Notícias

Semana de Empreendedorismo traz vivências do mercado para alunos do Cesupa



Geovane Krug fala durante palestra de abertura.

Inspiração. É isso que os participantes da 5ª Semana de Empreendedorismo podem esperar pelos próximos dias. Com uma programação que contempla minicursos, desafios e palestras, o evento traz ao Cesupa a diversidade de conhecimentos necessários no mundo dos negócios. Iniciada nessa segunda-feira (04), a Semana de Empreendedorismo segue até sexta (08) na Argo e ainda recebe inscrições pela internet.

Organizado por estudantes do 6º período do curso de Administração, o evento envolve cerca de 200 inscritos. Além da Administração, também é possível encontrar pelas atividades alunos de Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção, o que mostra a amplitude da grade de assuntos abordados na programação.
Para conduzir as atividades foram convidados profissionais de diferentes perfis. Empresários, professores, servidores públicos e gestores participam da programação compartilhando não só experiências, mas também ideias de como conduzir carreiras e atuações pontuais em cenários como investimento de ações, empreendedorismo, marketing digital, e muitos outros. 

Além da troca de ideias, outra forma de absorção de aprendizado durante a Semana de Empreendedorismo é por meio da participação nos desafios. Solucionare, Só Track Boa e Solucionando Cases Empresariais são as atividades em que os estudantes vivem as experiências de resolver problemas reais apresentados pelas empresas Casa Mia/Spot, Roma e Suzano, respectivamente. 

“O foco é trazer situações de mercado. Trazer pessoas que estão no mercado e têm muito a dividir para que os alunos possam ter o máximo de contato dentro desta semana para ir buscando o foco nas competências. Estamos saindo de um lado puramente de correlação teoria/prática e focando muito no desenvolvimento de competências, tanto comportamentais quanto atitudinais para que eles possam se tornar profissionais cada vez mais capacitados”, explica o coordenador do curso de Administração, Caio Fanha. 

Abertura – Para iniciar a participação dos palestrantes convidados, o evento recebeu o diretor geral da BRKBrokes, da CBB Logística e da GBorba ADM, Geovane Krug. De forma leve e divertida, o empresário dividiu com os estudantes um pouco da sua trajetória profissional, iniciada aos 16 anos como aprendiz no interior do Rio Grande do Sul, até hoje como diretor de um conglomerado de empresas no interior paulista. 
Na conversa, Geovane falou como suas experiências profissionais pelo funcionalismo público e também por multinacionais o fizeram ter o impulso de se tornar empreendedor. “Saiba onde você está e aonde quer chegar. Administração é a arte do bom senso”, disse o empresário ao público que lotou o auditório na noite de segunda-feira. 

“Encontros como esse vão na direção de reafirmar o que estamos tentando fazer aqui no Cesupa. Se uma vida se transformar nessa noite com a fala do Geovane, nós já estamos felizes. O tema da gestão está em todas as carreiras. Que esta semana possa valer mais do que as semanas triviais de vocês”, falou o reitor do Cesupa aos estudantes. 

A programação completa da Semana de Empreendedorismo do Cesupa pode ser acompanhada pelo Instagram da organização. Já inscrições para os minicursos e desafios podem ser feitas pelo site do evento. As palestras são gratuitas e abertas ao público. 

Texto e foto: Lali Mareco
05 de novembro de 2019