Conheça as diretrizes do Cesupa durante a pandemia da COVID-19
ESTE CONTEÚDO PODE SOFRER ALTERAÇÕES
Atualizado em 04/08/2020 - 16h50min

Estamos vivendo um fenômeno sem precedentes: a pandemia da COVID-19. Diante desse cenário de incertezas, instituições de ensino superior do Brasil adaptaram suas metodologias às tecnologias digitais com o objetivo de garantir a continuidade das atividades educacionais e preservar a saúde dos estudantes.

O Cesupa, em seu firme compromisso com a educação, ao longo dos últimos meses, mobilizou professores, colaboradores e funcionários para enfrentar este grande desafio da melhor maneira possível. Coletivamente, fomos capazes de pensar soluções e adaptar as atividades acadêmicas para a plataforma Google For Education, em que você continua seus estudos de forma digital.

Desde março temos nos dedicado a acompanhar todo e qualquer desdobramento envolvendo a COVID-19 em nosso Estado para que possamos dar encaminhamentos seguros a respeito da continuidade de nossas atividades. Nesse sentido, novas decisões tornaram-se necessárias envolvendo não só as atividades acadêmicas, mas também as atividades administrativas.

Sabemos que essa circunstância e transição podem gerar dúvidas, inseguranças e ansiedade. É um momento novo e de aprendizado para todos e ainda não temos as respostas para todas as perguntas. Mas, para as que temos, queremos e devemos ser transparentes com você.

Por isso, em consonância com as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde e aliado ao nosso planejamento institucional, reunimos aqui as respostas para questionamentos que você e seus colegas podem ter agora.

Estamos juntos pela sua formação e pelo seu aprendizado. Conte com a gente para seguir em frente.

SOBRE A ROTINA ACADÊMICA ONLINE:  

