Conheça as diretrizes do Cesupa durante a pandemia da COVID-19
ESTE CONTEÚDO PODE SOFRER ALTERAÇÕES
Atualizado em 17/08/2020 - 15h00min

Estamos vivendo um fenômeno sem precedentes: a pandemia da COVID-19. Diante desse cenário de incertezas, instituições de ensino superior do Brasil adaptaram suas metodologias às tecnologias digitais com o objetivo de garantir a continuidade das atividades educacionais e preservar a saúde dos estudantes.

O Cesupa, em seu firme compromisso com a educação, ao longo dos últimos meses, mobilizou professores, colaboradores e funcionários para enfrentar este grande desafio da melhor maneira possível. Coletivamente, fomos capazes de pensar soluções e adaptar as atividades acadêmicas para a plataforma Google For Education, em que você continua seus estudos de forma digital.

Desde março temos nos dedicado a acompanhar todo e qualquer desdobramento envolvendo a COVID-19 em nosso Estado para que possamos dar encaminhamentos seguros a respeito da continuidade de nossas atividades. Nesse sentido, novas decisões tornaram-se necessárias envolvendo não só as atividades acadêmicas, mas também as atividades administrativas.

Sabemos que essa circunstância e transição podem gerar dúvidas, inseguranças e ansiedade. É um momento novo e de aprendizado para todos e ainda não temos as respostas para todas as perguntas. Mas, para as que temos, queremos e devemos ser transparentes com você.

Por isso, em consonância com as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde e aliado ao nosso planejamento institucional, reunimos aqui as respostas para questionamentos que você e seus colegas podem ter agora.

Estamos juntos pela sua formação e pelo seu aprendizado. Conte com a gente para seguir em frente.

SOBRE A ROTINA ACADÊMICA ONLINE:  

Não. Com respaldo das Portarias nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020 e nº 356, de 20 de março de 2020, do Ministério da Educação, e recentemente da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação todas as atividades acadêmicas presenciais dos cursos com exceção das práticas e estágios, foram adaptadas, sendo realizadas de acordo com suas especificidades. Você não precisa se preocupar, pois seu diploma se mantém o mesmo, amparado pelas normas do MEC.
Os cursos da área da saúde, a partir do Decreto nº 800, atualizado em 07 de Agosto de 2020, passaram a adotar o modelo híbrido, onde parte do conteúdo é ministrado pelos professores em aulas virtuais ao vivo, com o auxílio das ferramentas da plataforma Google for Education, e as atividades práticas são realizadas em ambiente físico, respeitadas as medidas sanitárias e orientações das autoridades do município e estado. Já os demais cursos continuam totalmente no ambiente digital, cumprindo os horários de aula de cada disciplina e módulo pela plataforma Google for Education.
Não. A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a aprendizagem ocorre independentemente de alunos e professores estarem em um mesmo ambiente simultaneamente. No EAD, há um acervo pré-gravado de materiais e atividades, com o acompanhamento sendo feito por tutores, e não por professores.
Sim. Para alguns cursos, as atividades on-line já vinham sendo adotadas desde o início do primeiro semestre e nossos professores já participavam de grupos de treinamentos da plataforma Google for Education desde janeiro. Após a suspensão das atividades presenciais, nosso corpo docente passou por um intenso treinamento para adaptação das disciplinas, das avaliações e do planejamento do calendário acadêmico. Com isso, materiais de orientação a professores e alunos foram elaborados a fim de alinhar a nossa comunidade.
A princípio, com a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, o Ministério da Educação havia autorizado a substituição por 30 dias, medida que foi prorrogada por mais 30 dias com a Portaria nº 395 de 15 de abril de 2020, também do Ministério da Educação e que obteve nova prorrogação, por mais 30 dias, com a Portaria nº 473 de 12 de maio de 2020, novamente do Ministério da Educação. Atualmente, com a publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação, a autorização está válida até 31 de dezembro de 2020. Quando autorizado, o retorno às atividades presenciais será realizado de forma gradual e paulatina, conforme orientação das autoridades governamentais e sanitárias locais.
Sim. Todos os alunos receberam — via mensagem pela plataforma do Aluno On-line e e-mail institucional — o link para acesso ao guia de orientações gerais. Nele, encontram-se recomendações para o novo ambiente de estudo, tutoriais das ferramentas do Google For Education e adaptações gerais realizadas.
As atividades indispensavelmente presenciais serão repostas à medida que o funcionamento do setor da educação seja normalizado e o modelo de ensino do Cesupa possa ser retomado com segurança. Para os cursos da área de saúde, a partir do Decreto nº 800, atualizado em 31 de julho de 2020, algumas atividades práticas já retornaram de acordo com as orientações das autoridades de saúde e legislação do governo do Estado. Os calendários específicos estão sendo repassados pelas próprias coordenações de curso às turmas.
Um acompanhamento próximo aos alunos é realizado para verificar a satisfação com o andamento de cada disciplina. As coordenações de curso reúnem-se semanalmente com os representantes de cada turma para avaliar o andamento das atividades e promover ajustes necessários.
Sim. Todo o conteúdo será cumprido até o final do ano letivo. Quaisquer pendências serão realizadas de forma complementar presencialmente.
Você pode entrar em contato com a coordenação do seu curso por vários meios, como: mensagem no Aluno On-line e e-mail institucional. Você também pode contatar a Coordenação de Graduação - COGRAD pelo sistema On-line ou pelo e-mail cograd@cesupa.br .
A frequência é realizada a partir das entregas das atividades no aplicativo Google Classroom e através da participação e interação no Google Meet. Situações específicas devem ser comunicadas ao professor e ao representante de turma para serem analisadas e flexibilizadas, conforme cada caso.
As avaliações são realizadas, preferencialmente, pelo Google Classroom e Google Formulários. Caso necessário, outras tecnologias podem ser utilizadas para avaliar o desempenho do aluno de maneira remota. Cada professor disponibilizou o novo cronograma de atividades e avaliações de sua respectiva disciplina no Google Classroom.
Cada coordenação de curso está orientando os alunos sobre o desenvolvimento do Trabalho de Curso - TC, bem como sobre a validação e registro das atividades complementares nesse período.

