Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde

Sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), na modalidade
Mestrado Acadêmico, fruto da associação entre o Cesupa – Centro Universitário do Estado
do Pará e o Instituto Evandro Chagas (IEC), foi aprovado pela Coordenação de Ensino Superior (CAPES) do Ministério de Educação do Brasil (MEC) em 13/09/2024.

A contextualização da proposta, do ponto de vista institucional e regional, demonstra todos os desafios da área da saúde da região amazônica e a importância da parceria entre a área clínica do Cesupa e a laboratorial do IEC, no âmbito do plano estratégico das duas instituições. Apresenta como objetivo geral capacitar profissionais com competências para a docência e pesquisa, incluindo o reconhecimento, análise e proposta de soluções, em abordagem interdisciplinar, para os problemas em saúde, especialmente no contexto amazônico, sejam eles relacionados às doenças crônico-degenerativas ou infecto-parasitárias, gerando evidências científicas para embasar ações em saúde.

Contempla duas áreas de concentração:
1. Doenças crônicas na Amazônia;
2. Doenças infecciosas e parasitárias na Amazônia.

Propõe 5 linhas de pesquisa:
1. Saúde global e meio ambiente;
2. Desenvolvimento tecnológico;
3. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias;
4. Processo saúde-doença, diagnóstico e cuidado;
5. Saúde mental.

Conteúdo programático

A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e optativas de caráter complementar. São 3 disciplinas obrigatórias comuns às duas áreas de concentração, 1 disciplina obrigatória para a área de concentração escolhida pelo discente, e 9 disciplinas optativas.

Para integralização do programa, o discente deverá cumprir 24 créditos, dos quais 12 são referentes às disciplinas obrigatórias, 6 de disciplinas optativas e 6 de atividades complementares.

Bioestatística

OBRIGATÓRIA

Carga Horária : 45 horas Créditos: 3

Área(s) de Concentração: Doenças infecciosas e parasitárias na Amazônia; Doenças crônicas na Amazônia.

Docente(s): Fabiola de Carvalho Chaves de Siqueira Mendes; Ismari Perini Furlaneto

Bioética

OBRIGATÓRIA

Carga Horária : 45 horas Créditos: 3

Área(s) de Concentração: Doenças infecciosas e parasitárias na Amazônia; Doenças crônicas na Amazônia.

Docente(s): Ana Emilia Vita Carvalho, Milena Coelho Fernandes Caldato

Introdução à Metodologia Científica e à Pesquisa em Saúde

OBRIGATÓRIA

Carga Horária : 45 horas Créditos: 3

Área(s) de Concentração: Doenças infecciosas e parasitárias na Amazônia; Doenças crônicas na Amazônia.

Docente(s): Haroldo Jose de Matos, Bruno Acatauassu Paes Barreto

Prevenção, Diagnóstico e Seguimento das Doenças Crônico-Degenerativas

OBRIGATÓRIA

Carga Horária : 45 horas Créditos: 3

Área(s) de Concentração: Doenças crônicas na Amazônia.

Docente(s): Bruno Acatauassu Paes Barreto, Antonette Souto El Husny, Dilma Costa de Oliveira Neves, Milena Coelho Fernandes Caldato

Análise Espacial De Dados Epidemiológicos

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Haroldo Jose de Matos, Dilma Costa de Oliveira Neves, Ricardo Jose Paula de Souza e Guimaraes

Desenvolvimento Tecnológico Como Indutor de Estratégias de Prevenção, Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Livia Caricio Martins, Giselle Maria Rachid Viana, Ricardo Jose Paula de Souza e Guimaraes

Diagnóstico e Prevenção das Doenças Mentais Mais Prevalentes

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Fabiola de Carvalho Chaves de Siqueira Mendes, Ana Emilia Vita Carvalho, Edson Junior Silva da Cruz, Giselle Maria Rachid Viana

Doenças Emergentes e Reemergentes: Desafios à Saúde Global

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Maria Cleonice Aguiar Justino, Tania do Socorro Souza Chaves, Livia Caricio Martins, Giselle Maria Rachid Viana

Ensaios Clínicos em Doenças Infecciosas e Doenças Crônico-Degenerativas na Amazônia: Fluxos Regulatórios, Éticos e Logísticos

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Haroldo Jose de Matos, Maria Cleonice Aguiar Justino, Tania do Socorro Souza Chaves, Edson Junior Silva da Cruz, Dilma Costa de Oliveira Neves, Fernando Neto Tavares

Gestão da Qualidade e Biossegurança em Ambiente Laboratorial

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Tania do Socorro Souza Chaves, Livia Caricio Martins, Giselle Maria Rachid Viana, Fernando Neto Tavares

Noções Gerais de Informática em Saúde

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Giselle Maria Rachid Viana, Dilma Costa de Oliveira Neves, Fernando Neto Tavares, Ricardo Jose Paula de Souza e Guimaraes

Genética Médica para a Saúde da Comunidade

Optativa

Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Docente(s): Bruno Acatauassu Paes Barreto, Antonette Souto El Husny, Milena Coelho Fernandes Caldato

Pesquisa

I. Área de concentração: Doenças infecciosas e parasitárias na Amazônia
Linha de pesquisa 1: Saúde global e meio ambiente
Esta linha busca promover e desenvolver estratégias de integração entre saúde global e meio ambiente, diante da importância da Amazônia como um ecossistema complexo. Ao lado disso, procura investigar a interdependência entre a saúde humana, a animal e a ambiental (One Health), além de estimular o debate sobre as interações entre doenças infecciosas e parasitárias com fatores socioambientais (mudanças climáticas, desmatamento, uso de agrotóxicos e outros). Os projetos destinam-se a investigar como tais fatores podem afetar a transmissão e o controle de doenças infecciosas e parasitárias na região, bem como promover a colaboração interdisciplinar entre profissionais da saúde humana, veterinária e ambiental e áreas afins, contribuindo para uma compreensão mais abrangente, também, dos determinantes sociais de saúde na região amazônica.