Não. Com respaldo das Portarias nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020 e nº 356, de 20 de março de 2020, do Ministério da Educação, e recentemente da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação todas as atividades acadêmicas presenciais dos cursos com exceção das práticas e estágios, foram adaptadas, sendo realizadas de acordo com suas especificidades. Você não precisa se preocupar, pois seu diploma se mantém o mesmo, amparado pelas normas do MEC.
O Cesupa adotou tecnologias para mediar a interação entre alunos e professores em um mesmo ambiente digital. Todos cumprem os horários de aula de cada disciplina e módulo, nos quais os professores conduzem as atividades ao vivo, com o auxílio das ferramentas da plataforma Google for Education.
Não. A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a aprendizagem ocorre independentemente de alunos e professores estarem em um mesmo ambiente simultaneamente. No EAD, há um acervo pré-gravado de materiais e atividades, com o acompanhamento sendo feito por tutores, e não por professores.
Sim. Para alguns cursos, as atividades on-line já vinham sendo adotadas desde o início do semestre e nossos professores já participavam de grupos de treinamentos da plataforma Google for Education desde janeiro. Após a suspensão das atividades presenciais, nosso corpo docente passou por um intenso treinamento para adaptação das disciplinas, das avaliações e do planejamento do calendário acadêmico. Com isso, materiais de orientação a professores e alunos foram elaborados a fim de alinhar a nossa comunidade.
A princípio, com a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, o Ministério da Educação havia autorizado a substituição por 30 dias, medida que foi prorrogada por mais 30 dias com a Portaria nº 395 de 15 de abril de 2020, também do Ministério da Educação e que obteve nova prorrogação, por mais 30 dias, com a Portaria nº 473 de 12 de maio de 2020, novamente do Ministério da Educação. Atualmente, com a publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação do Ministério da Educação, a autorização está válida até 31 de dezembro de 2020. Quando autorizado, o retorno às atividades presenciais serão retomadas de forma gradual e paulatina, conforme orientação das autoridades governamentais e sanitárias locais.
Sim. Todos os alunos receberam — via mensagem pela plataforma do Aluno On-line e e-mail institucional — o link para acesso ao guia de orientações gerais. Nele, encontram-se recomendações para o novo ambiente de estudo, tutoriais das ferramentas do Google For Education e adaptações gerais realizadas. Você também pode acessar aqui: http://bit.ly/docaluno-orientador
As atividades indispensavelmente presenciais serão repostas futuramente, assim que o funcionamento do setor da educação for normalizado e o modelo de ensino do Cesupa possa ser retomado com segurança. Esse calendário será definido mais adiante.
Um acompanhamento próximo aos alunos é realizado para verificar a satisfação com o andamento de cada disciplina. As coordenações de curso reúnem-se semanalmente com os representantes de cada turma para avaliar o andamento das atividades e promover ajustes necessários.
Sim. Todo o conteúdo será cumprido. Quaisquer pendências serão realizadas de forma complementar presencialmente. Para isso, já consideramos a prorrogação do calendário acadêmico do semestre até o dia 22 de julho de 2020, tendo em vista a antecipação de parte das férias escolares de 11 de maio a 30 de maio de 2020.
O semestre letivo foi retomado de forma adaptada dia 01 de abril de 2020 e encerrará em 22 de julho de 2020, considerando a antecipação das férias escolares de 11 de maio a 30 de maio de 2020. Cada coordenação de curso irá repassar os detalhes sobre períodos de prova, prazo para entregas de relatórios e outras questões pertinentes ao calendário de atividades. É preciso ressaltar que o calendário pode ser ser alterado de acordo com as necessidades específicas dos cursos e eventuais recomendações dos órgãos competentes vinculados aos Ministérios da Educação e da Saúde
Você pode entrar em contato com a coordenação do seu curso por vários meios, como: mensagem no Aluno On-line e e-mail institucional. É importante observar que, assim como você, os professores estarão de férias no período de 11 de maio a 30 de maio de 2020 e, novamente no período de 23 de julho a 01 de agosto de 2020. Se precisar de algum auxílio durante esses dois períodos, entre em contato com a Coordenação de Graduação - COGRAD pelo sistema On-line ou pelo e-mail cograd@cesupa.br.
A frequência é realizada a partir das entregas das atividades no aplicativo Google Classroom e através da participação e interação no Google Meet. Situações específicas devem ser comunicadas ao professor e ao representante de turma para serem analisadas e flexibilizadas, conforme cada caso.
As avaliações são realizadas, preferencialmente, pelo Google Classroom e Google Formulários. Caso necessário, outras tecnologias podem ser utilizadas para avaliar o desempenho do aluno de maneira remota. Cada professor disponibilizou o novo cronograma de atividades e avaliações de sua respectiva disciplina no Google Classroom, e exemplos de atividades podem ser consultados no guia de orientações gerais. (http://bit.ly/docaluno-orientador)
Cada coordenação de curso está orientando os alunos sobre o desenvolvimento do Trabalho de Curso - TC, bem como sobre a validação e registro das atividades complementares nesse período.

Entendendo a necessidade de alunos que não podem realizar seus estudos em casa, o Cesupa continua a oferecer a infraestrutura institucional. Se você precisar de computador ou wifi, é indispensável que faça um agendamento prévio, com pelo menos 48h de antecedência, informando o laboratório a ser utilizado, dia e hora, pelo e-mail: reservalab@cesupa.br. Os laboratórios estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Permanecemos trabalhando para lhe ajudar no que for preciso. Por medida de segurança, nossos serviços de atendimento estão sendo oferecidos, preferencialmente, de forma remota. Consulte os assuntos e canais responsáveis por cada atendimento:

  • Solicitação de documentos. Ocorrerá via requerimento no sistema on-line. Caso seja necessário, será possível anexar documentos ou comprovantes ao requerimento. Contatos: secretaria@cesupa.br | 4009-9109.
  • Resolução de dificuldades técnicas na utilização da Plataforma Google for Education. Contatos: redes@cesupa.br | 4009-9140.
  • Questões financeiras. Contatos: financeiro@cesupa.br | 4009-9149.

