antropológicos; dignidade da pessoa humana; correntes de bioética; princípios de bioética; bioética personalista; bioética do início da vida; bioética populacional; bioética do envelhecimento e terminalidade da vida; bioética da reprodução e sexualidade; biotecnologias; metodologias de ensino de bioética, ética em pesquisa, bioética e saúde pública.

Metodologia científica e bioestatística

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 30h | Créditos: 2

Docente(s): Cláudio Teixeira (coordenador); Adenauer Góes Jr

Ementa: Definição, identificação e caracterização de problemas no Ensino em Saúde e na Educação Médica; Elaboração e fundamentação de questões e hipóteses científicas; Identificação de produtos/processos de Ensino como soluções; Desenvolvimento metodológico de aplicação experimental de produtos/processos de Ensino; Pré-processamento de dados categóricos e/ou quantitativos; Análise quantitativa de dados e sua interpretação como meio de validação de produtos/processos de Ensino; Reflexão sobre dependência, associação, correlação, regressão e causalidade.

Metodologias de ensino-aprendizagem

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 60 | Créditos: 4

Docente(s): Bruno Paes Barreto (coordenador); Ana Emília V Carvalho; Haroldo José Matos; Luciana Brandão Carreira; Leonardo Mendes Acatauassú; Ariney Miranda; Ismaelino Mauro Magno; Denis Paes Barreto (Externo)

Ementa: Discussão sobre escolha das metodologias: perfis de alunos e professores, surgimento dos métodos inovadores, normas institucionais (PPC); legislação vigente (DCN’s); Aspectos Cognitivos das Metodologias de Ensino/Aprendizagem; Andragogia e Construtivismo como base das metodologias (Vygotsky; Piaget; Bandura). Histórico; Características fundamentais; Retenção do conhecimento; Pirâmide de Miller; Características das aulas clássicas; erros clássicos da aula tradicional; Alternativas para aula tradicional; Seminários; Discussões de casos/artigos; TBL (características; cenários; recursos necessários); Aprendizagem Baseada em problemas: Os sete passos do Tutorial; Atores do processo (tutor; relator; secretário); Técnicas tutoriais; Tutor especialista x não especialista; características da abertura (critérios); Problematização: Pontos teóricos; cenários; identificação dos problemas; O Arco de maguerez; Novas técnicas de Ensino e Aprendizagem: Ensino à distância / técnicas não presenciais; TIC’s; utilização de tecnologia de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem; Modelos computadorizados; mesas eletrônicas. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação; Mídias Digitais no Contexto Educacional; Cibercultura e Práticas Pedagógicas em Redes Sociais; A Revolução da Saúde no Contexto Digital; Novos Dispositivos de Monitorização; Novos Dispositivos para Diagnóstico; Inteligência Artificial no diagnóstico, na Interface Médico-Paciente e no auxílio à docência.

Gestão de cenários de ensino aprendizagem

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 45 | Créditos: 3

Docente(s): Ana Emilia V Carvalho (coordenador); Haroldo José de Matos; Ismary Furlaneto; Ariney Miranda; Ismaelino Mauro Magno

Ementa: Gestão de pessoas e de conhecimento: desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a formação de profissionais da saúde; Gestão em saúde: na qualidade e prestação de serviço; Gestão de Cenários de Aprendizagem Colaborativa; Pilares da aprendizagem significativa; ensino como produção do conhecimento; cooperação versus colaboração; ambientes de aprendizagem colaborativa e Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (ACAC); Estratégias de aprendizagem colaborativa e suas variações: Sala de aula invertida, Método trezentos, World Café e Jigsaw classroom; Apresentação da atividade avaliativa proposta e da plataforma/Aplicativo Google Jamboard como estratégia para o desenvolvimento dessa atividade. Durante o encontro, os mestrandos acessaram a plataforma e exploraram o seu potencial de uso como portfólio, o que permitirá a construção colaborativa dos projetos individuais; Gestão no cenário tutorial: Aprofundamento do desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a formação de profissionais da saúde, na organização e gestão do sistema de saúde; Gestão no ambiente simulado; Gestão de Cenários em Habilidades Profissionais; Gestão de cenários hostis: “Diários dos escritores da liberdade”; Gestão de cenários ambientados em comunidades: uso de metodologias ativas.

