Notícias

Cesupa utiliza Lives e Webinars em seus eventos durante a pandemia



O Arraial Junino On-line do curso de Psicologia animou os participantes.

O desafio de se reinventar diante do cenário de pandemia levou instituições de ensino superior privadas a buscarem uma rápida e necessária adaptação para que a aprendizagem permanecesse em movimento. Como alternativa para manter os eventos programados anualmente pelos cursos e continuar oferecendo um ensino de qualidade, o Cesupa aderiu às plataformas digitais e ajustou sua programação presencial ao modelo on-line. 

Ao longo dos últimos meses, muitos eventos virtuais viraram realidade, desde encontros de jornadas e palestras até grupos de meditação e festa junina. Em todos, o objetivo era o mesmo: continuar envolvendo a comunidade acadêmica e manter os alunos engajados e ativos por meio de experiências enriquecedoras, que foram muito além das aulas virtuais.

Nesse contexto, junto às iniciativas promovidas pelos cursos, o Cesupa dedicou-se a inúmeras ações institucionais, prezando também pelo bem-estar emocional da comunidade interna, como o projeto Medita Cesupa e a adaptação das atividades do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), que passou a dar suporte aos discentes por meio de telefone, chat ou videochamada.

CONHECIMENTO ON

O curso de Direito foi um dos pioneiros com a promoção da série de webinars "Direito em tempos de pandemia", além da participação em lives e até no I Congresso Regional Virtual da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. 

Depois foi a vez dos alunos de Fisioterapia, que tiveram acesso a lives com convidados com o tema "Fisioterapia no Cenário da Covid-19" e um inédito e divertido acolhimento virtual na volta às aulas após as férias.

Em Odontologia, o centro acadêmico do curso teve a iniciativa do "Encontro Beneficente das Jornadas" juntamente com a Universidade Federal do Pará que, além de oferecer palestras com profissionais da área, ainda doou cestas básicas para famílias ribeirinhas da nossa região. Outro evento especial foi o webinar "Desinformação em Tempos de Pandemia", que reuniu professores de diferentes cursos e áreas do Cesupa para debater, por meio de uma perspectiva multiprofissional, os impactos da veiculação de notícias falsas (fake news) no contexto da pandemia da Covid-19.

E as iniciativas continuaram: as turmas de Publicidade tiveram a experiência única de aprender com o gerente de redes sociais e marketing de influência do Magazine Luiza, diretamente de São Paulo, além de participar dos encontros virtuais do Cineclube de Butuca para discutir cinema e comunicação, cada um na sua casa. Já a coordenação de Psicologia foi além, criando um Arraial Junino totalmente on-line que animou os participantes.
Além de todas essas, diversos outros cursos promoveram encontros, palestras, lives, webinars e workshops neste novo ambiente digital para o Cesupa, experiências que a instituição pretende continuar a oferecer, após observar uma boa aceitação da comunidade e os benefícios dessa atuação on-line.

AS OPORTUNIDADES DOS EVENTOS DIGITAIS

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Nilzabeth Coelho, as adaptações ao ambiente remoto são uma nova oportunidade para professores e alunos. “Entendendo que somos seres altamente adaptáveis a diferentes situações, as mudanças no formato de presencial para on-line levam ao desenvolvimento de habilidades que talvez não tivéssemos oportunidade antes. Habilidades de gerenciamento de tempo, de organização e de autonomia na condução das atividades de aprendizagem são importantes para o exercício profissional em qualquer área de atuação e estamos tendo que desenvolver ainda mais nesse momento”, frisou a coordenadora.

A adequação durante esse período também revolucionou a interação e a comunicação dentro da comunidade acadêmica no ambiente digital, devido às distintas possibilidades de aprendizado. Os webinars e as lives são exemplos de práticas que devem coexistir, a partir de agora, com as atividades presenciais. A primeira trata-se de uma modalidade de seminário digital, que pode ser feita com um grupo de profissionais, já a segunda se assemelha a uma palestra ou bate-papo, geralmente com dois participantes. Essas oportunidades de produção de conhecimento expandiram as trocas de experiências, uma vez que o ambiente não é mais delimitado por fronteiras geográficas, abrindo espaço para saberes até mesmo de outros países.

Para a estudante do terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda do Cesupa, Raissa Resende, a interação on-line proporcionou o que o presencial dificilmente promoveria. Uma das vantagens foi a oportunidade de conversar com profissionais de fora do estado, "além do compromisso dos professores e de todos para termos o melhor rendimento possível", ressaltou a estudante. Raissa ainda destaca outro ponto positivo: para ela, eventos como o Cineclube tornaram-se uma forma de descontração e ao mesmo tempo de discussão de temas importantes para os alunos. "É uma forma leve de continuar engajado na área de atuação que gostamos”, finaliza.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Erika Oikawa, acredita que a prática dos webinars pode apresentar uma interação muito mais rica e acessível. “Não creio que os eventos on-line sejam uma moda passageira. Acredito que, por ter custos mais baixos em relação aos presenciais e principalmente por possibilitar a participação de convidados que moram em outros estados e países e que, talvez, nunca tivéssemos a possibilidade de interação se não fosse pelas plataformas digitais, os eventos on-line tendem a permanecer mesmo no pós-pandemia”, destacou a coordenadora.

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lene Macedo e Luciana Vasconcelos| Imagem: Arquivo pessoal
09 de julho de 2020