Caso você precise especificamente de atendimento presencial , como retirada de diploma, será preciso realizar agendamento, conforme orientação dos respectivos setores, no campus José Malcher. Os agendamentos deverão ser realizados nos canais de cada setor/ área do Cesupa. Caso precise ir até algum campus, lembre-se que o uso de máscaras é obrigatório.

As bibliotecas estão abertas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Os alunos podem realizar empréstimos normalmente, mas há uma restrição do acesso do usuário ao acervo físico e espaços de estudo individual e coletivo, como parte das medidas de segurança.
A devolução de livros e outros materiais está prorrogada para a primeira semana de aula presencial e não serão aplicadas multas, suspensões e outras sanções nesse período.
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está totalmente remoto. Nossas psicólogas prestam apoio aos alunos já cadastrados e a quem desejar novo acompanhamento, através de videochamada, e-mail ou telefone. Para solicitar apoio, o estudante deve preencher o formulário (http://gg.gg/atendimentosaecesupa) ou enviar mensagem via Aluno On-line, informando telefone e e-mail institucional atualizados. O contato será realizado via e-mail institucional.

 

SOBRE AS FÉRIAS: 

A decisão sobre a alteração no calendário das férias escolares considerou os acontecimentos recentes que têm pesado sobre toda a nossa comunidade e que comprometem o seu bem-estar físico e emocional, bem como o aproveitamento das aulas e desempenho acadêmico. Assim, de modo a interferir o mínimo possível no andamento do semestre, as férias foram divididas em dois períodos, o primeiro de 11 de maio a 30 de maio de 2020 e o segundo de 23 de julho a 01 de agosto de 2020.
Os contratos de prestação de serviços educacionais permanecem preservados. Assim, as mensalidades previstas dentro do contrato para os meses de maio e junho serão mantidas e as aulas em julho não acarretarão em nenhum valor adicional, honrando, desse modo, as seis parcelas previstas em contrato para o primeiro semestre de 2020.

 

SOBRE CUSTOS FINANCEIROS E NEGOCIAÇÕES:

Não. Não há configuração de quebra de contrato já que o MEC, por meio das Portarias nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020 e nº 356, de 20 de março de 2020, autorizou todas as instituições do país a adotarem essas medidas de forma excepcional e temporária, em função do avanço da pandemia da COVID-19. As medidas são amparadas também pela nota técnica conjunta emitida pelo Procon Pará, Ministério Público do Estado do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública do Estado do Pará e pela nota técnica emitida pela Secretaria Nacional do Consumidor.
A mensalidade base é uma parcela do valor total do curso, dividido igual e mensalmente ao longo dos anos. Deve-se levar em conta que todas as atividades previstas para o semestre serão cumpridas, mesmo que seja necessária a prorrogação do calendário. Por isso, reduzir a mensalidade em determinado mês, em razão da não realização de determinada atividade prática, significaria sobrecarregar as próximas parcelas mensais.

A suspensão das atividades presenciais não alterou os principais custos do Cesupa, como folha de pagamento, aluguéis, impostos, prestadores de serviços (contratos anuais), energia elétrica (contrato por demanda fixa), materiais de laboratórios (comprados semestralmente) e custos com tecnologia e internet.

Houve, sim, nesse período, uma redução dos custos de conservação, materiais de consumo e limpeza e redução parcial do consumo de água. Todavia, essa redução é mínima e representa menos de 3% dos gastos gerais da instituição.

O Departamento Financeiro avalia individualmente cada caso, propondo soluções customizadas. Para solicitar esse atendimento, é preciso enviar um e-mail para financeiro@cesupa.br, com o assunto: "Negociação COVID-19". No corpo do e-mail, é preciso informar nome, número de matrícula e telefone para contato.

 

MUDANÇAS A PARTIR DA LEI ESTADUAL Nº 9.065/2020:

O detalhamento da aplicação da Lei em questão pode ser consultado diretamente no comunicado emitido no dia 29 de maio de 2020, que também foi enviado para todos os alunos via e-mail institucional.

 

CONHEÇA A LEGISLAÇÃO QUE ORIENTA AS MEDIDAS ADOTADAS PELO CESUPA:

ACOMPANHE NOSSOS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS: