Notícias

1ª Edição do Amazon Experience une brasileiros e estrangeiros para criar negócios sustentáveis 



A 1° Edição do Amazon Experience reuniu 42 alunos ao vivo, de países como Peru, Índia, China, Estados Unidos, Brasil e República Dominicana.
Liderar, criar e comunicar são competências desenvolvidas na formação pessoal e profissional da comunidade acadêmica do Cesupa. Pensando nestes princípios, o International Office realiza a 1ª Edição do Amazon Experience on-line, com o objetivo de promover a imersão na Amazônia, unindo alunos do Cesupa e estudantes do exterior, com foco na criação de negócios socioambientais. Na sexta-feira (30), a premiação concedeu um voucher de 500 dólares para a equipe mista vencedora do desafio.


O formato virtual do Amazon Experience foi uma adaptação ao momento atual de prevenção, devido a pandemia de Covid-19. Apesar de não poder ser realizada presencialmente, a programação utilizou imagens reais do Pará e outros recursos digitais, a fim de aproximar  virtualmente os alunos estrangeiros da realidade da Amazônia. O evento possui parceria com a Missouri State University (MSU), visando desafiar os participantes e estimulá-los ao empreendedorismo de base local, promovendo um intercâmbio virtual, cultural e científico entre as instituições. 

No desafio, foram formados times com alunos de perfis distintos do Cesupa e estudantes da MSU. Agregando ao projeto, grupos de alunos chineses também participaram de forma especial: o evento se adaptou ao fuso horário local e eles puderam acompanhar e interagir por meio de gravações. No total, foram 60 participantes de diversas nacionalidades. O Welcome Day, que marcou a abertura da programação da 1° Edição, teve 42 alunos ao vivo, de países como Peru, Índia, China, Estados Unidos, Brasil e República Dominicana.

O coordenador do Internacional Office e professor do Cesupa, Caio Fanha, ressalta que o Amazon Experience proporcionou aos alunos uma outra visão acerca da Amazônia. O grupo pôde exercer um novo olhar sobre diferentes culturas e realidades, gerando frutos para o mercado de trabalho. O Amazon Experience surge, portanto, para desenvolver esses frutos e promover o crescimento dos estudos internacionais sobre a Amazônia. Desta forma, o professor destaca que os alunos começam a perceber as inúmeras oportunidades da região. "A gente pensa que sinônimo de oportunidade é ir para São Paulo, Rio de Janeiro ou para o exterior, quando na verdade temos muitas opções de crescer aqui. Desenvolver trabalhos excelentes, em termos de produto e de serviços sustentáveis, gerando renda para a população daqui e valorização da cultura local, é um ganho que nossos alunos puderam obter ao longo do programa, e acredito que isto vai resultar em profissionais diferenciados”, destacou o coordenador. 

Para a participante e aluna do 2° período do curso de Administração do Cesupa, Camila Ibarra, a troca de conhecimentos entre o Brasil e o Exterior foi extremamente rica. “Em cenário de globalização, poder discutir ideias em inglês com pessoas de diferentes realidades agrega muito na formação acadêmica de qualquer estudante universitário. Desta forma, a troca de conhecimentos na minha equipe me acrescentou muito como estudante de administração, pois alguns dos participantes são mais velhos e mais experientes, enquanto outros já são de outras áreas. As diferentes visões e opiniões puderam abrir minha mente para muitas coisas novas. Fiquei fascinada com as oportunidades de negócios rentáveis, relacionados à questão ecológica, que existem tão perto de nós”, frisou a estudante.

O estudante do 5° período do curso de graduação de Direito do Cesupa, Ícaro Danin, destaca como o evento acarretou em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Para ele, esse foi um estímulo a seu crescimento, ao ter maior contato com as dinâmicas que ocorrem dentro e fora do Brasil. "O desenvolvimento da interdisciplinaridade entre as áreas de curso dentro dos times nos fez perceber que há caminhos além daqueles que vislumbramos, resultando em uma possibilidade de trabalhar com pessoas de outras áreas, criando novas oportunidades. A Amazônia é um celeiro de oportunidades que nós mesmos, inseridos nela, desconhecemos, e o Amazon Experience nos convidou a desbravar as potencialidades da Amazônia. Acredito que ficou claro a todos nós, alunos do Cesupa, o quão enriquecedor e importante a instituição investir na internacionalização, ter o internacional Office com suas parcerias”, contou o estudante. 

Para o coordenador, Caio Fanha, a importância da prática fora da sala de aula torna o aluno protagonista de sua caminhada acadêmica. “O que mais vejo no Amazon Experience, projetos extracurriculares, NIEJ, Internacional Office e nas diversas oportunidades que o Cesupa proporciona à comunidade acadêmica, é que conseguimos empoderar o aluno para que ele mesmo possa decidir como trilhar seus caminhos profissionalmente. Sabemos que se o aluno ficar somente na rotina do calendário acadêmico, ele não desenvolve o próprio diferencial. Com essas atividades, ele consegue. Quando o aluno se envolve nesses projetos extracurriculares, tem uma formação própria, como um cardápio com suas necessidades, suas visões de mundo e satisfações pessoais e profissionais”, explica o coordenador. 

Devido ao sucesso e repercussão do primeiro evento, haverá uma 2° Edição do Amazon Experience, de 13 a 27 de novembro. Desta vez, a parceria é com a U.Experience, sendo possível para alunos do Cesupa o contato com alunos de outras IES brasileiras e também de outros países, como Romênia, Marrocos, Japão e Argentina. Ao final, haverá a premiação de um voucher de 500 dólares para a equipe e 200 dólares para cada integrante. O investimento será feito para a participação presencialmente dos vencedores no Amazon Experience em julho de 2021. Para saber mais sobre o evento e as inscrições, basta clicar aqui.


Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lene Macedo e revisão de Luciana Vasconcelos | Foto: Arquivo pessoal
03 de novembro de 2020