Ferramentas de Avaliação

Optativa

Carga horária: 45 | Créditos: 3

Docente(s): Ismary Furlaneto (Coordenação), Bruno Paes Barreto, Ana Emília Vita Carvalho, Ariney Miranda, Leonardo Mendes Acatauassú, Haroldo José de Matos

Ementa: Analisar a trajetória da avaliação e a evolução de seu conceito; Compreender o significado e o processo de avaliação no contexto dos diversos níveis do sistema educacional; Avaliação e as tendências pedagógicas; Construir uma concepção de avaliação de aprendizagem a partir das perspectivas: diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa; Analisar e conhecer os instrumentos de avaliação da aprendizagem; Tipos de Avaliação: Avaliação somativa; Avaliação formativa; Instrumentos de avaliação e Elaboração de Itens; Avaliações práticas; Objective Structured Clinical Examination (OSCE); Checklists; Mini-clinical Evaluation Exercise (MiniCex); Prática clínica; Conceito global; Avaliação por pares; Auto-avaliação; Valorizar a avaliação institucional e da aprendizagem como um meio de emancipação e responsabilidade social;

Práticas Supervisionadas de Ensino em Saúde

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 30 | Créditos: 2

Docente(s): Ismaelino Mauro Nunes Magno (Coordenador); Ismary Furlaneto; Bruno Paes Barreto; Ana Emília Vita Carvalho; Ariney Miranda; Leonardo Mendes Acatauassú; Haroldo José de Matos; Milena F Caldato; Luciana Brandão Carreira; Cláudio Teixeira; Adenauer Góes Jr

Ementa: Esta disciplina visa trazer ao conhecimento da comunidade do programa (discentes e docentes) os projetos em andamento de todos os discentes matriculados. Pois, embora os professores orientadores façam suas avaliações “in loco” do andamento dos projetos dos seus respectivos alunos, tal momento serve para ajustar caminhos e fomentar discussão entre todos os componentes do programa. Facilita o entendimento, em muito, sobretudo dos ingressantes, sobre a proposição de um programa de mestrado profissional e das características de um bom produto técnico/tecnológico a ser desenvolvido.

Introdução à análise de conteúdo auxiliada por programa de domínio público (IRAMUTEQ)

Optativa

Carga horária: 15 | Créditos: 1

Docente(s): Haroldo Matos e Cybelle Pereira (egressa convidada)

Ementa: Introdução à análise de conteúdo voltada ao ensino em saúde. O método de Bardin para a análise de conteúdo e a pesquisa qualitativa em saúde. O algoritmo de Reinert para a análise de conteúdo e o programa ALCESTE. O uso do programa IRAMUTEQ para análise de conteúdo. O módulo de Classificação Hierárquica Descendente. A categorização a partir das classes geradas pela CHD Os bastidores da CHD: o Programa R e Análise de cluster e o teste Chi-quadrado. A interpretação gráfica das correlações entre as classes da CHD. Exemplos práticos de análise de conteúdo em APS.

Análise Crítica da Literatura

Optativa

Carga horária: 15 | Créditos: 1

Docente(s): Adenauer Góes Jr.

Ementa: Capacitar o mestrando a avaliar criticamente artigos científicos. As atividades seriam desenvolvidas em 3 encontros com 4 horas de duração. No primeiro encontro seria feita uma aula expositiva sobre as principais seções que compõem um artigo científico: título, resumo, palavras-chave, introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão e conclusão e referências. Como avaliar essas seções criticamente através de exemplos de artigos já publicados e discutindo interativamente com os alunos, levantando questões como por exemplo: o método que o pesquisador adotou é adequado para responder à pergunta proposta no objetivo? A conclusão responde ao objetivo proposto? Também seriam apresentados critérios recomendados por periódicos científicos indexados aos seus revisores para avaliar criticamente os artigos. No segundo e no terceiro encontro os mestrandos receberiam artigos submetidos a revistas (cuja autoria e revista onde foi publicado seriam omitidos por razões éticas) com antecedência e no dia da atividade todos debateríamos as análises realizadas em casa por cada mestrando, estimulando o mestrando a raciocinar como se fosse o revisor do periódico ao qual o artigo foi submetido.

