Notícias

Conceito Enade reafirma compromisso do Cesupa com a excelência



Divulgado na última sexta-feira (04), o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 revalida o desempenho positivo dos cursos de Administração, Direito e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Cesupa. No relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cursos de Administração e Direito apresentam a nota máxima 5 e o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda o conceito 4, considerado ótimo. O resultado mantém o relevante desempenho obtido na edição anterior do Exame, realizada em 2015, o que reforça e fortalece a continuidade de um trabalho desenvolvido em busca da excelência da qualidade no Ensino Superior. 

“Com esse resultado, o Cesupa sinaliza para a sociedade que permanecemos comprometidos com um projeto educacional que forma e transforma. Alcançamos esse patamar no campo da avaliação oficial sem nos desviarmos de eixos diferenciais de formação, como o empreendedorismo, a inovação metodológica, a individualização dos itinerários formativos dos alunos, mediante a inserção do Cesupa em consórcios e parcerias nacionais e internacionais, entre outras estratégias”, analisa o reitor do Cesupa, Sérgio Mendes. 

O Enade é uma das avaliações utilizadas pelo Ministério da Educação para mensurar o nível de qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) no país. O conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos estudantes que, prestes a concluir graduação, realizam a prova.  A escala que compõe o conceito vai de 1 a 5. O exame aplicado em 2018 envolveu os cursos de bacharelados na área de Ciências Sociais Aplicadas, que no Cesupa envolve Administração, Direito e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Cenário – 8.821 cursos de 1.791 instituições foram avaliados no último Enade. De forma comparativa, o conceito 5 obtido pelos cursos de Administração e Direito colocam o Cesupa no grupo de apenas 3,3% de IES privadas em todo o Brasil que obtiveram nota máxima no Enade em seus cursos.  O resultado ainda coloca o curso de Administração em 1º lugar entre os 12 cursos oferecidos em Belém, além de figurar na 1ª colocação entre todas as IES privadas do Pará e das Regiões Norte/Nordeste na comparação entre os cursos de Administração.

Os dados mostram também que, com o resultado, o curso de Direito ocupa o 1º lugar entre as 20 IES públicas e privadas do Pará. O conceito 5 também coloca o curso em 2º lugar entre todos os ofertados por IES privadas na Região Norte e em 14º lugar entre as instituições privadas em todo o país.

Já a nota alcançada pelo curso de Publicidade e Propaganda, insere a graduação na lista das três melhores entre as 6 ofertadas por IES privadas no Pará. Considerando as Regiões Norte e Nordeste, o curso figura na 8ª colocação em uma lista de 53 oriundos de instituições privadas.

Para o reitor do Cesupa, o desempenho no Enade traduz o compromisso na promoção de uma educação superior de qualidade. “O resultado divulgado pelo Inep coloca o Cesupa em posição de destaque junto com as principais IES públicas e privadas do cenário nacional. Os conceitos obtidos no Exame representam a validação dos caminhos pelos quais o Cesupa escolheu trilhar”, observa Sérgio Mendes.  

Texto: Lali Mareco
11 de outubro de 2019