Notícias

Cerimônia marca a entrega de certificado aos concluintes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional 



Na noite desta quinta-feira (20) o Cesupa realizou a 1ª cerimônia integrada de encerramento das turmas de 2020 de seus Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional.  35 concluintes dos programas de Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Endocrinologia e Metabologia, Reumatologia, Medicina Intensiva, Atenção Básica – Saúde da Família e Neurologia participaram do evento, ocorrido no auditório do Campus Alcindo Cacela II. 

Compuseram a mesa de abertura da cerimônia o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho; a representante da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Rosa Carvalho; a coordenadora da Comissão de Residência Médica do Cesupa, Cybelle Pereira; o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional do Cesupa, Leonardo da Costa; a vice coordenadora da Comissão de Residência Médica do Cesupa, Milena Caldato; a vice coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do Cesupa, Viviane Almeida; a representante dos residentes médicos, Isadora da Silva e a representante dos residentes multiprofissionais, Samantha Caldas. 

A palavra de despedida em nome dos concluintes médicos foi dada em nome da agora especialista em Clínica Médica, Isadora da Silva. “Esse momento representa uma grande vitória, levaremos as lembranças boas e ruins desses dois anos de trabalho. Hoje damos uma resposta positiva para a sociedade, mostrando que estamos prontos”, disse a oradora. A cerimônia marcou a formatura da primeira turma de residentes em Clínica Médica e Medicina Intensiva do Cesupa, se tornando um marco na história dos programas. 

Representando todos os concluintes do programa multiprofissional, a enfermeira Samantha Caldas, que também é egressa da graduação do Cesupa, lembrou os aprendizados vividos ao longo das mais de 5 mil horas de atividades de dedicação exclusiva aos serviços. “O caráter multidisciplinar nos ensinou a aprender, a interagir. Nos construímos e nos reinventamos como profissionais e pessoas. Os programas multidisciplinares do Cesupa são inovadores e ousados. Essa ousadia nos levou a experiências únicas”, disse a especialista em Atenção Básica – Saúde da Família. 

Em nome da Sespa, Rosa Carvalho reconheceu a dedicação dos residentes. “Hoje nós só podemos agradecer pelo tempo, pelo empenho e pelo cuidado de todos vocês com os pacientes. Tenho certeza que vocês saem dessa etapa como novos profissionais, novas pessoas”, disse a coordenadora estadual de Educação na Saúde do Estado do Pará. 

O evento também foi momento de homenagear os preceptores que contribuíram para a formação dos novos especialistas, estando presentes no dia a dia durante a formação nos cenários de atuação prática fora do Cesupa, como os hospitais e unidades de saúde. 

A oferta de vagas em residência no Cesupa foi iniciada em 2015, com três serviços voltados para a área médica, número que foi ampliado nos anos de 2015 e 2016 com a oferta de cinco novos programas. Foi em 2017, o Centro Universitário passou a ofertar vagas nos programas multiprofissionais, expandindo a atuação na área de pós-graduação em saúde, juntamente com os mestrados profissionais em Ensino em Saúde – Educação Médica e em Clínica Odontológica. 

“Não é comum uma instituição privada ofertar vagas de residência e o Cesupa é um ponto fora da curva nesse sentido. Esse investimento em residências não é um favor que estamos fazendo, é um princípio do Cesupa. A residência desempenha um papel importante dentro da nossa instituição no sentido da integração, que vemos hoje aqui entre Residência Médica e Multiprofissional, e que se dissemina nas atividades de ensino e serviços dentro do Cesupa também nas graduações”, observou João Paulo Mendes Filho em suas palavras de encerramento da cerimônia. 

Texto e foto: Lali Mareco
21 de fevereiro de 2020