Notícias

Nova newsletter do Cesupa traz conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes



A Impulso já está conquistando leitores fiéis e possui mais de nove mil interessados, dentro e fora da comunidade.

A newsletter Impulso chega à sua 5ª edição e traz diálogo e inspiração para a comunidade interna e externa do Cesupa. Com objetivo de trazer conteúdos de qualidade, misturando cultura, entretenimento e reflexões, nasceu a Impulso. O nome pode parecer inusitado, mas tem origem e explicação nas ciências exatas. Nelas, impulso significa força aplicada em um intervalo de tempo determinado. Pensando nisso, o projeto convida a refletir: qual é a força que move você hoje? Para o Cesupa, impulso é conhecimento e a iniciativa vem como forma de incentivar a mantê-lo em movimento.

Com periodicidade quinzenal, a Impulso já está conquistando leitores fiéis e possui mais de nove mil interessados, dentro e fora da comunidade. A cada edição, a newsletter conta com a participação de convidados, que compartilham uma reflexão sobre o tema da vez. O conteúdo é recheado de dicas, curiosidades, conhecimentos gerais, informações culturais, recomendações de livros, documentários, filmes, séries, canais, perfis, cursos e outros recursos potencialmente úteis para o leitor continuar em sua própria busca pelos assuntos que mais lhe atraem. O projeto também se propõe a ser um espaço colaborativo e institucional, no qual professores, coordenadores, alunos, egressos e demais profissionais podem compartilhar histórias e saberes.

A professora de Publicidade e Propaganda, Vanessa Simões, gestora da Central de Comunicação e Marketing do Cesupa e idealizadora do projeto compartilha como surgiu a ideia. “Em meio à enxurrada de informação que temos contato todos os dias, a Impulso nasceu do desejo de oferecermos uma curadoria de informações e reflexões qualificadas para a comunidade do Cesupa.", explica. A impulso é um ponto de partida para despertar a curiosidade de graduandos e instigá-los a pesquisarem mais sobre os tópicos abordados. "As pautas estão sempre ligadas a temáticas atuais e que refletem os valores do Cesupa como instituição. Com a news, queremos dizer: o ensino superior se faz de múltiplas experiências, por isso é preciso apurar o olhar e a escuta para que eles estejam sensíveis e contemplem várias direções.”, ressaltou Vanessa. 

A coordenadora do curso de Psicologia, Nilzabeth Coelho, leva para a sala de aula temas presentes na assinatura. Para ela, alunos que leem a Impulso estão mais atualizados sobre variadas temáticas, desenvolvendo habilidades críticas, de leitura e compreensão de textos. A professora ainda afirma que, além disso, eles obtêm referências mais aprofundadas, "Ou seja, tornam-se pessoas mais interessantes e informadas. É de extrema importância que os alunos tenham acesso à informação de qualidade sobre temáticas atuais e interessantes. Abre um leque de oportunidades para aprimorar os conhecimentos gerais, importantes em qualquer formação profissional”, destacou a coordenadora.   

Na segunda edição da newsletter, a discente de Publicidade, Gabriela Morgado, escreveu sobre a importância da luta da comunidade LGBTQIA+ e obteve o maior feedback positivo das edições até o momento. Para ela, escrever sobre o assunto e expor-se foi desafiador, mas no momento em que pensou em desistir, encontrou palavras para compartilhar sua história. “Para mim, foi muito importante escrever aquele texto e continuar falando sobre isso porque, ao mesmo tempo em que tem pessoas falando, agindo e existindo de forma preconceituosa, quero mostrar que existem pessoas falando sobre amor. Passo tanto tempo no Cesupa, que lá é quase que uma segunda casa. Ter a liberdade para fazer aquele texto fez eu me sentir ainda mais acolhida. A faculdade ser um ambiente seguro e de suporte faz a diferença. Então, participar foi um desabafo e um orgulho enorme de representar a galera LGBTQIA+”, frisou. 

A redatora da Central de Comunicação e Marketing do Cesupa, Luciana Paes, acredita que o projeto é uma forma de o leitor expandir seus conhecimentos. “Estamos usando a newsletter como ferramenta para ajudar a 'estourar a bolha' do leitor, trazer alguns temas para o debate. O importante é que esse conteúdo reverbere, não se limitando apenas à caixa de entrada dos e-mails, mas sendo compartilhado. Que os leitores possam conversar sobre aqueles assuntos com um amigo, por exemplo. Estamos recebendo muitas respostas no e-mail, as pessoas leem e escrevem nos respondendo, isso mostra que estamos ampliando o debate”, ressaltou a publicitária.

Com o tema Violência Contra a Mulher, em alusão ao agosto lilás, a nova edição traz um texto da estudante de direito Yasmin Gouvêa e um material gratuito em PDF sobre os tipos de violência doméstica e formas de denunciar ou pedir ajuda. 

Se interessou e gostaria de receber as próximas edições da Impulso? Clique aqui e assine gratuitamente.

Texto: Ádria Pereira e Luciana Vasconcelos com revisão de Adriana de Faria | Foto: Arquivo pessoal
21 de agosto de 2020