Entendendo a necessidade de alunos que não podem realizar seus estudos em casa, o Cesupa continua a oferecer a infraestrutura institucional. Se você precisar de computador ou wifi, é indispensável que faça um agendamento prévio, com pelo menos 48h de antecedência, informando o laboratório a ser utilizado, dia e hora, pelo e-mail: reservalab@cesupa.br. Os laboratórios estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Essa é uma medida preventiva para que possamos organizar o uso desse espaço respeitando a quantidade de pessoas e demais medidas de segurança, entre elas, a limpeza e desinfecção dos computadores. Atente-se também ao horário de funcionamento e que fones de ouvido são objetos de uso pessoal, leve o seu caso precise utilizá-los.

Permanecemos trabalhando para lhe ajudar no que for preciso. Por medida de segurança, nossos serviços de atendimento estão sendo oferecidos, preferencialmente, de forma remota. Consulte os assuntos e canais responsáveis por cada atendimento:

  • Solicitação de documentos. Ocorrerá via requerimento no sistema on-line. Caso seja necessário, será possível anexar documentos ou comprovantes ao requerimento. Contatos: secretaria@cesupa.br | 4009-9109.
  • Resolução de dificuldades técnicas na utilização da Plataforma Google for Education. Contatos: redes@cesupa.br | 4009-9140.
  • Questões financeiras. Contatos: financeiro@cesupa.br | 4009-9149.

Caso você precise especificamente de atendimento presencial , como retirada de diploma, será preciso realizar agendamento, conforme orientação dos respectivos setores, no campus José Malcher. Os agendamentos deverão ser realizados nos canais de cada setor/ área do Cesupa. Caso precise ir até algum campus, lembre-se que o uso de máscaras é obrigatório.

As bibliotecas estão abertas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Os alunos podem realizar empréstimos normalmente, mas há uma restrição do acesso do usuário ao acervo físico e espaços de estudo individual e coletivo, como parte das medidas de segurança.
A devolução de livros e outros materiais está prorrogada para a primeira semana de aula presencial e não serão aplicadas multas, suspensões e outras sanções nesse período.
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está totalmente remoto. Nossas psicólogas prestam apoio aos alunos já cadastrados e a quem desejar novo acompanhamento, através de videochamada, e-mail ou telefone. Para solicitar apoio, o estudante deve preencher o formulário (http://gg.gg/atendimentosaecesupa) ou enviar mensagem via Aluno On-line, informando telefone e e-mail institucional atualizados. O contato será realizado via e-mail institucional.

 

SOBRE CUSTOS FINANCEIROS E NEGOCIAÇÕES:

Não. Não há configuração de quebra de contrato já que o MEC, por meio das Portarias nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020 e nº 356, de 20 de março de 2020, autorizou todas as instituições do país a adotarem essas medidas de forma excepcional e temporária, em função do avanço da pandemia da COVID-19. As medidas são amparadas também pela nota técnica conjunta emitida pelo Procon Pará, Ministério Público do Estado do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública do Estado do Pará e pela nota técnica emitida pela Secretaria Nacional do Consumidor.

A suspensão das atividades presenciais não alterou os principais custos do Cesupa, como folha de pagamento, aluguéis, impostos, prestadores de serviços (contratos anuais), energia elétrica (contrato por demanda fixa), materiais de laboratórios (comprados semestralmente) e custos com tecnologia e internet.

Houve, sim, nesse período, uma redução dos custos de conservação, materiais de consumo e limpeza e redução parcial do consumo de água. Todavia, essa redução é mínima e representa menos de 3% dos gastos gerais da instituição.

O Departamento Financeiro avalia individualmente cada caso, propondo soluções customizadas. Para solicitar esse atendimento, é preciso enviar um e-mail para financeiro@cesupa.br, com o assunto: "Negociação COVID-19". No corpo do e-mail, é preciso informar nome, número de matrícula e telefone para contato.

 

MUDANÇAS A PARTIR DA LEI ESTADUAL Nº 9.065/2020:  

O detalhamento da aplicação da Lei em questão pode ser consultado diretamente no comunicado emitido no dia 29 de maio de 2020, que também foi enviado para todos os alunos via e-mail institucional.

 

 

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CONHEÇA A LEGISLAÇÃO QUE ORIENTA AS MEDIDAS ADOTADAS PELO CESUPA:

ACOMPANHE NOSSOS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS: