Notícias

Comitê de Habilidades Clínicas chega ao 11º curso teórico-prático



Fundado há 7 anos, o Comitê de Habilidades Clínicas do Cesupa (CHC Cesupa) realiza até o dia 30 de novembro a 11ª edição de seu curso teórico-prático. Envolvendo estudantes de Medicina do Cesupa e de outras Instituições de Ensino Superior de Belém, o curso tem duração de quatro finais de semana, em que são abordados oito sistemas básicos: Cardiovascular, Respiratório, Nervoso, Locomotor, Pele e anexos, Digestório, Endócrino e Urinário.

O curso, iniciado em outubro, conta com 45 participantes. Durante os quatro finais de semana de duração o curso conta com aulas teóricas, sempre às sextas-feiras, e práticas, aos sábados, para a abordagem dos oito sistemas propostos. “Nosso curso já se tornou uma referência, graças a forma como o ensino da semiologia é abordado aqui no Cesupa”, explica o presidente do CHC, Augusto Cardoso. 

Executado como um projeto de extensão do curso de Medicina do Cesupa, o CHC foi criado para propagar o ensino da semiologia médica a nível acadêmico. Nesse sentido, o comitê desenvolve estudos, testes e manobras dos diferentes sistemas em busca de um diagnóstico específico de alguma doença. Formado por 24 membros, divididos entre monitores e coordenadores, o CHC conta com a orientação de professores do curso para o desenvolvimento de suas atividades.

Somente estudantes do curso de Medicina do Cesupa, entre o 4º e o 11º período, podem ingressar no Comitê e para isso é necessário participar do Processo Seletivo. Os interessados em fazer parte do CHC em 2020 já podem se inscrever para a seleção que será realizada nos dias 06 e 07 de dezembro. As informações sobre o procedimento de inscrição podem ser consultadas no perfil do CHC Cesupa no Instagram

Texto e foto: Lali Mareco
11 de novembro de 2019