Planejamento estratégico para ações protetoras da saúde mental na educação médica, no contexto da integração entre ensino e serviço, gestão e comunidade

Optativa

Carga horária: 15 | Créditos: 1

Docente(s): Profa. Luciana Brandão Carreira

Ementa: A disciplina “Planejamento estratégico para ações protetoras da saúde mental na educação médica, no contexto da integração entre ensino e serviço, gestão e comunidade” tem caráter iminentemente vivencial, com o objetivo de fomentar a importância do planejamento estratégico para a consolidação de uma cultura institucional promotora e protetora da saúde mental de todos os atores sociais envolvidos no ensino em saúde (discentes, monitores, residentes, estagiários, docentes, tutores, preceptores, colaboradores e outros recursos humanos que constituem a equipe de trabalho, bem como os mentores e membros do corpo gestor), visando o fomento da qualidade de vida e a geração de bem-estar nestas diversas interações e ambientes sociais. O referencial pedagógico implicado na disciplina será a metodologia ativa conhecida como “aprendizagem baseada em projetos”, com perspectiva de introduzir no seu conjunto processual os fundamentos do planejamento estratégico, das práticas colaborativas, dos modelos de liderança e da gestão compartilhada, estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais em equipes com foco na saúde mental, o embasamento para a delineação de um estudo de caso no âmbito do ensino em saúde (situação-problema) com a perspectiva da execução de uma ação-resposta intervencionista; o papel da criatividade na criação de ações intervencionistas, com noções básicas sobre ambiência em saúde, arte-educação, projetos de extensão, núcleos e outros dispositivos transformadores da realidade.

Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Área do Ensino

LINHAS DE PESQUISA

1: PROCESSOS DE GESTÃO DO ENSINO EM SAÚDE

Descrição: Esta linha agrega projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos técnicos/tecnológicos relativos aos processos de gestão de ensino em saúde, tais como: projetos pedagógicos, matrizes de competências, currículo, instrumentos avaliativos, projetos de ensino e extensão, além de apoio ao estudante.

2: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE/EDUCAÇÃO MÉDICA

Descrição: Nesta linha, incluem-se projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos técnicos/tecnológicos relativos às metodologias de ensino-aprendizagem e suas aplicações na área da saúde, com ênfase na educação médica, tais como metodologias ativas de aprendizagem (PBL, TBL, problematização, simulação, entre outros) e suas ferramentas avaliativas (planilhas, portfólios, checklist; roteiros, provas, etc.)

Dissertações e Produtos

Medicina do Adolescente - Matriz de Competências para a Graduação Médica

Discente: José Francisco Carvalho de Pinho

Orientador(a): Milena Coelho Fernandes Caldato

Curso de Capacitação em Ultrassonografia Básica à Beira Leito no Módulo de Urgência e Emergência do Internato Médico

Discente: Luiza Fleury de Figueiredo Serruya

Orientador(a): Ariney Costa de Miranda

Mensuração da escoliose idiopática do adolescente: Desenvolvimento de um aplicativo voltado para o ensino em saúde

Discente: DANTE BERNARDES GIUBILEI

Orientador(a): Bruno Acatauassu Paes Barreto

Tecnologia educacional sobre medicina do estilo de vida para profissionais da atenção primária à saúde de comunidades ribeirinhas

Discente: Lílian Grace Moura de Lucena

Orientador(a): Haroldo José de Matos

Co-orientador(a): Edienny Viana Santos-Lobato

Reações De Hipersensibilidade Aos Meios De Contraste: Avaliação Do Conhecimento De Médicos Do Estado Do Pará

