Notícias

Comuniquê retorna com uma programação profissional, extensa e elogiada



Com uma incrível programação de três dias, o 6º Comuniquê - Semana Acadêmica de Comunicação do Cesupa, fez o seu grande retorno. A Semana sempre é organizada pelos alunos de Publicidade e Propaganda, porém essa edição foi a primeira sendo projeto da Agência Escola Storm, sob orientação da professora Thatianne Sousa. Do dia 18 a 20 de novembro, a Semana trouxe um tema em voga: “A comunicação na cultura digital: da produção ao consumo em tempos de algoritmos”.

Cada dia partia de subtemas relacionados ao tema principal: na segunda discutiu-se sobre design e audiovisual, na terça sobre mercado e empreendedorismo para na quarta finalizar sobre produção de conteúdo para internet. O evento contou com mais de 20 convidados, todos profissionais atuantes do mercado comunicacional, como Trisha Guimarães, jornalista e blogueira no “A casa como ela é” e Thiago Ferreira, responsável pelo comercial da agência Matapi Marketing.

Na expectativa de promover aos inscritos compartilhar diferentes perspectivas e experiências da área de comunicação entre estudantes e profissionais, o Comuniquê objetiva oferecer discussões sobre novos caminhos no contexto virtual e suas oportunidades dentro do mercado regional.

“Como profissional, olhado de fora o que foi produzido, os convidados que vieram de forma voluntária apenas pela paixão de compartilhar conhecimento, foi despertar o interesse das pessoas em observar o que é cultura digital, o conteúdo e desafios que a gente tem agr e a relevância de ter sido percebido pela comunidade externa, além da interna", aponta Thatianne, que orientou os alunos na organização do evento.

"Organizar um evento requer muitos detalhes, desde a criação do tema até ter que saber qual dos convidados vão precisar de vaga de estacionamento", conta Higor Borges, aluno de Publicidade e integrante da comissão organizadora do Comuniquê. Desde fevereiro deste ano, os alunos do 6º período planejaram essa edição, desde o planejamento de campanha, avaliado e aprovado pela coordenadora da graduação Erika Oikawa. Higor mesmo cansado depois do evento, ainda assim afirma que viveria tudo de novo. "Saí da minha zona de conforto. Tive que resolver coisas que achei que jamais precisaria, o que me motivou demais, porque me fez perceber que a gente pode ser bom em diversas coisas, basta ir atrás e fazer com empenho", concluiu.

Não faltou admiração pela programação. "Foram abordados assuntos que não vemos em sala de aula e além de bem atuais e necessários de termos um conhecimento maior, por meio de palestras e oficinas dadas por profissionais que são referência no mercado, isso nos deixa muito motivados", pontuou Victória Kalume, aluna do 4º período de Publicidade e Propaganda do Cesupa. Elizandra Ferreira, aluna de jornalismo da UFPA, conta que já tinha participado de palestras nas edições anteriores, mas que essa foi a primeira vez participando no evento completo. "Amei a programação, foi isso que me chamou atenção. Muito relevante para o mercado atual, não só publicitário, como jornalístico. Esses três dias irão acrescentar muito no meu último semestre de faculdade, projeto de TCC e entrada no mercado de trabalho", revela.

Aprendizado na prática - Há 6 anos, a Agência Escola Storm oferece serviços de comunicação para o público externo e interno, permitindo que alunos de Publicidade e Propaganda apliquem os conhecimentos adquiridos durante as aulas e desenvolvam as habilidades técnicas e profissionais exigidas pelo mercado. Os alunos podem participar da agência desde o 1º período do curso como voluntários, além do estágio supervisionado durante o 6º período. A Agência funciona de segunda a sexta, das 14h às 18h na Unidade Cesupa Alcindo Cacela I - Argo, no 4º andar. 

Texto: Anaís Moraes com supervisão de Lali Mareco | Foto: Hélio Souza
22 de novembro de 2019