Notícias

#QuebreOciclo propõe debate sobre violência contra a mulher



A necessidade do debate acerca da violência contra a mulher fez com que um grupo de alunas se mobilizasse e apresentasse ao Cesupa uma proposta de eventos que motivassem a discussão sobre o tema. Acolhida pela Clínica de Direitos Humanos, pelo Serviço de Apoio ao Estudante, pela Coordenação de Graduação do Cesupa e com apoio do Centro Acadêmico Otávio Mendonça, a ideia resultou em uma programação que teve início nesta semana e seguirá até o dia 28 de novembro. 

Chamada de #QuebreOciclo: diálogos no Cesupa sobre violência contra a mulher, a programação conta com rodas de conversa nas cinco unidades da Instituição, com duas edições do Cine Debate e também com uma oficina sobre atendimento à mulher vítima de violência doméstica. A proposta é envolver alunas do Cesupa, de diferentes cursos, em torno da discussão do tema.

Uma das estudantes envolvidas no projeto é Ana Luiza Freitas. Foi dela a iniciativa de propor a realização dos eventos e tem reunido outras estudantes para participar da programação. “As pessoas não estão acostumadas a saber que isso pode acontecer com qualquer pessoa, até alguém que é próximo.  Se a gente conversa, tem a oportunidade de identificar pontos que devem ser observados em um relacionamento abusivo”, explica Ana Luiza. 

“A violência precisa ser combatida e a principal forma de combate é a denúncia. A orientação é importante nesses casos e a proposta desses encontros é ouvir as estudantes”, conta a psicóloga Mariene Casseb. 
A programação do #QuebreOciclo continua. Consulte as próximas atividades:

Dia 26/11/2019 
Roda de conversa
Unidade Almirante Barroso | Sala CEMEC 
Às 18h, com a Psicóloga Wandria Mescouto 

Dia 28/11/2019
Roda de conversa
Unidade José Malcher | Sala 3F
Às 13h, com a psicóloga Jenifer Muniz 

Dia 28/11/2019
Cine Debate
Unidade Unidade Alcindo Cacela 1, sala 13
Às 18h, com a psicóloga Vanusa Barra e membros da Clínica de Direitos Humanos.


Texto e foto: Lali Mareco
22 de novembro de 2019