Notícias

Cesupa realiza campanha de vacinação contra a gripe



250 colaboradores e professores imunizados. Esse foi o saldo de quatro dias de vacinação contra a gripe realizada no Cesupa.
250 colaboradores e professores imunizados. Esse foi o saldo de quatro dias de vacinação contra a gripe realizada no Cesupa. De 22 a 25 de junho, o Centro Universitário integrou o calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2020. A iniciativa foi do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o curso de Enfermagem.

Realizada anualmente pelo Ministério da Saúde (MS), a campanha de vacinação contra a gripe foi reforçada este ano com a declaração da pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda que a imunização contra a gripe não seja eficaz contra a Covid-19, a vacina auxilia na redução da quantidade de casos de Influenza (vírus da gripe) em hospitais, facilitando o diagnóstico preciso para o Coronavírus, diferenciando-o de uma gripe comum.

A técnica em Enfermagem do Trabalho, Suany Oliveira, ressaltou a importância da ação na pandemia. “A campanha é uma medida de proteção coletiva contra a gripe e cumpre das ações de prevenção primária estabelecidas no Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional. Nosso alcance foi completamente satisfatório, já que muitos colaboradores e professores já haviam recebido a vacina na primeira e segunda etapa da campanha na rede pública e na rede privada”, destacou.

As doses aplicadas na campanha do Cesupa foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e tinham como público-alvo todos os professores, de qualquer faixa etária, além dos colaboradores integrantes do grupo prioritário definido pelo MS, que são adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e indivíduos pertencentes ao grupo de risco, que ainda não tomaram a dose nos últimos 12 meses.

A atuação do curso de Enfermagem na campanha foi feita com a participação de professores que integraram a equipe de aplicação e da vacina e gestão da ação junto com a equipe de Enfermagem do setor de Medicina do Trabalho do Cesupa.



Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lali Mareco e Lene Macedo / Foto: Lene Macedo
29 de junho de 2020