POLÍTICA DE USO DAS REDES SOCIAIS DO CESUPA


O Cesupa acredita que estar nas mídias sociais é mais uma maneira de se relacionar com a comunidade. Por meio desses canais informamos e divulgamos uma série de acontecimentos, eventos e oportunidades dentro e fora da instituição, mas também tiramos dúvidas, orientamos e auxiliamos nossos alunos, professores, colaboradores e a comunidade em geral sobre nossos serviços. Para que o uso desse ambiente seja saudável e respeitoso a todos, como se espera dos relacionamentos em qualquer esfera, é necessário atenção a algumas regras de convivência e uso de nossos canais nas mídias sociais. 

Antes de detalharmos a política de uso das nossas mídias sociais, é importante lembrar que o Cesupa conta com canais de atendimento específicos para cada finalidade. Caso necessite de suporte para alguma dúvida institucional, utilize o Fale Conosco. Se o seu desejo é formalizar ou registrar alguma manifestação a respeito de atendimento, serviço, relacionamento ou demais questões, utilize a nossa Ouvidoria, um canal aberto para toda comunidade. Caso precise de algum auxílio do ponto de vista acadêmico, o Aluno Online, disponível na página inicial de nosso site, é o espaço ideal para esse tipo de atendimento. Se você precisa solucionar alguma questão de cunho financeiro, solicite atendimento pelo e-mail financeiro@cesupa.br. 

Conteúdos ou comentários realizados pelos usuários: 

  1. Todos os canais do Cesupa são abertos para interação e comentários da  comunidade em geral. 
  2. Os comentários feitos publicamente nas mídias sociais do Cesupa são de total responsabilidade dos autores. Nesse sentido, os autores poderão responder pela autenticidade dos comentários, bem como pelo conteúdo, opiniões, dados e informações neles contidos, em observação aos preceitos do Marco Civil da Internet e demais legislações aplicáveis. 
  3. Entende-se por comentário qualquer manifestação pública feita nos canais oficiais  do Cesupa nas mídias sociais. Visando o respeito da manifestação de opinião e da diversidade de sua comunidade, o Cesupa não interfere nas declarações dos autores, sendo elas positivas ou negativas, desde que se observem as seguintes orientações: 
    1. Comentários realizados nos canais oficiais do Cesupa contendo o uso de palavras de baixo calão serão removidos, podendo a ação ser avisada previamente ao autor do comentário ou não. 
    2. Comentários ofensivos, depreciativos ou lesivos direcionados a algum membro da instituição (sendo ele parte do corpo discente, docente, de colaboradores ou gestão) realizados nos canais oficiais do Cesupa não serão permitidos e, caso ocorram serão removidos, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis nos termos da legislação em vigor. Caso o autor dos comentários realize a ação por mais de uma vez, será comunicado e banido dos canais das mídias sociais da IES. 
    3. O Cesupa não tolera em suas mídias sociais mensagens que contenham discurso de ódio, conteúdos racistas, discriminatórios ou violadores de direitos. Usuários que desrespeitarem essa recomendação serão automaticamente bloqueados e denunciados na plataforma em que o comentário for identificado. 
    4. Não serão permitidos comentários de autoria de perfis que se passem por outras pessoas ou contenham informações imprecisas a respeito da identidade. Comentários publicados por perfis considerados falsos serão removidos e os “usuários” banidos das mídias sociais do Cesupa. 
    5. Nas mídias sociais do Cesupa não serão permitidos comentários com o  cunho de propaganda, publicidade (oferta de produtos, serviços, compra, venda ou transferência) ou spam. Caso identificados os autores serão comunicados e os conteúdos removidos. 
    6. Não serão permitidos comentários que envolvam informações particulares ou confidenciais, nem que violem os direitos de terceiros, inclusive direitos de propriedade intelectual, autorais e conexos, bem como direito de imagem, respeitando-se, nos termos da Lei, a privacidade e os dados pessoais. 


Essas recomendações podem ser atualizadas a qualquer momento.
Publicado em 16 de abril de 2020.