Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade (PPGITS) resulta da convergência, atuação em pesquisa e inserção social, em âmbito local e regional, do grupo de docentes que o compõem. Contextualiza-se na realidade complexa amazônica, campo fértil para formação acadêmica e profissional, com grande potencial de produção de conhecimentos, visando o desenvolvimento sustentável, em sintonia com a Agenda 2030 (COLGLAZIER, 2015) da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Possui suporte institucional da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, e conta com um conjunto de colaborações, locais, regionais, nacionais e internacionais estabelecidas ao longo da trajetória e atuação dos docentes e da IES.

Esse arranjo colaborativo interdisciplinar situa-se nas fronteiras do conhecimento e converge para a uma Área de Concentração em “Inteligência Territorial para a Sustentabilidade na Amazônia” e duas linhas de pesquisa interdependentes, com foco em Arranjos Inteligentes de Desenvolvimento Territorial Sustentável e em Tecnologias Inovadoras Aplicadas ao Território. O programa organiza-se, também, a partir de dois projetos estruturantes, interdependentes, confluência dos projetos de pesquisa dos docentes, bem como de sua atuação profissional no contexto local e regional da Amazônia, nas temáticas predominantes do mesmo.

1. Ecossistema de Arranjos Inteligentes: O conceito de ecossistemas de arranjos inteligentes deriva de business ecosystem, onde organizações do “ecossistema local” interagem para a cocriação de valor, a fim de desenvolverem-se.

O presente programa consiste em iniciativa para a integração dos atores locais, como centros de pesquisa, setor produtivo, governo, mídia, sociedade, além do aproveitamento sustentável de recursos naturais. Encontra-se estruturado em dois eixos: um formativo, que visa a capacitação dos profissionais em relação à gestão dos Arranjos Inteligentes; e outro de integração curricular, que visa integrar a teoria à prática, e os arranjos inteligentes às atividades profissionais, mediante uma abordagem holística, identificando e impulsionando os atores do ecossistema local, tais como: produtores, cooperativas, consumidores, universidade, governo, entre outros.

Os sete principais temas abordados neste programa estruturante são: (1) Interações existentes entre centros de pesquisa, setor produtivo e governo; (2) Políticas públicas voltadas à efetivação de direitos sociais e ao desenvolvimento territorial sustentável no espaço urbano e rural; (3) Marcos jurídicos de proteção e conservação da biodiversidade na Amazônia e sua relação com o desenvolvimento territorial sustentável; (4) Contribuição dos sistemas florestais para uma manejo florestal sustentável; (5) Políticas públicas e projetos de iniciativa privada acerca da contribuição das florestas para o estímulo à conservação e educação formal; (6) Inserção de tecnologia e inovação para cadeias produtivas locais; (7) A dimensão cultural como base para o desenvolvimento local.

2. Sistemas de Apoio à Decisão para Desenvolvimento de Territórios Sustentáveis: Este projeto estruturante tem como objetivo o desenvolvimento e utilização de ferramentas computacionais associadas a atores locais por meio de sistemas de apoio a decisões (SADs). Neste contexto, os SADs têm um papel central, atuando na modelagem das relações entre os principais atores dos processos de transformação do território local.

O planejamento e a gestão territorial são fundamentais para a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável em âmbito local, e os SADs têm um papel determinante para a obtenção, análise e interpretação das informações (fontes documentais ou estatísticas) para a construção do planejamento e da gestão. Os sistemas de informação e de apoio à decisão têm se afirmado como ferramentas fundamentais de auxílio à definição de políticas territoriais.

Os desafios das transformações territoriais demandam uma análise ampla e integrada, apoiada em sistemas de informação e de apoio à decisão, que permitam capturar as dinâmicas dos atores que interagem e promovem transformações sobre o território. Além disso, os SADs podem contribuir para o desenvolvimento de modelos analíticos e elaboração de estratégias e metodologias que possam permear o conhecimento cognitivo disperso, acumulado entre os diferentes atores locais.

Conteúdo programático

Inteligência Territorial para desenvolvimento sustentável

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Marcos Paulo Alves de Sousa, Josimar da Silva Freitas

Ementa: Inteligência Territorial. Desenvolvimento socioeconômico territorial. Estratégias de desenvolvimento sustentável com base em arranjos produtivos locais. Planejamento e gestão estratégica para o desenvolvimento sustentável por meio da inteligência territorial. Tecnologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Milton Cordeiro Farias Filho, Vitor Hugo Freitas Gomes

Ementa: Disciplinaridade. Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade nas Ciências Ambientais. Projetos de pesquisa interdisciplinar. Metodologias de pesquisa científica. Abordagens qualitativas, quantitativas e mistas; pesquisa tecnológica; e processo de investigação.

Métodos Quantitativos e Qualitativos para investigação em Inteligência Territorial

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Vitor Hugo Freitas Gomes

Ementa: Métodos quantitativos. Inferência e significância estatística. Estatística Descritiva. Classificação e Ordenação. Análise multivariada e de causalidade. Regressão linear. Regressão logística. Análise multivariada. Análise de clusters; análise de componentes principais e análise fatorial. Análise de escalas para aferir confiabilidade. Métodos qualitativos.