Discente: Flávia Lobato Maciel

Orientador(a): Professor Dr. Bruno Paes Barreto

O uso da Metodologia da Problematização na Percepção do Aluno(a) de Medicina: Uma Revisão Integrativa

Discente: Janaína Cunha Romeiro

Orientador(a): Professor Dr. Haroldo Matos

Construção de uma Tecnologia Classificadora para Atendimento de Urgência Geriátrica Destinada aos Cuidadores de Idosos

Discente: José Ronaldo Texeira de Sousa Júnior

Orientador(a): Professor Dr. Mauro Nunes Magno

Elaboração de Estações Práticas e Avaliativas no Ensino da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos

Discente: Lucas Monteiro Carneiro

Orientador(a): Professor Dr. Ariney Miranda

O Desenvolvimento Da Empatia Em Estudantes De Medicina: Uma Oficina Como Proposta De Ensino

Discente: Bianca Paracampos Barros Mendonça

Orientador(a): Professor Dr. Mauro Nunes Magno

Percepção Das Dificuldades Do Preceptor Da Atenção Primária Diante Da Avaliação Formativa

Discente: Cibele Maria de Almeida

Orientador(a): Professor Dr. Haroldo Matos

Competências Clínicas Essenciais Em Endocrinologia E Metabologia Para O Médico Generalista

Discente: Fabíola de Arruda Bastos

Orientador(a): Professora Dra. Milena Caldato

O Ensino de Endocrinologia e Metabologia pela Aprendizagem Baseada em Problemas: a Experiência de 20 Turmas de Medicina

Discente: Vanessa Campos Couto da Rocha

Orientador(a): Professor Dr. Leonardo Acatauassú

Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem do Eletrocardiograma na Graduação Médica

Discente: Victor Bruno Teixeira de Holanda

Orientador(a): Professor Dr. Leonardo Acatauassú

Reações de hipersensibilidade aos meios de contraste: avaliação do conhecimento de médicos do Estado do Pará

Discente: Carolina Tavares de Alcântara

Orientador(a): Professor Dr. Leonardo Acatauassú

Análise comparativa de Perfil Epidemiológico e Imuno-Histoquímico em Pacientes Jovens Com Câncer De Mama Em Clínica Privada

Discente: Christianne Gomes Barros Neiva

Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa de Miranda

Métodos Ativos De Ensino e Aprendizagem e Desenvolvimento Docente em Cursos de Graduação na Cidade De Belém

Discente: Clissia Renata Loureiro Croelhas Abreu

Orientador(a): Drª Elza Ezilda Valente Dantas

Guia Simplificado De Orientação Para o Uso de Recursos Fisioterapêuticos nos Cuidados Paliativos em Pacientes Oncológicos

Discente: Denise Azevedo Balieiro

Orientador(a): Profa. Dra. Elza Ezilda Valente Dantas

O Projeto De Intervenção na Percepção De Professores Que Adotam A Metodologia Da Problematização

Discente: Leila Suely Aviz Lima

Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos

Mídia Digital: Uma Ferramenta Para o Ensino Da Aferição da Pressão Arterial Em Crianças e Adolescentes

Discente: Renata Trindade Damasceno

Orientador(a): Profª. Drª. Ana Rachel Pinto

Atenção à Saúde Mental Em Estudantes De Uma Universidade Rural

Discente: Sandra Maria Macedo Gonçalves Filgueiras

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho

Construção de Instrumento de Avaliação das Habilidades Comportamentais em Simulação Realística na Graduação em Medicina

Discente: Selma Parente Sousa Andrade

Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa de Miranda

Utilização De Tecnologia Leve-Dura na Promoção do Feedback No Processo De Ensino No Curso De Medicina

Discente: Thalyne Anyelle Da Silva Tork

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto

Guia Para Oficina De Dança Marujada: Perspectivas Da Educação Física Para A Melhoria Da Marcha e do Equilíbrio na Pessoa Idosa

Discente: Walquiria Cristina Batista Alves

Orientador(a): Profª. Drª. Luciana Brandão Carreira

CARTILHA SEM LETRAS PARA IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: Uma Estratégia de Ensino para Adesão ao Tratamento

