Notícias

Ecos do COBEM reúne professores de Medicina para debates sobre o ensino



No último sábado (09), o curso de Medicina reuniu parte de seu corpo docente durante o encontro “Ecos do COBEM”.  O evento teve como proposta a socialização e o debate dos temas discutidos e apresentados por professores e alunos do curso de Medicina do Cesupa durante o 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado em Belém nos meses de setembro e outubro. 

Durante a manhã foram apresentados trabalhos sobre avaliação, comunidade, competência no manejo das doenças crônicas e desenvolvimento docente.  “Durante o COBEM tivemos contatos com trabalhos que muitos professores não tinham conhecimento que eram desenvolvidos aqui dentro.  Percebemos com o que vimos durante o congresso que temos um certo know how e que isso precisa ser sociabilizado. A ideia hoje é justamente proporcionar essa troca de experiências e até mesmo a mudança de alguns paradigmas”, explicou a coordenadora do curso, Milena Caldato. 

Resultados - Dos 1.409 trabalhos apresentados durante o COBEM, 158 foram de autoria de discentes e docentes do Cesupa. Do total pertinente ao Centro Universitário, 153 trabalhos foram expostos em formato de pôster e cinco foram apresentados oralmente. Vários desses trabalhos receberam menção de destaque no Congresso por obterem nota superior a 8,5 na análise da Comissão de Avaliação do Congresso. 

Além das atividades científicas, o COBEM também contou com uma edição das “Olimpíadas de Simulação”, proposta que envolveu 12 alunos da graduação em Medicina do Cesupa, divididos em três equipes. Ao todo, 15 equipes disputaram as olimpíadas na realização de tarefas que reproduziam o cotidiano do que é aprendido durante as aulas teóricas e práticas. Após as disputas em chaves, duas das três equipes formadas por alunos do Cesupa concorreram na grande final.

Texto e foto: Lali Mareco
11 de novembro de 2019