Seminários de Pesquisas Interdisciplinares

OBRIGATÓRIA

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Marcos Paulo Alves de Sousa

Ementa: Seminários interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação em Inteligência Territorial, abertos à comunidade acadêmica, onde são apresentados e discutidos temas referentes aos projetos interdisciplinares em desenvolvimento no programa. Os seminários são apresentados pelos alunos do Programa, além dos orientadores ou convidados. A apresentação por parte do aluno é pré-requisito para a obtenção do grau de Mestre, além daqueles destinados ao Exame de Qualificação e à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado.

Análise inteligente de dados para desenvolvimento territorial

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Marcos Paulo Alves de Sousa, Claudio Eduardo Correa Teixeira

Ementa: Dados e Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Repositórios públicos de dados sócio-econômicos e de biodiversidade. Gestão de dados territoriais. Análise computacional inteligente de dados para o desenvolvimento sustentável.

Cultura, Identidade e Desenvolvimento local

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Erika Oikawa

Ementa: Identidade cultural e territorial para a dinamização socioeconômica de territórios. Práticas culturais e saberes locais como diferenciais na construção da territorialidade amazônica. Diversidade cultural para fortalecimento de estratégias de desenvolvimento sustentável amazônico. Mediações culturais como fator de construção da Inteligência Territorial.

Empreendimentos Sociais Sustentáveis

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Claudia do Socorro Carvalho Miranda

Ementa: Empreendedorismo social. Desenvolvimento local. Responsabilidade social empresarial. Negócios Sociais. Sociedade Civil. Novos Negócios. Captação e geração de recursos. Mecanismos de Desenvolvimento Local e Impacto Social.

Gestão Ambiental

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Ronaldo Magno Rocha

Ementa: Planejamento ecológico, sustentabilidade e gestão do ambiente. O planejamento ambiental e o ideário do desenvolvimento sustentável: a inter-relação entre o econômico, o social e o ambiental. Instrumentalização da gestão ambiental por meio da análise de projetos: diagnóstico, avaliação de impacto ambiental, proposição de medidas e monitoramento da qualidade ambiental. Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável.

Geoprocessamento para desenvolvimento sustentável

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Claudia do Socorro Carvalho Miranda

Ementa: Cartografia. Sistema de Informação Geográfico (SIG). Sensoriamento Remoto. Banco de Dados Geográficos. Uso de SIG em Estudos Socioambientais, Estatística Espacial. Análise de Dados Espaciais.

Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Milton Cordeiro Farias Filho, Josimar da Silva Freitas, Marcelo Limont

Ementa: Indicadores e índices. A natureza e importância dos indicadores de sustentabilidade. Processo de construção de indicadores: hierarquia, processo de seleção, sistemas dinâmicos. Modelos de indicadores de desenvolvimento sustentável. Dimensões e métodos de mensuração da sustentabilidade.

Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão para desenvolvimento sustentável

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Isaac Souza Elgrably

Ementa: Sistemas de apoio à decisão (SAD). Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão (SIAD). Principais Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas na construção de SIAD: Redes Neurais, Lógica Fuzzy, Agentes e MultiAgentes e Mineração de Dados. Aplicações em solução de problemas práticos em decisão no contexto dos territórios e do desenvolvimento local.

Teoria das Políticas Públicas, Direito e proteção socioambiental

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Luciana Costa da Fonseca, Ana Elizabeth Neirao Reymao, Luis Antonio Gomes de Souza Monteiro de Brito

Ementa: Políticas públicas. O ciclo das políticas públicas e o processo de formulação, implementação e controle. Instituições, políticas públicas e os arranjos inteligentes de desenvolvimento territorial sustentável. Marcos jurídicos de proteção e conservação da biodiversidade na Amazônia. Instrumentos jurídicos como ferramentas de políticas públicas e sua relação com o desenvolvimento territorial sustentável.

Tópicos Especiais em Inteligência Territorial

Optativa

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Docente(s): Marcos Paulo Alves De Sousa

Ementa: Disciplina com ementa variável, de acordo com os desenvolvimentos das linhas de pesquisa do Programa. Geralmente essas disciplinas estão relacionadas às atividades de pesquisa e extensão realizadas na área de concentração do curso de mestrado.

Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Inteligência Territorial para a Sustentabilidade na Amazônia

Descrição: Inteligência territorial consiste em conjunto de métodos e técnicas de mobilização e articulação de agentes sociais, instituições e de informações estratégicas, com o uso de tecnologias da informação, focados no desenvolvimento sustentável em âmbito local. À luz desse conceito essencialmente interdisciplinar, a Área de Concentração em Inteligência Territorial para a Sustentabilidade na Amazônia compreenderá pesquisas e formação voltados às demandas e necessidades pertinentes às especificidades das territorialidades amazônicas, como: a) gestão de recursos naturais renováveis (água, energia e biodiversidade); b) delineamentos territoriais e logísticos próprios (áreas de preservação, dimensões territoriais isoladas, unidades urbanas de baixa densidade demográfica, emergência de novas redes urbanas e polos regionais, mas com precariedade de sistemas logísticos, cadeias produtivas de baixo valor agregado); c) atores sociais e institucionais (populações tradicionais, comunidades ribeirinhas, pequenos produtores agrícolas e florestais, microempresários, prefeituras, instituições de ensino e pesquisa, organizações não-governamentais); d) grandes projetos com impacto socioeconômico e ambiental.