Discente: Márcia Regina Mota Ribeiro

Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno

Avaliação Da Aceitação De Instrumento Técnico Auxiliar No Manejo Da Sífilis Em Gestantes

Discente: Silvana Cristina Rodrigues Da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto

Avaliação Das Habilidades De Comunicação De Más Notícias Dos Internos De Medicina do Cesupa

Discente: Adriane Wosny Guimarães

Orientador(a): Dr.ª Milena Coelho Fernandes Caldato

A Morte na Formação Médica: Oficina De Leitura Literária Como Estratégia Humanística No Ensino Em Saúde Belém

Discente: Ana Paula Ferreira Silva Sakai

Orientador(a): Profª. Drª. Luciana Brandão Carreira

Competências na Coleta do Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino De Graduandos do Curso De Enfermagem

Discente: Clara Ozeny Lima Olivi

Orientador(a): Profª. Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato

O Peer Instruction (Instrução Por Pares) Como Estratégia Metodológica No Ensino-Aprendizagem Da Reanimação Neonatal

Discente: Edilene Silva Da Costa

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Elza Ezilda Valente Dantas

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Guia Para O Uso do IRAMUTEQ Em Pesquisa Qualitativa

Discente: Glaucia Margarete Nascimento Pereira De Moura

Orientador(a): Profº. Dr. Haroldo José de Matos

Diagnóstico Sobre O Conhecimento Dos Profissionais Graduados Em Educação Física Acerca do Suporte Básico De Vida (SBV)

Discente: Paulo Allan Da Silva Sanches

Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno

Tutorial Para Investigação De Surtos Da Doença De Chagas na Região Amazônica

Discente: Wille Faustino Teixeira

Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos

A Espiritualidade na Formação Médica: Elaboração De Um Guia Didático A Partir Da Autopercepção De Aluno(a)s Da Graduação

Discente: Ângela Regina Rosa Corrêa Pereira

Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto

Análise Comparativa De Perfil Epidemiológico e Imuno-Histoquímico Em Pacientes Jovens Com Câncer De Mama Em Clínica Privada

Discente: Christianne Gomes Barros Neiva

Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa De Miranda

Métodos Ativos De Ensino e Aprendizagem e Desenvolvimento Docente Em Cursos De Graduação na Cidade De Belém

Discente: Clissia Renata Loureiro Croelhas Abreu

Orientador(a): Profa. Drª Elza Ezilda Valente Dantas

Guia Simplificado De Orientação Para O Uso De Recursos Fisioterapêuticos Nos Cuidados Paliativos Em Pacientes Oncológicos

Discente: Denise Azevedo Balieiro

Orientador(a): Profa. Dra. Elza Ezilda Valente Dantas

O Uso De Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica: Uma Revisão Integrativa

Discente: Évila Fernanda Lameira De Melo Sodré

Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José De Matos

O Projeto De Intervenção na Percepção De Professores Que Adotam A Metodologia Da Problematização

Discente: Leila Suely Aviz Lima

Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José De Matos

Cartilha Sem Letras Para Idosos Com Hipertensão Arterial Sistêmica: Uma Estratégia de Ensino para Adesão ao Tratamento

Discente: Márcia Regina Mota Ribeiro

Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno

Mídia Digital: Uma Ferramenta Para O Ensino Da Aferição Da Pressão Arterial Em Crianças e Adolescentes

Discente: Renata Trindade Damasceno

Orientador(a): Profa. Dra Ana Rachel Pinto

Elaboração e Validação De Vídeos De MHB, Em APP, Como Estratégia De Ensino Para Graduandos

Discente: Renato Caldas Dos Santos

Orientador(a): Dr. Patrick Abdala Fonseca

Atenção À Saúde Mental Em Estudantes De Uma Universidade Rural

Discente: Sandra Maria Macedo Gonçalves Filgueiras

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho

Construção De Instrumento De Avaliação Das Habilidades Comportamentais Em Simulação Realística na Graduação Em Medicina

