Notícias

Grupo de estudantes do Cesupa recebe uma das maiores notas na 1° Edição Global Challenge Brasil  



Acadêmicos do 4° e 8° semestres do curso de Administração, criaram uma startup com o objetivo de democratizar a informação dentro da indústria musical
O ciclo de aprendizados e realizações dos trabalhos apresentados na disciplina de Empreendedorismo, durante a 1° Edição Global Challenge Brasil, chegou ao fim com êxito para os alunos do Cesupa. O evento foi realizado pela Wadhwani Foundation, destacando a equipe como a mais bem avaliada pelos jurados, posicionada entre as dez melhores ideias de negócios entre os 100 outros grupos do Brasil, e também está entre os 20 destaques mundialmente.


O professor do curso de graduação de Administração, Caio Fanha, orientou o grupo de estudantes que foi classificado e ressalta o orgulho da startup apresentada. “Da minha parte, eu só tenho a agradecer pelo comprometimento e dedicação dos alunos e pela oportunidade de também aprender com eles em uma troca de experiências e sinergia. O mérito é total dos alunos, meu papel foi somente de um facilitador na construção do modelo de negócios, provocando e buscando inspirá-los, trazendo de cada um deles o seu melhor para o desenvolvimento do projeto e a busca para se tornarem profissionais e cidadãos mais preparados para os desafios da nossa sociedade”, destacou o professor.

Desde o primeiro semestre do curso de graduação de Administração no Cesupa, os estudantes são convidados a desenvolver um projeto que poderia mudar a realidade. Desta forma, acadêmicos do 4° e 8° semestres, respectivamente: Emmanuel Costa, Fabricio Fonseca e Laudemir Valente, criaram uma startup com o objetivo de democratizar a informação dentro da indústria musical. Ainda com o nome provisório “REC4U”, a plataforma visa promover a autonomia do artista, sendo capaz de planejar e gerir a própria carreira, além do mesmo poder adquirir conhecimentos sobre o mercado musical. 

Para o acadêmico Fabricio Fonseca, a ideia da startup foi a maneira que encontrou de poder estudar e trabalhar a sua própria realidade. “Pra mim está sendo incrível porque sou músico, e aprender como monetizar a minha arte foi exatamente o que me trouxe para o curso de Administração no Cesupa. Quando o professor Caio Fanha apresentou a matéria, lembro de pensar: 'É aqui que vou poder trabalhar a realidade que vivo' e encarei todos os desafios, entrevistei pessoas para entender as necessidades delas e assim poder montar algo, junto aos meus amigos do curso, que pudesse ser além do que já existe hoje”, contou o estudante da equipe. 

A parceria com a Wadhwani Foundation celebra o desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo no Cesupa, como reforça o professor Fanha “Eu acredito que para nossos alunos, foi fundamental poder analisar as oportunidades e dores da sociedade, e trazerem uma solução em forma de um modelo de negócios, e com essa experiência eles puderam literalmente sair da sala de aula e vivenciar o mercado em um contexto prático e real, algo que sempre buscamos realizar com nossos alunos, um grande diferencial de mercado para os alunos que estudam no CESUPA”. 

No início da idealização da startup, o grupo REC4U ressalta a incerteza sobre o modelo de negócios, mas ao desenvolver a solução o desafio se tornou uma meta a ser alcançada e a vitória no Global Challenge foi a prova de que valeria a pena para, enfim, testar no mercado paraense. Neste segundo semestre de 2020, o grupo REC4U está realizando um módulo avançado que contempla uma estruturação do negócio a fim de colocá-lo no mercado. A execução de um protótipo é o que pode construir um plano de negócios visando conseguir investimento para pôr a startup no ar. 

Ainda no clima de conquistas, a Wadhwani Foundation convidou os grupos escolhidos para um Demo Day educativo e inspirador, na terça-feira (29), pelo aplicativo Zoom, com o objetivo de prestigiar e integrar a nova geração de empreendedores que vai mudar o Brasil. Desta forma, tiveram feedbacks mais diretos dos avaliadores, além de também ter sido proposto às equipes que apresentassem um breve trabalho, mostrando etapas e resultados obtidos durante os projetos, bem como, ideias para os próximos passos.

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Laura Quaresma e revisão de Adriana de Faria | Foto: Arquivo pessoal
16 de outubro de 2020