Notícias

Concluintes do 2º semestre de 2019 participam de Cerimônias de Colação de Grau



As últimas três noites foram marcadas por momentos de alegria e despedidas para cerca de 500 concluintes de 11 cursos do Cesupa. Dos dias 21 a 23, o Centro Universitário realizou as solenidades de Colação de Grau das turmas concluintes do 2º semestre de 2019, lotando o auditório do Hangar – Centro de Convenções em quatro cerimônias que marcaram mais um momento importante na história da instituição e daqueles escolheram o Cesupa para suas graduações.  

A primeira cerimônia foi destinada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Representando todos os formandos, a cirurgiã-dentista Carolina Martins foi a oradora da solenidade e lembrou das transformações vividas ao longo da graduação. “Nesse período vivenciamos inúmeras coisas. Nosso esforço para chegar até aqui não foi em vão. Nosso diploma representa muito mais que um título, representa tudo aquilo que vivemos na faculdade e tudo aquilo que nos tornamos”, disse Carolina.  

Já a segunda solenidade envolveu os concluintes do curso de Direito, que teve como orador o bacharel Victor de Medeiros que também apresentou em sua fala um tom de alegria e reflexão. “Hoje é um dia para celebrar, e muito, pois estamos colhendo os frutos de 5 anos de muito esforço. O Cesupa me mudou e eu sou muito grato pelo tempo que passei na instituição”, falou o colando em um trecho de seu discurso. 

O segundo dia de Colação de Grau foi reservado aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Escolhido como paraninfo da solenidade, o professor do curso de Ciência da Computação Fábio Ferreira fez o discurso de despedida aos formandos. “Ter chegado aqui, independentemente do tempo de duração ou dos tropeços no caminho, é um símbolo que indica a vitória de cada um. A partir deste dia vocês são formados em seus respectivos cursos e serão encaminhados ao mercado. Tenho certeza que lá vocês também vencerão”, celebrou o professor. 

“Não existem triunfos sem dores. Não há vitória sem sofrimento e nem liberdade sem sacrifício. Vitórias pertencem àqueles que acreditam nelas por mais tempo. Há tempo para tudo. Houve tempo para vocês descobrirem o quanto é fascinante aprender em grupo, onde vocês eram os protagonistas das temáticas e seus tutores, os condutores do aprendizado. Vestir essa beca é motivo de sobra para que jamais se aquietem”, disse o paraninfo da última Cerimônia de Colação, destinada aos concluintes de Medicina, professor Nelson da Penha. 

Todas as solenidades foram encerradas pelo reitor do Cesupa, Sérgio Mendes que agradeceu as famílias pela confiança na escolha da instituição em uma etapa tão importante na vida dos estudantes.  “O Cesupa é muito grato a vocês. Ninguém forma um filho se esse projeto não fora da família, especialmente em uma instituição particular. O Cesupa só é e só se mantém firme na caminhada em razão de vocês. Não haveria outro sentido”, disse o reitor ao citar os familiares. 

Texto: Lali Mareco | Foto: Catarina Nefertari
24 de janeiro de 2020