Notícias

Mais de 50 concluintes recebem a Outorga de Grau do curso de Medicina



Devidamente protegida, Letícia Nascimento integrou o grupo que teve a Colação de Grau antecipada. Foto: Arquivo pessoal.

O sonho de receber o diploma de graduação foi antecipado para 55 concluintes do curso de Medicina do Cesupa. Prevista para ocorrer em junho, a Outorga de Grau dos estudantes do último ano do curso de Medicina foi realizada em três atos, ocorridos nos dias 24, 27 e 30 de abril, no campus João Paulo do Valle Mendes. A medida, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), é uma das ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

De acordo com a Portaria nº 383 de 9 de abril de 2020 do MEC, os estudantes do último período do curso que já haviam concluído 75% da carga horária prevista para o internato médico puderam solicitar a antecipação da Outorga de Grau. Visando preservar a saúde dos colandos e colaboradores envolvidos no ato, as Outorgas de Grau ocorreram de maneira diferente do modelo tradicional. Sem que fosse preciso descer do carro em que estavam, os colandos assinaram a Ata de Colação de Grau para, em seguida, receberem o diploma.

Mesmo com as adaptações necessárias devido ao momento, a celebração não deixou de ocorrer. Enquanto recebiam os documentos, muitos concluintes se emocionavam e celebravam a conquista com familiares que também estavam dentro dos veículos. “Abri o envelope e li a palavra "MÉDICO". Inexplicável... 6 anos e meio de curso passando pela minha cabeça, 2 longos anos de cursinho, 18 anos sonhando que um dia eu seria médico e a partir daquele momento eu já era... Repito, é inexplicável!”, publicou em sua rede social o, agora, médico Erick Castro.

Texto: Lali Mareco | Foto: Arquivo pessoal de Letícia Nascimento
30 de abril de 2020