Notícias

Alunos de Arquitetura e Engenharia Civil apresentam resultados de projetos desenvolvidos no semestre



Nos últimos dois dias, alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil apresentaram uma série de trabalhos planejados durante o semestre. O resultado foi conferido por professores e convidados durante a realização das II Mostra dos projetos Integradores do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da II Mostra dos projetos Integradores do Curso de Engenharia Civil, realizadas no auditório da Unidade Alcindo nos dias 25 e 26 de novembro, respectivamente. 

Os trabalhos foram elaborados tendo como base os conteúdos trabalhados nos três módulos de conhecimento do 2º semestre dos cursos. Em Arquitetura e Urbanismo, os módulos são: Caminhando pela história II, Técnicas e tecnologias de representação do mundo II e Práticas de Projeto – A produção da casa. Já em Engenharia Civil, os módulos discutidos foram: Modelagem Física Aplicada II, Métodos Matemáticos Aplicados II e Engenharia Sustentável. 

O desafio lançado aos alunos de Arquitetura teve como tema "Projetos Arquitetônicos Residenciais - A produção da casa". Com isso foram convidados três clientes reais para que os estudantes pudessem elaborar os projetos residenciais. Após uma entrevista, os grupos conheceram as necessidades e desejos de cada cliente para, a partir daí, iniciarem o desenvolvimento dos projetos. Na apresentação eles pontuaram as decisões tomadas em suas propostas passando desde utilização de espaço, localização de ambientes, até opção pelo material sugerido. Todos os projetos apresentados foram avaliados pelos clientes, pelos professores e convidados. 

Na Engenharia Civil, a intenção de aliar conceitos de sustentabilidade com engenharia. Cada grupo ficou responsável por ambientes distintos, desde habitações populares e de educação até ambiente fabril, como canteiro de obras. Partindo da análise de problemas pré-existentes, os alunos tiveram que propor soluções e calcular os custos-benefícios e ao final expor em um site, para que pudesse ter uma interação com o cliente. Os professores presentes fizeram colocações importantes para cada equipe, sinalizando pontos fortes e fracos, dando por vezes sugestões na troca de materiais envolvidos nos projetos como exemplo de tintas com isolamento térmico para usar em uma casa com madeira aparente.

“Nossa equipe ficou com o condomínio vertical e no processo tivemos contato com muitos engenheiros, além de aprender na prática como proceder. Correr atrás propostas e orçamentos, ver se era realmente viável e se não é… Então já nos sentimos ambientados no mercado de trabalho e do que é engenharia civil”, conta Ana Beatriz Almeida, que apresentou uma proposta de renovação do espaço condominial com sistema de captação da água da chuva, painel solar, telhado verde, entre outros. Uma inovação também trazida pelo grupo foi a divulgação do site do projeto com um Código QR. “Temos um site com um nome complicado, então para facilitar o acesso para os nossos clientes trouxemos essa tecnologia com o intuito de compartilhar com mais facilidade.”, explica Ana Beatriz.

Situações-problema - Esses projetos integrados expostos na Mostra, fazem parte do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (do inglês, Problem Based Learning - PBL) de avaliação, como o próprio nome diz, constrói conhecimento partindo de discussões em cima de problemas reais. Para o professor Gustavo Cardoso, um dos responsáveis pela comissão avaliadora dos projetos, o objetivo foi alcançado. “Permitiu que os alunos pudessem integrar conceitos que eles viram ao longo do semestre, em vários módulos, trazendo isso para realidade de cada ambiente, sem falar da experiência que eles têm no sentido das atitudes e posicionamentos no processo do projeto, que eles devem ter”, comenta orgulhoso.

Texto: Anaís Moraes e Lali Mareco | Foto: Lali Mareco
27 de novembro de 2019