Notícias

Clínica de Direitos Humanos participa de treinamento da ONU para atendimento de refugiados



Membros da Clínica de Direitos Humanos do Cesupa participaram na última quarta-feira (24), de um treinamento oferecido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em Belém, a convite da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (SEJUDH) e do Centro Universitário. A capacitação envolveu tópicos de atuação na proteção à pessoa refugiada. 

O treinamento abordou normas internacionais sobre proteção dos refugiados e detalhamento de como devem ser realizados os atendimentos aos imigrantes atendidos pela Clínica. Os participantes ainda tiveram explicações sobre os procedimentos realizados no SISCONARE, sistema desenvolvido e utilizado pelo Ministério da Justiça para solicitação e reconhecimento da condição de refugiado. 

Os atendimentos serão realizados pelos alunos da Clínica de Direitos Humanos do Cesupa a partir do encaminhamento dos imigrantes pela SEJUDH. Os estudantes farão o cadastro inicial e o recadastramento dos refugiados no SISCONARE, para que possam ter a proteção internacional de direitos humanos. 

Foto: Arquivo pessoal
30 de outubro de 2019