Discente: Selma Parente Sousa Andrade

Orientador(a): Prof. Dr. Ariney Costa De Miranda

Avaliação Da Aceitação De Instrumento Técnico Auxiliar No Manejo Da Sífilis Em Gestantes

Discente: Silvana Cristina Rodrigues Da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto

Utilização De Tecnologia Leve-Dura na Promoção do Feedback No Processo De Ensino No Curso De Medicina

Discente: Thalyne Anyelle Da Silva Tork

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto

Guia Para Oficina De Dança Marujada: Perspectivas Da Educação Física Para A Melhoria Da Marcha e do Equilíbrio na Pessoa Idosa

Discente: Walquiria Cristina Batista Alves

Orientador(a): Profª. Drª. Luciana Brandão Carreira

A Importância de uma sessão clínico-radiológica no curso de graduação médica

Discente: Alex Cezar Massoud Salame da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Patrick Abdala Gomes

Matriz de Competências para Programas de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia

Discente: Ana Augusta Motta Oliveira

Orientador(a): Profa. Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato

A inserção da semiologia oftalmológica, fundoscopia, como habilidade médica na formação de médicos generalistas

Discente: Antonio Fernando Bandeira Coelho Dias

Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassu Paes Barreto

Elaboração de um Curso de Simulação Realística para Docentes utilizando Cenários de Metodologias Ativas

Discente: Cláudia Regina Dias Siqueira

Orientador(a): Prof. Dr. Ismaelino Mauro Nunes Magno

Avaliação do uso da Metodologia de Problematização pelos Docentes do Módulo de Interação em Saúde na Comunidade

Discente: Cybelle Cristina Pereira

Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos

Proposta de Avaliação Formativa para Sessão Tutorial de Módulos Clínicos

Discente: Élia de Sousa Santos Paranhos de Azevedo

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho

Avaliação das Estratégias de Autoaprendizagem em Aluno(a)s de um Curso de Medicina em Belém - PA

Discente: Irma Cecília Douglas Paes Barreto

Orientador(a): Prof. Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes

Competências mínimas de estudantes de medicina para obtenção de via aérea definitiva em diferentes semestres do curso

Discente: Kenya de Sales Flamino

Orientador(a): Profa. Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato

Comunicação de má notícia: Análise de uma metodologia de ensino para médicos residentes

Discente: Laiane Moraes Dias

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Emília Vita Carvalho

Fisioterapia e Logoterapia: Um caminho possível em busca do sentido da vida

Discente: Maria Goretti Pacheco de Carvalho

Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo José de Matos

Análise do Instrumento de avaliação Formativa das sessões Tutoriais do Curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Discente: Myspah Chaves Amaral Uliana

Orientador(a): Prof. Dr. Bruno Acatauassú Paes Barreto

Formação de professores em medicina: minicurso para docência em habilidades clínicas

Discente: Ryssia de Oliveira Braum Guimarães

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rachel Pinto

Avaliação Formativa na Metodologia da Problematização no módulo de interação em saúde na comunidade

Discente: Valnice Ferreira Campos Lodi

Orientador(a): Prof. Dr. Patrick Abdala Fonseca Gomes

Processo seletivo

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2019

Edital Nº 038/2019 - Convocação à Matrícula

Termo de Compromisso e de Disponibilidade de Tempo - ESEM/2019

Requerimento de Matrícula no Ano Letivo de 2019

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Resultado FINAL

Resultado da 2ª e 3ª Etapas

Resultado da 1ª Etapa

Inscrições Homologadas

Edital Nº 015/2019 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)

Edital Nº 021/2019 - Retificação ao edital Nº 015/2019

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2018

Edital Nº 032/2018 - Convocação à Matrícula

ANEXO I do Edital Nº 032/2018 - Termo de Compromisso

ANEXO II do Edital Nº 032/2018 - Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

RESULTADO FINAL

Resultado da 1ª Etapa

Inscrições Homologadas

Edital Nº 020/2018 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2017

Edital Nº 061/2017 - Convocação à Matrícula

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA 3ª ETAPA

Inscrições Homologadas

Edital Nº 043/2017 - Retificação do Edital Nº 034/2017

Edital Nº 034/2017 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2016

Termo de Compromisso

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Edital Nº 057/2016 - Convocação à Matrícula