Linha de pesquisa 2: Desenvolvimento tecnológico
Esta linha busca incentivar a realização de estudos para o desenvolvimento de produtos técnicos e/ou tecnológicos aplicados à realidade local, com ênfase ao desenvolvimento de protocolos ou novas técnicas de diagnóstico, considerando a necessidade de métodos rápidos, sensíveis e de baixo custo que possam ser aplicados em áreas de difícil acesso e recursos limitados, avaliação da eficácia de estratégias de prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias específicas da Amazônia, dentre outros.

Linha de pesquisa 3: Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias
Esta linha busca desenvolver estudos epidemiológicos observacionais e experimentais, em especial, associados à geografia médica das endemias e fatores socioambientais, incluindo urbanização, queimadas e mudanças climáticas, que possam influenciar nos indicadores de incidência, prevalência e disseminação de doenças infecciosas e parasitárias. Ao lado disso, procura investigar as interações entre parasitos, vetores e hospedeiros na Amazônia, buscando ampliar a compreensão de aspectos genéticos envolvidos nos mecanismos de transmissão e patogênese, bem como o desenvolvimento de estratégias de controle baseadas nessas interações.

II. Área de concentração: Doenças crônicas na Amazônia
Linha de pesquisa 1: Saúde mental
Esta linha busca investigar a dinâmica dos transtornos mentais prevalentes na região, além de fatores de risco e agravantes. Esta linha contempla, predominantemente, estudos observacionais, descritivos ou analíticos, com base em fontes de dados primários ou secundários que possam ser úteis na elaboração de estratégias para prevenção e melhoria da qualidade de vida em saúde mental da população.

Linha de pesquisa 2: Processo saúde-doença, diagnóstico e cuidado
Esta linha busca analisar fatores relacionados à ocorrência de doenças crônicas, bem como estratégias diagnósticas e terapêuticas, considerando as especificidades geográficas, culturais e socioeconômicas da região. Esta linha contempla estudos predominantemente observacionais, descritivos ou analíticos, com base em fontes de dados primários ou secundários que possam ser úteis na análise dessas estratégias e melhoria da assistência às doenças de caráter crônico-degenerativo prevalentes na região amazônica.

Dissertações e Produtos

Processo seletivo

Clique aqui para emitir o Boleto de Matrí­cula
Edital Nº 04/2025 - Convocação à Matrícula
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Requerimento de Matrícula
Declaração de Compromisso e Disponibilidade do Tempo
Resultado Final
Candidatos Convocados para Entrevista Presencial
Resultado da Primeira Etapa
Relação das Inscrições Homologadas
EDITAL Nº 03/2025 - II Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde (PPGCS)

Artigos para o processo seletivo do PPGCS:

  1. Khalaf A M, Alubied A A, Khalaf A M, et al. (August 05, 2023) The Impact of Social Media on the Mental Health of Adolescents and Young Adults: A Systematic Review. Cureus 15(8): e42990. DOI 10.7759/cureus.42990.
  2. A.J. Rodriguez-Morales et al. Infectious diseases prevention and vaccination in migrants in Latin America: The challenges of transit through the treacherous Darien gap, Panama. Travel Medicine and Infectious Disease 65 (2025) 102839.
  3. Sheila Rizzato Stopa , Célia Landmann Szwarcwald , Max Moura de Oliveira , Silvânia Suely Caribé de Araújo Andrade. Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis: reflexões sobre o papel dos inquéritos nacionais de saúde do Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 31(nspe1):e20211048, 2022.
  4. Hillegonda Maria Dutilh Novaes, Patricia Coelho De Soárez. A Avaliação das Tecnologias em Saúde: origem, desenvolvimento e desafios atuais. Panorama internacional e no Brasil. Cad. Saúde Pública 2020; 36(9):e00006820. doi: 10.1590/0102-311X00006820.
  5. Ricardo Arraes de Alencar Ximenes et al. Risk of adverse outcomes in offspring with RT-PCR confirmed prenatal Zika virus exposure: Anindividual participant datameta-analysis of 13 cohorts in the Zika Brazilian Cohorts Consortium. The Lancet Regional Health – Americas 2022;▪: 100395.

Investimento e facilidades de pagamento

Mensalidade*: R$3.750,00 (24 parcelas)

*Valor de 2025 sujeito à correção de acordo com o índice de reajuste das mensalidades escolares.

DESCONTOS E BENEFÍCIOS

  • 20% de desconto para egressos Cesupa (a partir da 2ª mensalidade);
  • ⁠30% de desconto para docentes, pesquisadores e técnicos de nível superior do Cesupa e Instituto Evandro Chagas (a partir da 2ª mensalidade);
  • Possibilidade de adesão ao Plano de Pagamento Alternativo (PPA) do Cesupa, conforme análise cadastral e disponibilidade.

Contato

COORDENAÇÃO

Coordenador(a): Haroldo José de Matos

E-mail: haroldo.matos@prof.cesupa.br

Vice-Coordenador(a): Giselle Maria Rachid Viana

E-mail: giselleviana@iec.gov.br

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CESUPA (SAÚDE)

Telefone: (91) 3205-9004

E-mail: ppgcs.cesupa.iec@cesupa.br

Endereço: Campus João Paulo do Valle Mendes (Av. Almirante Barroso, nº 3775)

Secretário: Lauro de Oliveira dos Santos Neto

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h

INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

Telefone: (91) 3214-2000