Notícias

Integra apresenta resultados de projetos interdisciplinares de Psicologia



Alunos do curso de Psicologia participaram nos dias 04 e 05 de dezembro do Integra - Mostra de projetos interdisciplinares da Psicologia. O evento foi uma oportunidade de os estudantes compartilharem como foi a construção, a entrega e o resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre abordando diferentes tipos de deficiência. O Integra foi realizado no auditório da Unidade José Malcher e reuniu convidados, além de professores e alunos de Psicologia.

“Desde a execução da ação os alunos já estavam realizando a avaliação das atividades. Isso auxiliou na medição do impacto dessas atividades, para que eles tivessem o retorno do que estava sendo feito. A partir daí eles fizeram um artigo em formato de relato de experiência e estão apresentando isso durante o Integra”, explicou a coordenadora do curso Nilzabeth Coelho.

Entre as ações foram abordados temas como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, deficiência auditiva, deficiência visual e deficiência motora. As abordagens ocorreram no Cesupa e também na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho. O público-alvo das ações envolveu estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, colaboradores e até professores do Cesupa.

Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes utilizaram os conhecimentos adquiridos nos módulos de inclusão e acessibilidade, comportamento organizacional, fundamentos epistemológicos e históricos da Psicologia e psicobiologia do comportamento humano. “Os projetos foram muito bem pensados, executados e elaborados. As ideias foram originais e os alunos estudaram bastante para realizar tudo isso”, comentou Nilzabeth. 

Texto e foto: Lali Mareco
05 de dezembro de 2019