Notícias

João Paulo do Valle Mendes é homenageado no 57º COBEM



Nildo Alves Batista, a senhora Rosy Mendes e João Paulo Mendes Filho durante momento de homenagem.

Belém sediou entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro o 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). Além de trazer para a cidade uma ampla programação com o tema central “Educação médica transformadora: compromisso e responsabilidade social”, o evento também homenageou o fundador do Cesupa, Profº Drº João Paulo do Valle Mendes.  

Em momento especial na abertura do Congresso, João Paulo do Valle Mendes foi lembrado por sua dedicação por uma educação médica de qualidade durante sua carreira como educador e também como presidente local da primeira edição do COBEM realizado em Belém, em 1977, e presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), no biênio 1978-1980.

“O professor João Paulo dizia que como centro de formação, de investigação e de prestação de serviço, a escola médica deve estar comprometida com o esforço permanente e renovação no sentido de ampliar as portas de articulação que compõem o aparelho comunitário. Essas palavras inspiradoras do Dr. João Paulo, a quem prestamos e prestaremos sempre a nossa homenagem em reconhecimento por sua vida dedicada para a construção de uma educação médica crítica e socialmente comprometida, nos permitem apresentar o tema do COBEM 2019”, disse o presidente da ABEM, Nildo Alves Batista durante a cerimônia de abertura. 

O gesto de homenagem foi coroado com a entrega de uma placa para a senhora Rosy Mendes, viúva de João Paulo Mendes. “Resta-me agradecer essa singela homenagem que é para ele uma grande homenagem, pois ele amava essa associação, a ABEM”, reconheceu dona Rosy em nome de toda a família, que também prestigiou a cerimônia. 

“Agradeço, de forma muito sensibilizada essa homenagem. Realmente, tocou muito fundo”, disse o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, João Paulo Mendes Filho ao presidente da ABEM pela lembrança, em diversos momentos, da figura do professor João Paulo durante o discurso que abriu oficialmente o COBEM. 

Em seus agradecimentos pela homenagem prestada pelo Congresso, João Paulo Filho também expressou o significado singular do ato. “Essa homenagem se reveste de especial dimensão por duas grandes razões. A primeira, por realizar-se em sua querida Belém do Pará. E a segunda pelo fato de a Educação Médica sintetizar o binômio das vocações que marcaram a sua trajetória. Ele era um entusiasta por natureza”, lembrou o Vice-Reitor. 

O COBEM – Realizado no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, o 57º COBEM reuniu mais de 2 mil participantes e contou com a realização de 29 oficinas, oito conferências e 10 simpósios. 

Dos 1.409 trabalhos apresentados durante o COBEM, 158 são de autoria de discentes e docentes do Cesupa. Do total pertinente ao Centro Universitário, 153 trabalhos foram expostos em formato de pôster e cinco foram apresentados oralmente. Vários desses trabalhos receberam menção de destaque no Congresso por obterem nota superior a 8,5 na análise da Comissão de Avaliação do Congresso. 

Além das atividades científicas, o COBEM também contou com uma edição das “Olimpíadas de Simulação”, proposta que envolveu 12 alunos da graduação em Medicina do Cesupa, divididos em três equipes. Ao todo, 15 equipes disputaram as olimpíadas na realização de tarefas que reproduziam o cotidiano do que é aprendido durante as aulas teóricas e práticas. 

Após as disputas em chaves, duas das três equipes formadas por alunos do Cesupa concorreram na grande final. “Foi uma experiência incrível! Deu para perceber o quanto o Cesupa nos prepara para as provas de residência, como para as nossas vidas profissionais”, contou a estudante Melyna Rocha. 

A professora Milena Caldato, coordenadora do curso de Medicina e integrante da Comissão Organizadora Local falou sobre a relevância do evento. “O COBEM Belém 2019 foi uma experiência muito importante para a Educação Médica do nosso Estado e para o Cesupa, que esteve diretamente envolvido no Congresso há um ano. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação. Pensamos em organizar um evento interno, nos moldes “Ecos do COBEM” para que todos possam ter a oportunidade de conhecer o que nossa Instituição levou para o evento”, disse Milena. 

Texto e foto: Lali Mareco
03 de outubro de 2019