RESULTADO FINAL

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA 3ª ETAPA

Resultado da 1ª e 2ª Etapas

Inscrições Homologadas

Edital Nº 045/2016 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2016

Termo de Compromisso

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Edital Nº 043/2016 - Convocação à Matrícula

RESULTADO FINAL

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA 3ª ETAPA

Resultado da 1ª e 2ª Etapas

Regimento do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica

Inscrições Homologadas

Edital Nº 037/2016 - Retificação do Edital Nº 030/2016

Edital Nº 030/2016 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)

PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS

CLIQUE AQUI PARA EMITIR O BOLETO DA 1ª PARCELA DA SEMESTRALIDADE DO PROGRAMA DE MESTRADOEM ENSINO EM SAÚDE

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

EDITAL Nº 025/2016 - Convocação à Matrícula

RESULTADO FINAL

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A TERCEIRA ETAPA(ENTREVISTA)

RESULTADO DA 1ª E 2ª ETAPAS.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - Processo de Regularização dos Alunos Especiais

EDITAL Nº 078/2015 - Processo de Regularização dos Alunos Especiais

RESOLUÇÃO Nº 02/ESEM-CESUPA DE 22 DE JUNHO DE 2015.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE

RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS

EDITAL Nº 061/2015 - CONVOCAÇÃO À MATRÍCULA

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA E BOLETO DA 1ª MENSALIDADE - (ANEXO I DO EDITAL Nº 061/2015)

TERMO DE COMPROMISSO - (ANEXO II DO EDITAL Nº 061/2015)

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAISf) - (ANEXO III DO EDITAL Nº 061/2015)

EDITAL Nº 043/2015 - Processo Seletivo para Ingresso de Alunos Especiais

RESOLUÇÃO Nº 02/ESEM-CESUPA DE 22 DE JUNHO DE 2015.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2015

EDITAL Nº 038/2015 - Convocação à Matrícula

TERMO DE COMPROMISSO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

RESULTADO FINAL

RESULTADO DA TERCEIRA ETAPA(ENTREVISTA)

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A TERCEIRA ETAPA(ENTREVISTA)

RESULTADO DA PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPAS - CANDIDATOS CLASSIFICADOS E NÃO CLASSIFICADOS

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

Regimento do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica

RESOLUÇÃO Nº 01/ESEM-CESUPA - Alunos Especiais

Edital Nº 028/2015 - Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica (ESEM)

Edital Nº 030/2015 - Retificação do anexo II(cronograma de atividades) do Edital Nº 028/2015,

Anexo I do Edital Nº 028/2015 - Linhas de Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica

Anexo II do Edital Nº 028/2015 - Cronograma de Atividades do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica

Anexo III do Edital Nº 028/2015 - Bibliografia da prova escrita de conhecimento

Investimento e facilidades de pagamento

Mensalidade*: R$3.110,00

*Valor de 2024 sujeito à correção de acordo com o índice de reajuste das mensalidades escolares.

DESCONTOS E BENEFÍCIOS

  • 15% de desconto nas mensalidades para egressos Cesupa (a partir da 2ª mensalidade);
  • Possibilidade de adesão ao Plano de Pagamento Alternativo (PPA)*, pré-aprovado para os ingressantes, conforme disponibilidade e análise da Secretaria de Pós-Graduação do Cesupa.

Contato

COORDENAÇÃO

Coordenador(a): Bruno Acatauassu Paes Barreto

E-mail: brunopaesbarreto@prof.cesupa.br

Vice-Coordenador(a): Ana Emilia Vita Carvalho

E-mail: ana.carvalho@prof.cesupa.br

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CESUPA (SAÚDE)

Telefone: (91) 3205-9004

E-mail: mestradoesem@cesupa.br

Endereço: Campus João Paulo do Valle Mendes (Av. Almirante Barroso, nº 3775)

Secretário: Lauro de Oliveira dos Santos Neto

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h