Notícias

Calouros são recebidos com programação de acolhimento



Um novo ano letivo começa e com ele o Cesupa recebe calouros e veteranos. Para apresentar aos novos universitários a dinâmica, as instalações e as possibilidades do futuro que os aguarda nesse ambiente, as coordenações dos cursos de graduação do Cesupa prepararam uma programação especial. 

A largada da semana de acolhimento foi dada no dia 27 de janeiro, com os calouros de Medicina. Os novos estudantes foram apresentados aos professores, conheceram as especificidades do curso como a metodologia PBL e finalizaram a programação na cerimônia do jaleco, realizada no dia 31 de janeiro, no Belém Hall. Presente na cerimônia do curso de Medicina, o vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Filho recebeu os novos alunos. “O Cesupa é a nova casa de vocês. Meu papel é de reafirmação do compromisso institucional em torno deste projeto educacional. Os gestores do Cesupa estão e estarão sempre vigilantes em torno desse projeto. Agradeço, sobretudo às famílias, pela confiança na nossa Instituição”, disse João Paulo. 

Evento muito aguardado entre os cursos da Área da Saúde, a cerimônia do jaleco já se tornou tradição e se repetirá durante os próximos dias. Nesta terça-feira (04), os alunos de Odontologia participarão da cerimônia, às 10h no auditório do Campus José Malcher. Já na sexta-feira (07), será a vez dos calouros de Fisioterapia participaram da cerimônia que ocorrerá às 8h na Unidade Clínica de Fisioterapia. O curso de Psicologia realiza a cerimônia de iniciação ao curso no dia 07 às 18h, no auditório do Campus José Malcher. Já o curso de Enfermagem entrega os jalecos aos alunos no dia 14 de fevereiro, às 8h30, também no auditório do Campus José Malcher.   Além das cerimônias, os cursos organizaram um calendário específico para a primeira semana de aulas, que pode ser consultado aqui

Entre os cursos da Área de Ciências Sociais Aplicadas, a programação também conta com momentos simbólicos, além de atividades de integração, dinâmicas, conversas e apresentações que seguem durante toda a semana. O Curso de Publicidade, por exemplo, convidou alguns egressos para dividirem suas experiências com os alunos que chegam agora. Nesta terça-feira (04) o curso de Administração realiza o Solucionare, momento em que os calouros serão desafiados a apresentar propostas para um problema vivenciado dentro de uma empresa parceira do Cesupa. Para animar a chegada dos novos alunos, o curso do Direito realiza, também no dia 04, uma dinâmica para que os conhecimentos dos calouros sejam testados de forma divertida.  Na sexta-feira (07) será a vez dos recém-chegados ao curso de Arquitetura participarem da cerimônia do escalímetro. 

Já na Área das Ciências Exatas e Tecnologia, o dia 07 de fevereiro será movimentado com uma série de cerimônias que fecham a semana de acolhimento. Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Engenharia Civil realizam durante toda a manhã o encerramento da semana de acolhimento com chave de ouro, proporcionando aos calouros momentos especiais junto a seus familiares. Vale lembrar que a programação também tem atividades que envolvem alunos de vários cursos, como a que será realizada na quarta-feira, com o Projeto Amigos de Belém. Os detalhes de toda a semana de acolhimento, bem como o horário de aulas podem ser consultados a qualquer momento pelos alunos. 

Líria Almeida, caloura de Psicologia retrata bem o sentimento para os próximos dias. “Quero viver todas as experiências preparadas para os calouros. Acho que o Cesupa vai suprir todas as expectativas que tenho. Espero que esses próximos anos somem muito para a profissão que eu escolhi. Espero que o Cesupa me dê o combustível para alcançar o meu grande objetivo”, contou Líria ao lado das novas colegas de turma. 

Texto: Lali Mareco | Foto: Catarina Nefertari
03 de fevereiro de 2020