LINHAS DE PESQUISA

1. Arranjos Inteligentes de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Descrição: Esta linha tem como foco o estudo de arranjos inteligentes para o desenvolvimento territorial sustentável da Amazônia, envolvendo pesquisas que buscam de forma interdisciplinar abranger dimensões ambiental, social, política e econômica. Congrega pesquisas que tratam da formulação, gestão e avaliação de políticas públicas, cadeias produtivas e sustentabilidade; empreendedorismo social sustentável. Envolve intensa interação com diversos atores políticos e sociais que constroem a territorialidade.

2. Tecnologias Inovadoras Aplicadas ao Território

Descrição: Esta linha enfoca o uso e a criação de tecnologias para dar suporte ao desenvolvimento territorial sustentável para a Amazônia. Envolve pesquisas que transitam entre os domínios do desenvolvimento sustentável; extração de conhecimento; tecnologias da informação; avaliação da conservação e impactos sobre o meio-ambiente e análise multicritério de apoio à decisão. As tecnologias relacionadas à essa linha são orientadas à construção e compartilhamento de soluções para facilitar o acesso e processamento de informações territoriais, a fim de auxiliar processos decisórios participativos, e fortalecer a participação das comunidades locais em iniciativas de desenvolvimento sustentável. Além disso, a linha prevê a utilização de ferramentas analíticas, a construção de processos e proposição de soluções de monitoramento longitudinal das dinâmicas territoriais na região amazônica.

Dissertações e Produtos

Processo seletivo

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE, PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2025


EDITAL Nº 71/2025 - Convocação para Entrevista
EDITAL Nº 71/2025 - Resultados da prova de inglês e da prova de conhecimento na área da Inteligência Territorial de Sustentabilidade
RESOLUÇÃO N 02/PPGITS-CESUPA - Comissão de avaliação de Processo Seletivo
EDITAL Nº 71/2025 - Homologação das Inscrições
CLIQUE AQUI - Para emissão do boleto bancário
EDITAL Nº 71/2025 - Confira o novo Edital.
EDITAL Nº 59/2025 - Edital anterior.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE, PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2025

Convocação para Entrevista

Resultados da Prova de Inglês e da Prova de Conhecimento

Inscrições Homologadas

Prorrogação das Incrições - Retificação ao Edital Nº 05/2025 - Edital Nº 26/2025

Retificação ao Edital Nº 05/2025 - Edital Nº 11/2025

Edital Nº 05/2025 - Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE, PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2024

Edital Nº 35/2024 - Processo Seletivo

REQUERIMENTO PARA MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE MESTRADO EM INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE, PARA INGRESSO NO ANO DE 2024

Edital Nº 24/2024 - Processo Seletivo

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE, PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2024

Clique aqui para emitir o Boleto de Matrícula

Contrato Padrão de Prestação de Serviços Educacional

Edital Nº 23/2024 - Convocação à Matrícula

Declaração de Compromisso e Disponibilidade de Tempo

Resultado Final - Edital Nº 48/2023

Convocação para Entrevista - Edital Nº 48/2023

Resultado da Prova de Inglês e Conhecimento - Edital Nº 48/2023

Prova de Inglês e Conhecimento - Edital Nº 48/2023

Inscrições Homologadas - Edital Nº 48/2023

Edital Nº 48/2023 - Processo Seletivo

Edital Nº 53/2023 - Prorrogação da Inscrição

Edital Nº 66/2023 - Retificação ao Edital no 48/2023

Edital Nº 78/2023 - Retificação ao Edital no 48/2023

Edital Nº 5/2024 - Prorrogação das Inscrição

Investimento e facilidades de pagamento

Mensalidade*: R$4.353,05

*Valor de 2025 sujeito à correção de acordo com o índice de reajuste das mensalidades escolares.

Facilidades de pagamento

  • 20% de desconto nas mensalidades para egressos Cesupa (a partir da 2ª mensalidade);
  • Possibilidade de adesão ao Plano de Pagamento Alternativo (PPA)*, garantindo parcelas menores e mais tempo para pagar, sem juros e pré-aprovado para os ingressantes, conforme disponibilidade e análise da Secretaria de Pós-Graduação do Cesupa.

Contato

COORDENAÇÃO

Coordenador(a): Prof. Dr. Marcos Paulo Alves de Sousa

E-mail: ppgits@cesupa.br

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CESUPA

Telefone e WhatsApp: (91) 4009-9190

E-mail: secpg@cesupa.br

Endereço: Campus Cesupa Alcindo Cacela 1 (Av. Alcindo Cacela, 1523)

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 22h

Instagram: @poscesupa