Notícias

Cesupa ingressa em rede de metodologia utilizada pelo MIT



Em seu segundo ano de atividades, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Cesupa obtiveram uma importante conquista. As graduações receberam o aceite da CDIO Iniciative, uma rede colaborativa mundial que busca conceber e desenvolver uma nova visão no ensino da engenharia e arquitetura. Com isso, o Cesupa passa a ser a única Instituição de Ensino Superior das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a ser qualificada pela metodologia CDIO. 

Baseada no contexto de conceber, projetar, implementar e operar sistemas e produtos do mundo real, a metodologia CDIO utiliza ferramentas ativas de aprendizado para preparar os estudantes com conhecimentos técnicos, além de habilidades comunicativas e profissionais. Considerando esses pilares, as principais escolas de engenharia dos EUA, Europa, Canadá, Reino Unido, África, Ásia e Nova Zelândia formaram a CDIO Iniciative. 

Trajetória – Desde a concepção, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo são focados na Iniciativa CDIO. Porém, para obter o aceite na rede, foi necessária a comprovação de que a iniciativa era adotada no cotidiano das graduações. Para isso a coordenadora dos cursos, Andreia Conduru apresentou os resultados obtidos nos primeiros semestres do curso, durante o III CDIO Brazilian Meeting e o VII CDIO Latin America, realizados no ano passado em Araçatuba (São Paulo) e Puerto Montt (Chile). As apresentações foram parte do processo de validação da entrada do Cesupa na iniciativa. Para chegar até a aprovação, os cursos foram analisados na esfera nacional, latino-americana e mundial do CDIO. 

“Agora os dois cursos são membros de uma iniciativa internacional, desenvolvida pelo MIT, no que tange a excelência no ensino de engenharia e arquitetura. O impacto para os nossos alunos é que eles participam e desenvolvem aqui no Cesupa a mesma metodologia de ensino de Engenharia e Arquitetura das melhores e mais conceituadas instituições de ensino do mundo”, explica Andreia. 

Atualmente mais de 120 universidades do mundo adotam a metodologia no ensino da engenharia, sendo apenas seis delas brasileiras. Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford University, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Singapore Polytechnic e o Instituto Militar de Engenharia são algumas das instituições que fazem parte da Iniciativa CDIO. 

Texto: Lali Mareco | Foto: Produtora Escola Nimbus
24 de janeiro de 2020