Notícias

Cesupa realiza Semana de Acolhimento para retorno de atividades acadêmicas



No curso de Direito, a I Jornada Jurídica On-line trouxe reflexões sobre como realizar uma eleição municipal em tempos de pandemia.

No período de 03 a 07 de agosto, o Cesupa realizou uma série de programações de acolhimento a calouros e veteranos, marcando o início do segundo semestre letivo de 2020. 

A programação contou com muita troca de conhecimento e experiências compartilhadas com convidados, que puderam debater com os alunos sobre o cenário atual e o que esperar do futuro pós-pandemia em cada área. Todos os cursos utilizaram salas virtuais por meio da plataforma Google For Education. 

No curso de Direito, a Semana de Acolhimento dos alunos trouxe a primeira Jornada Jurídica On-line, abordando como tema central “Eleições em pandemia, um diálogo possível?”, com o objetivo de discutir o Direito Eleitoral e trazer novas reflexões sobre como realizar uma eleição municipal em tempos de pandemia. Ao longo da semana, o projeto obteve cerca de seis mil visualizações na plataforma, com a participação de calouros e veteranos do curso, bem como convidados de mais de 30 áreas e faculdades diferentes. Ainda durante o acolhimento, a coordenação do curso produziu o “Guia do Discente do Curso de Direito do Cesupa", com o objetivo de consolidar todas as informações essenciais sobre as atividades do semestre que se inicia. O guia será atualizado ao longo do curso, como uma forma extra de subsidiar ainda mais o aluno Cesupa nesse momento.

O coordenador do curso de Direito, Arthur Laércio Homci, ressalta as expectativas e as transformações realizadas. “O semestre está sendo desafiador, como foi o anterior, mas também estamos nos sentindo seguros para manter o ensino em sua máxima qualidade para os alunos. Atualmente a tecnologia tem sido suporte e tem nos impulsionado a uma significativa transformação no modo de ensinar, aprender e também na prática jurídica por conta desta mediação em nossa realidade”, destaca. Para Arthur, esse é um sinal de que novos desafios chegarão e, por mais difícil que seja a pandemia, neste ponto ela impulsiona mudanças. O coordenador ainda ressalta que o corpo docente está extremamente feliz com a participação dos alunos e todos que estão junto à instituição nessa nova jornada.

O formato de webinar também foi escolhido pelo curso de Farmácia para iniciar o novo período de aulas com uma série de encontros virtuais. Segundo a coordenadora e professora do curso, Andréa Diogo, “os temas dos webinars foram selecionados de acordo com as competências e habilidades que os alunos irão desenvolver durante o segundo semestre. Todos os convidados, além de serem nossos egressos do curso, são profissionais atuantes nas áreas que foram discutidas, as escolhas foram especiais para enriquecer ainda mais a nossa programação, marcando cada webinar como aula inaugural das disciplinas do semestre”. 

Já o curso de Enfermagem abordou a temática “Práticas avançadas de Enfermagem”, promovendo diversos webinars com profissionais da área para discutir suas experiências e vivências com os alunos. A mediação foi realizada pelo coordenador do curso, Francisco Jadson, que abordou os desafios e o cotidiano profissional no combate à pandemia. Para Francisco, a expectativa do semestre é promover diferentes experiências aos futuros profissionais da área. “O semestre inicialmente está sendo ótimo, os alunos estão muito empolgados e motivados a voltar. A Semana de Acolhimento do curso foi extremamente boa, muito produtiva e repleta de experiências maravilhosas, acredito que este era o objetivo e foi muito bem alcançado. Além disso, a expectativa é ter um semestre produtivo e cheio de conhecimento, vivências e avanços”, frisa o coordenador.

O aluno do 4° período de Enfermagem, Felipe Soares, destaca sua experiência nesse momento. “Nós, como alunos, sabemos que a vivência prática vai além dos conhecimentos teóricos prévios. Então, na graduação, ter o conhecimento de relatos dos profissionais da área que fazem a diferença é uma oportunidade única. Mesmo de maneira remota, essas discussões nos aproximam da prática de Enfermagem e nos norteiam para nossos estágios e futuros trabalhos. Além de que nos deixou empolgados com o retorno das atividades mesmo que de forma híbrida, é uma alegria e as expectativas são as melhores. A certeza de que temos total apoio e segurança da coordenação, dos professores e da instituição, me tranquiliza para esse novo normal”, destaca o estudante.

O planejamento do segundo semestre exigiu uma dedicação especial da Coordenação de Graduação - COGRAD, das coordenações dos cursos e dos professores. Cada curso desenvolveu um planejamento estratégico próprio para atender melhor às necessidades acadêmicas de discentes e docentes. Cada área seguirá os desenhos do projeto pedagógico existentes com o objetivo de favorecer um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Neste semestre, o ensino coexistirá de forma presencial e remota, na ocasião em que for autorizado pelas autoridades locais, em respeito às especificidades de cada curso e cumprindo todas as normas de biossegurança dos órgãos competentes, para proporcionar auxílio e infraestrutura necessários à comunidade Cesupa.


Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lene Macedo e Luciana Vasconcelos | Imagem: Arquivo pessoal
12 de agosto de 2020