Notícias

Ação organizada por alunos de Psicologia promove acolhimento nas unidades



Chamar atenção para a valorização da vida. Esse foi o objetivo dos alunos do curso de Psicologia em uma ação realizada nesta sexta-feira (04) em todas as unidades do Cesupa. Com o apoio da coordenação do curso e do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), os alunos receberam todos os que chegavam nas unidades com sorrisos, abraços e distribuição de mensagens de incentivo. 

A ideia partiu dos próprios alunos, que prepararam todo o material desde o início de setembro. Além das mensagens de apoio e estímulo, foram distribuídos folders informativos da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), com informações sobre locais que oferecem suporte em casos de depressão, como o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Baseados em dados levantados pelo SAE, os futuros psicólogos quiseram realizar algo que fugisse do formato de palestra para abordar as questões importantes sobre saúde mental. “É importante saber que temos que falar sobre o que sentimos. Ter esse contato mais direto com as pessoas mostra que existe uma oportunidade de apoio e que não estamos sozinhos”, disse a estudante Maria Carolina Lourenço, que está no 2º período do curso. 

“A ideia de fazer nessa primeira semana de outubro era para coincidir com o lançamento de notas, que é um período que os alunos estão mais cabisbaixos, para acolher e chamar a atenção para a saúde mental. Além, claro, de lembrar que esse cuidado tem que ocorrer em todos os meses, não só em setembro”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia, Nilzabeth Coelho.

Texto: Anaís Moraes com supervisão de Lali Mareco | Foto: Arquivo pessoal
04 de outubro de 2019