Notícias

Cesupa divulga listão de aprovados do novo vestibular Fora da Curva 



O candidato Júlio Augusto Sarmento Filho foi primeiro lugar no processo seletivo, e agora nosso calouro do curso de Farmácia.

O Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) divulgou na última sexta feira (20), a lista com os nomes dos aprovados no vestibular Fora da Curva, que em sua primeira versão foi realizado de forma inteiramente on-line. A prova foi aplicada no domingo, 8 de novembro, e contou com a participação de 531 candidatos que concorreram às vagas dos 14 cursos ofertados para este processo seletivo. 

O vestibular Fora da Curva nasceu com o objetivo de aproximar os vestibulandos das práticas inovadoras, alinhando-os ao Cesupa e ao mercado de trabalho antes mesmo de entrarem na graduação, e teve como referência iniciativas do mercado, como as de trainee em grandes empresas. O processo seletivo focou em qualidades individuais do candidato, observando-o a partir de cinco competências principais: pensamento crítico, aprender a aprender, criatividade, compreensão e comunicação. A estrutura da prova contou com uma redação a partir do estudo de caso de uma empresa real e uma entrevista multimídia com quatro questões correspondentes, onde o candidato defendeu os argumentos utilizando textos referenciais como base. 

O reitor do Cesupa, professor Sérgio Fiuza de Mello Mendes, ressalta a importância desta nova modalidade de processo seletivo. “Acredito que o papel mais relevante do vestibular Fora da Curva foi sinalizar que o conhecimento acumulado na educação formal deve estar conectado às demandas da vida real. As habilidades e competências não deveriam ser ofuscadas por exercícios intermináveis de memorização, que conferem pouco espaço ao pensamento independente dos estudantes. Foi essa a mensagem que buscamos passar. O Fora da Curva se torna, assim, para além de um processo seletivo, um projeto com muitas possibilidades e oportunidades. Ele pode começar no novo ensino médio e prosseguir na formação superior”, destaca o reitor.
 
O listão de aprovados foi disponibilizado no site da instituição. Os três primeiros colocados gerais na primeira edição do Fora da Curva são: Júlio Augusto Sarmento Filho em primeiro lugar, candidato ao curso de Farmácia. Maria Candida da Silva Meira na segunda colocação, candidata ao curso de Direito. E Marina Fadul Neves do Couto em terceiro, candidata do curso de Odontologia.

O calouro do curso de Farmácia do Cesupa, Júlio Augusto Sarmento Filho, descreve a experiência do Fora da Curva. “Apesar de possuir uma preparação vinda da minha própria instituição de ensino e cursos que realizo, houve uma tranquilidade passada pelos membros do próprio Cesupa, que esclareceram sobre o processo e ajudaram a superar todo e qualquer problema com a plataforma de realização do exame. No momento que um vestibular permite que o aluno explore seus ideais, e aquilo que ele acredita, mais do que exigir conhecimentos pré-estabelecidos (ainda mais no período de difícil preparação para outras provas, bem como no contexto da pandemia), transmite um sentimento muito maior de que o estudante é capaz de propor soluções, de dialogar e de liberar a mente de aspectos já impostos. O processo demonstrou de forma clara essa proposta, logo, pude resolvê-lo com bem mais consciência e aplicação”, contou o calouro.
 
Para a caloura de Odontologia, Marina Fadul Neves do Couto, o conforto durante o processo seletivo foi o diferencial para a sua aprovação. “Com certeza o que me fez ser aprovada foi a familiaridade que eu tinha com esse novo modelo de vestibular. Além de ter assistido às lives, que ajudaram muito a entender o que buscavam, a minha escola e os meus pais sempre incentivaram muito a formação das competências (que foram cobradas) e eu, particularmente, sempre gostei muito da criatividade no ensino, porque tenho mais facilidade sendo independente no meu próprio aprendizado. Ao fazer vestibular na minha casa, pude perceber o que me tranquiliza e me deixa mais confortável e concentrada na preparação para a prova”, falou a caloura. 
O Fora da Curva ofertou vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Matrículas – O processo da matrícula será on-line por meio do site do Cesupa (www.cesupa.br), no período de 30 de novembro a 07 de dezembro. Para habilitar-se à matrícula, os candidatos devem ser aprovados no vestibular Fora da Curva e ter concluído o Ensino Médio.

A matrícula terá duas etapas, totalmente on-line: validação e efetivação da matrícula. Após o candidato ler, validar seus dados cadastrais e preencher todos os campos do Contrato de Prestação de Serviços, será necessário anexar os documentos obrigatórios e efetuar o pagamento da primeira parcela da primeira semestralidade do ano letivo de 2021. O candidato então receberá em até 10 dias a confirmação de sua matrícula. Todos os detalhes sobre os procedimentos da validação e efetivação da matrícula, assim como a lista de documentos necessários, devem ser consultados no Edital N° 046/2020.

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lene Macedo e revisão de Luciana Vasconcelos | Foto: Arquivo pessoal
25 de novembro de 2020