Notícias

Compliance é discutido em evento no Cesupa



O Cesupa sediou nesta quinta-feira (12), a III Jornada de Compliance do Pará. Com cinco painéis de discussão, o evento envolve estudantes e profissionais do Direito de diferentes cidades do país para debater o tema. A jornada, realizada desde 2017, nesta edição conta com a organização dos escritórios Amanda Ramalho Advocacia e Mendes Advocacia e Consultoria. 

A importância do compliance para a efetivação da Lei Geral de Proteção de Dados, compliance ambiental, compliance tributário, compliance e gestão e compliance trabalhista são os desdobramentos do tema abordados durante o evento. “O compliance consegue juntar o Norte e o Sul do país em uma discussão única. A presença dos convidados que falam hoje no evento é justamente trazer um pouco dessa vivência prática, dividindo essa experiência sobre o tema”, explicou a professora Amanda Ramalho. 

Tendo como tradução livre o significado de “estar em conformidade com”, o compliance tem sido cada vez mais discutido tanto na esfera pública como na esfera privada. A prática do compliance garante que as instituições cumpram a legislação a qual se submetem, preservando assim o princípio ético.  “Essa programação foi pensada com muito carinho. Organizamos as mesas com a abordagem de temas variados e professores de outros estados para dividirem o conhecimento conosco de maneira ampla”, observou o professor Felipe Mendes. 

Compondo a mesa de abertura do evento, a representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Luíza Tuma ressaltou a importância da presença do Estado nesse tipo de evento. “A observação da Lei é necessária em todos os aspectos, por isso a necessidade de termos o Estado atuando nesse tipo de evento e discutindo com instituições públicas e privadas. As boas práticas precisam ser difundidas”, disse Luíza. 

Todos os detalhes sobre a III Jornada de Compliance podem ser acompanhados pelo Instagram do evento no endereço @jornadadecompliance

Texto e foto: Lali Mareco
12 de dezembro de 2019